Dra. Érica Lisboa Góes

Psicóloga mais

Número de registro: CRP 03/19336

Experiência

Olá, Sou Erica Góes, Psicóloga Clínica, atuante na Abordagem Sistêmica Familiar, o qual trabalho com a có-construção paciente-terapeuta, terapeuta-paciente, ambos colaborando para o autodesenvolvimento deste.

A terapia sistêmica familiar trabalha o indivíduo em seus aspectos de forma a perceber a sua rede de relacionamentos e experiência num contexto comunicacional entendendo as interações e adaptações que ocorrem no sistema em relação aos subsistemas (conjugal, paterno/materno, filial, fraterno, entre outros), os quais funcionam com base nas características do sistema familiar (hierarquia, fronteiras, regras, modos de comunicação, etc.), e como estes impactam diretamente na vida do indivíduo.

É na família que se inicia o primeiro processo de socialização, e onde se ver a rede de relacionamento, sendo a soma das partes formadas por pessoas em uma dinâmica de organização e estrutura, o qual se desenvolve a história de vida e propicia meio de desenvolvimento aos indivíduos.

As técnicas utilizadas na abordagem sistêmicas são pautadas no aqui e agora, ou seja, no intuito de estabelecer uma aliança com terapeuta, e contribuir para a melhoria da comunicação nos relacionamentos interpessoais sistêmicos. As relações interpessoais tem impacto significante na vida de uma pessoa. Por isso, trabalho com técnicas voltadas para que o paciente possa se desenvolver e compreender-se e auxiliá-lo na construção de relações saudáveis, por meio de habilidades, autoconhecimento e resolução de conflitos etc.

Ao longo de minha carreira tenho me aprofundado em compreender e acolher o paciente, proporcionando um espaço de conforto e segurança, onde ele possa expressar seus pensamentos, sentimentos, dor, angústia, alegrias, sofrimento... E que este seja o próprio protagonista de sua transformação.

O processo terapêutico conduz o paciente ao autoconhecimento e consciência de si mesmo, promovendo um maior desenvolvimento sobre a percepção que ele tem de seus comportamentos e sentimentos e ajudando no enfrentamento do problema.

Com a experiência em Dependência Química e Transtornos Mentais (Ansiedade, Depressão, TAB - Transtorno Afetivo Bipolar), auxilio o paciente no manejo e elaborações de estratégias para lidar com situações adversas do dia-a-dia, conhecimento e manejo das emoções (identificar e como lidar), psicoeducação referente ao transtorno e como lidar, no autoconhecimento, autopercepção, autoestima, psicoeducação referente a medicação, dentre outros.

Se você está com dificuldades para lidar com o enfrentamento do problema, ou não sabe lidar ou compreender o transtorno, ou deseja melhorar sua qualidade de vida. Posso ajudar. Meu compromisso é auxiliá-lo com ferramentas e na construção de estratégias, que possa te fortalecer emocionalmente e saber lidar com eles de forma construtivas.

Estou a disposição para uma consulta inicial. Juntos podemos avaliar suas necessidades e trabalharmos novas possibilidades de recuperação, autoconhecimento, crescimento pessoal, para que possa alcançar bem-estar e saúde mental e emocional.
mais
Experiência em:
  • Saúde Mental
  • Transtornos de Ansiedade
  • Psicoterapia para Adolescentes
  • Psicoterapia do Adulto

Consultório

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Este especialista não fornece todas as informações que você precisa?

Mostrar outros psicólogos perto de mim

Serviços e preços

Os preços são para pacientes sem convênio médico

Serviços em destaque

Consulta Psicologia

Outros serviços


Rua Lindolfo Collor 784, Ilhéus

R$ 350

Clinica Life Saude

Pacote psicoterapêutico com quatro sessões (uma vez por semana)

As informações sobre preços são de responsabilidade do especialista ou centro. A Doctoralia não tem qualquer influência e não é responsável por definir os preços exibidos.

Opiniões em breve

Envie a primeira opinião

Você já passou por consulta com Dra. Érica Lisboa Góes? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.

Enviar opinião

Perguntas frequentes