Sintomas psicossomáticos - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - sintomas psicossomáticos

Fernanda Barbosa

Fernanda Barbosa

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

João Henrique Piva Boeira

João Henrique Piva Boeira

Psicólogo, Psicanalista

Maringá

Daniela Ferraz Caun

Daniela Ferraz Caun

Psicólogo

Vinhedo

Laís Galvão

Laís Galvão

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas sobre Sintomas psicossomáticos

Nossos especialistas responderam a 9 perguntas sobre Sintomas psicossomáticos

Sim! A desrealização é um fenômeno psicopatológico que se caracteriza pelo estranhamento transitório e intenso da realidade ao seu redor, incluindo coisas que sempre foram muito familiares, como…

Olá, imagino o quanto deve ter sido angustiante se sentir assim. Com relação aos episódios de engasgo, que parecem ocorrer com certa frequência considero importante procurar um médico especialista…

Buscar uma avaliação médica para um exame mais detalhado, se descartado qualquer doença fisiológica , atentar a um tratamento psicológico para uma compreensão do caso entorno de doenças psicossomáticas.

Especialistas falam sobre Sintomas psicossomáticos

Dores sem nenhuma explicação, desconforto abdominal, sudorese, tremores, etc. são alguns sintomas que podem surgir frente a algum evento de ordem emocional intenso. Esses sintomas físicos podem estar ligados a como enfrentamos determinados conflitos e o quanto nos envolvemos para solucionarmos ou evitarmos a situação adversa. A Psicologia contribui para diminuir ou eliminar esses efeitos adversos, através da releitura do evento junto ao paciente, entendendo o funcionamento psíquico e os mecanismos de defesa envolvidos.

Quando temos alguma patologia física ocasionada por questões emocionais. Uma dificuldade de verbalizar as emoções e expressar sentimentos, podem gerar sintomas no corpo, como por exemplo, gastrite, dores de cabeça, etc.

As doenças psicossomáticas são problemas psicológicos que se transformam em doenças físicas. Ou seja, a pessoa tem problemas psicológicos e sofre tanto que o corpo acaba respondendo com alguma tipo de doença que realmente afeta parte do seu organismo. As pessoas que somatizam e transformam toda a sua emoção e sentimento podem apresentar sintomas psicológicos, físicos e orgânicos. Dificuldade para reconhecer sentimentos, baixo estima, estresse, tristeza, dor de cabeça, dor de barriga, náuseas, vômitos, enjoo, perda da consciência e perda do desejo sexual são alguns do sintomas da pessoa com alguma doença psicossomática.

Doenças são palavras não ditas-lacan Doenças são símbolos de transformação -jung Doenças são o corpo falando pedindo ajuda -eu o termo doença psicossomática é bastante utilizado quando uma doença física ou não, tem seu princípio na mente. O que leva os pacientes de vários hospitais a uma consulta em conjunto com um psicólogo, psicoterapeuta e psiquiatra. Tudo que é calado, não dito, sufocado, traumatizado, não resolvido pode se transformar em doenças de todo tipo.

Valeria Abatemarco

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Sintomas psicossomáticos?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.