Molusco contagioso - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é molusco contagioso?

O molusco contagioso é uma doença que só os seres humanostem, com características de benignidade causada por um vírus. Não tem nada a fazer, apesar de seu nome, moluscos e contagioso  -adjetivo latino-referindo-se a sua natureza infecciosa.

É uma doença comum?

É uma doença bastante comum no mundo inteiro e às vezes ocorrem em epidemias em escolas ou creches. Desde o início da AIDS estão sendo vistos casos mais graves em nossas consultas.

Como a doença é?

Ocorre pelo contato direto com pessoas infectadas ou objetos contaminados e geralmente afeta a população em idade escolar, resultando em epidemias reais em determinadas situações.

Em adultos, tem sido relatado sua propagação através do sexo. Nestas situações, os locais das lesões de pele são os órgãos genitais.

Que tipos de lesões podem aparecer na pele?

Dermatológicas - é a pápula, ou seja, uma lesão que é distinguida pelo toque.

Quais são os sintomas da doença?

A doença é caracterizada por um longo período de incubação de cerca de seis semanas, durante o qual o paciente não tem conhecimento de ter sido infectado pelo vírus de molusco contagioso.

A partir desse momento, em áreas de inoculação, ou seja, nas áreas onde o vírus  entrou em contato a pele, a pápula é, geralmente translúcida, no qual há um centro deprimido com um furo central, através do qual, por vezes, pode aparecer de material esquisito.

Geralmente, o paciente consulta o seu médico, porque, de repente,  durante o banho ou ao lavar em certas áreas do corpo observou uma lesão da pele. Essas lesões são feias e, geralmente, não doem ou coçam geralmente e saem líquidos ou no exterior.

A infecção geralmente não é acompanhada de sintomas como febre ou podem ser manifestações de sistemas respiratório ou outros  órgãos do nosso corpo, bem como os sintomas se limitam ao aparecimento de algumas lesões da pele que não existia.

Qual é o prognóstico?

A doença geralmente tem um prognóstico muito bom, com cura espontânea das lesões, ou seja, é uma doença auto-limitada. Em geral, as bolhas costumam desaparecer durante um período de seis meses, embora haja casos em que sua evolução se estende a vários anos.

Em casos raros a doença não pode se curar espontaneamente e se manifesta com grande intensidade, lesões extensas apareceram em grandes áreas da pele.

Que período durante o qual a doença é contagiosa?

As lesões cutâneas são uma fonte de infecção durante sua evolução, de modo que o contato com outras áreas pode produzir a disseminação ou transmissão da doença.

Existe algum grupo de pessoas onde aparece, na maioria das vezes, esta doença?

Nos últimos anos tem havido lesões causadas pelo molusco contagioso com infecção maiores e mais numerosas em pacientes infectados com o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Nestes pacientes geralmente ocorrem com maior intensidade e ocorrem em estágios avançados de infecção pelo HIV quando o sistema imunológico é o mais afetado.

Como é o diagnóstico definitivo da doença?

Até à data tem sido crescente o vírus em laboratório, de modo que, nos casos duvidosos, o diagnóstico é feito por biópsia e exame da amostra por microscopia eletrônica. Embora esta seja a confirmação do diagnóstico, geralmente o diagnóstico é geralmente feito na clínica de cuidados primários, através de exame visual simples da lesão de pele.

Qual é o tratamento mais eficaz para a cura?

A evolução é para a recuperação espontânea, uma vez que é uma doença auto-limitada, apenas nos casos em que ainda há mais de 4-6 meses é necessário considerar uma opção terapêutica.

Infelizmente não temos nenhum medicamento eficaz para erradicar a infecção, devemos lembrar que esta é uma doença causada por um vírus, de modo que a terapia com antibióticos não é eficaz.

O tratamento é baseado em crioterapia (nitrogênio líquido), método terapêutico envolve a aplicação de frio para as lesões de pele. Além disso, é também eficaz a intervenção cirúrgica para os problemas produzidos pelo patógeno.

