Síndrome de burnout - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - síndrome de burnout

Amanda Figueira Ramos

Amanda Figueira Ramos

Psicólogo

Cascavel

Amara Santos

Amara Santos

Psicólogo

Alto Paraíso de Goiás

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas sobre Síndrome de burnout

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Síndrome de burnout

A síndrome de burnout não é uma doença. Ela é um estado resultante do excesso de sobrecarga física e/ou emocional, por períodos prolongados. Pode apresentar sintomas diversos como fadiga fácil,…

Provavelmente esse mal estar do qual você fala deve ter alguma relação com o ambiente de trabalho, talvez pelo desgaste emocional causado pela função que exerce ou devido a alguma pressão para…

Bom dia!!
Ambientes competitivos, com metas desafiadoras e que solicitam um grande desempenho do profissional, podem levar ao Burnout. Cada pessoa lida com essas situações de uma forma…

Especialistas falam sobre Síndrome de burnout

A síndrome de burnout ou síndrome do esgotamento profissional é o resultado da cronificação do estresse, quando a pessoa chega ao limite de suas energias, caracterizando pela exaustão física e emocional. Uma diferencia relevante entre a síndrome e o estresse, é que o estresse pode ter origem em diferentes contextos da nossa vida, afetivo, profissional, familiar e etc., enquanto que a síndrome só se desenvolve a partir de situações relacionadas diretamente ao trabalho. A síndrome pode atingir profissionais das mais diversas áreas de atuação, entretanto aqueles profissionais, cuja profissão gera uma exposição maior ao sofrimento humano, as emoções e as relações ficam mais vulneráveis.

Iara Maria Alves Pereira

Psicólogo

Osasco


Burnout é uma doença do trabalho (ocupacional) na qual o trabalhador passa a apresentar um esgotamento e uma perda em sua vitalidade em decorrência de um esgotamento físico e mental, causado pelo seu trabalho. A vontade de realizar suas atividades rotineiras passa a não existir mais e, sintomas comuns a esta doença laboral são: irritação, dores de cabeça, fadiga, distúrbios gastrointestinais, insônia e baixo envolvimento com os colegas do local de trabalho.

Alessandra Gomes Krouwel

Psicólogo, Psicanalista

Campinas

Agendar uma visita

A síndrome de Burnout é um disturbio psiquiátrico ocupacional que resulta do estresse na vida profissional. Seus sintomas mais comuns são: exaustão, falta de entusiasmo, sentimento de inafetividade e frustração, dores de cabeça, palpitações e dores musculares. É comum que o paciente diga que sente que adoece só em lembrar do trabalho. Os profissionais mais acometidos pelo Burnout são médicos, professores e policiais, devido ao alto nível de estresse no ambiente de trabalho e as exigências emocionais. O tratamento é baseado em psicoterapia e em alguns casos é indicado o uso de medicação. Procure sempre a orientação de um psofissional.

Magaly Sarah Rocha

Psicólogo

Boa Vista


Os sintomas da síndrome de burnout incluem exaustão física e emocional, ansiedade, desânimo acentuado, dificuldade de sentir prazer, dificuldade de raciocinar, irritabilidade, preocupação, alterações do sono, sentimentos de incapacidade ou inferioridade, falta de motivação e criatividade. Com a evolução do quadro, podem surgir transtornos mentais como depressão, além de doenças físicas. Dentre os sinais e sintomas físicos da síndrome de burnout estão dor de cabeça, enxaqueca, transpiração, fadiga, pressão alta, alteração nos batimentos cardíacos, dores musculares, problemas gastrointestinais, entre outros. O tratamento é feito por atendimento psicoterápico.

Magali Carmelo

Psicólogo

Santo André, SP


Síndrome de Burnout No mundo corporativo de hoje onde a concorrência é muito alta e as cobranças também, ocorrem a exaustão mental e emocional, seguida de fadiga e depressão. Não surgem de uma hora para outra, ela é paulatina e cumulativa. Prejudicando seu trabalho, suas relações pessoais e seu bem-estar. O propósito principal do meu trabalho é o restabelecimento da autoconfiança, autoestima, satisfação e do bem-estar físico e mental.

Cristine Pucci

Psicólogo

Brasília


Burnout é caracterizada por um estado de exaustão física, emocional ou mental que surge geralmente devido ao acúmulo de estresse. Antes estava relacionado com profissões de alto poder de tomada de decisão, mas atualmente está generalizada por conta da conexão tecnológica! O celular nos faz sentir conectado, logo exigido o tempo todo! Confira alguns sintomas relacionados ao Burnout: 1. Sensação de negatividade 2. Cansaço físico e mental 3. Desanimo 4. Dificuldade de concentração 5. Falta de energia 6. Sentimento de incompetência 7. Perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas 8. Priorizar as necessidades dos outros 9. Alterações repentinas de humor 10. Isolamento

Luciana Nunes

Psicólogo

Rio de Janeiro

Quais profissionais tratam Síndrome de burnout?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.