Há alguma medida preventiva que pode ser feito?

O melhor conselho que você pode dar aos pacientes com esta condição é ser paciente. A doença vai desaparecer, de modo que, em princípio, não devemos dar muita importância, recomenda-se lavar as mãos após  tocar as lesões causadas por molusco contagioso, para impedir a propagação para outras áreas ou se espalhar para outros pessoas. É aconselhável a utilização de toalhas diferentes para secar a área infectada e não arranhar ou erodir-lo, para evitar a sua propagação.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - molusco contagioso

Maria Fernanda Gomes

Maria Fernanda Gomes

Dermatologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Suellen França

Suellen França

Dermatologista

Rio Branco

Jackeline Maria S Lima

Jackeline Maria S Lima

Dermatologista

Montes Claros

Maria Carolina Mei Cappi Pires

Maria Carolina Mei Cappi Pires

Dermatologista

Campinas

Diego Lourenço

Diego Lourenço

Dermatologista

São Paulo

Perguntas sobre Molusco contagioso

Nossos especialistas responderam a 126 perguntas sobre Molusco contagioso

O tratamento para molusco contagioso é a remoção das lesões (curetagem, criocirurgia, laserterapia ou eletrocauterização); ou seja, precisa passar com o médico dermatologista se não as lesões…

Ola td bem? nao tendo contato direto com alguem com as lesoes, e obvio fazendo limpeza de todo material usado ( colchonete etc), pode ser com alcool 70%.
Espero ter te ajudado! forte abraço

Molusco contagioso em adultos em geral está relacionado com imunidade baixa. Te recomendo procurar um médico e fazer exames para essa finalidade

Especialistas falam sobre Molusco Contagioso

Molusco contagioso é uma doença viral causada pelo Poxvírus, transmitida pelo contato direto com pessoas e/ou objetos infectados. É mais comum em crianças do que em adultos. As lesões em geral não causam nenhum sintoma, mas em alguns pacientes o molusco contagioso se dissemina rapidamente, atingindo centenas de lesões. A doença é benigna e autolimitada, ou seja, regride espontaneamente em seis meses a quatro anos. Apesar disso, pelo risco de transmissão e por se tornar inestética, o tratamento deve ser realizado. O método terapêutico de escolha é a curetagem das lesões. Outras formas são a eletrocauterização e a cauterização química.

Viviane Chehin Curi Assi

Dermatologista

São Paulo


É uma infecção viral comum na infância, caracterizada por pequenas bolinhas firmes rosadas ou brancas, com leve depressão central. Podem variar de tamanho e, muitas vezes, serem confundidas com pequenas verrugas. Embora seja mais comum em crianças, devido o sistema imunológico ainda não estar totalmente desenvolvido, também pode afetar adultos, principalmente aqueles que têm o sistema imunológico enfraquecido com certas doenças, como a AIDS, ou que passaram por algum transplante. O tratamento em geral requer a curetagem das lesões, sendo possível na maioria dos casos, resolver com uma ida ao consultório de um dermatologista.

Laís De Abreu Mutti

Dermatologista

São Paulo


Molusco contagioso é uma doença bastante comum em crianças, mas também pode acometer adultos. É causada por um vírus. A transmissão ocorre pelo contato individual. Clinicamente, as lesões são pequenas pápulas, cor da pele, e podem ser confundidas com verrugas. O tratamento, em geral, é feito no consultório.

Molusco contagioso é uma dermatose viral que pode acometer qualquer região do corpo. É de maior incidência em crianças, mas também pode acometer adultos. O diagnóstico é clínico, pela aparência das lesões, e, quando há dúvida, a biópsia pode ser útil. Apesar de benignas e geralmente autolimitadas, as lesões podem levar a certas complicações: inflamação, coceira, infecção e cicatrizes. Por esses motivos, é recomendado o tratamento das lesões.

Quais profissionais tratam Molusco contagioso?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.