Lesão whiplash - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Qual é a causa de whiplash?

O "efeito chicote" ou lesão de extensão cervical súbita, é causada por extensão súbita ou flexão dos músculos e tecidos moles da coluna vertebral, quando o corpo é jogado ou atingido de repente. Seu próprio nome sugere o mecanismo. Essa lesão ocorre frequentemente em acidentes de carro pela mudança brusca de velocidade no impacto, fazendo com que a cabeça para frente e para trás rapidamente.

Qual é o problema?

Os sintomas mais comuns são dores de cabeça e rigidez na nuca e no pescoço, tontura e, às vezes dor que irradia para os braços. Geralmente ocorre nos dois primeiros dias após o acidente e dura alguns dias ou semanas.

Whiplash faz é perigoso?

Se o paciente experimenta perda de memória ou períodos de inconsciência após uma colisão deve consultar o seu médico. Além disso, se você tiver dor forte no pescoço, formigamento nos ombros ou braços ou peso nos braços.

Que pode ser feito em casa?

  • Coloque um bloco de gelo na parte de trás do pescoço, nas primeiras 24 horas após a lesão, isso ajuda significativamente a reduzir a inflamação. Sacos de alimentos congelados, tais como ervilhas são melhor moldados ao corpo, mas é aconselhável embrulhar em uma toalha ou pano para evitar o contato direto com a pele. Você também pode dormir em pé por 20 minutos, o bloco de gelo na cabeça.
  • Analgésicos como o paracetamol podem aliviar a dor, mas se é grave você deve consultar um médico.
  • Faça os exercícios a seguir para aliviar a dor e rigidez da nuca e pescoço:
    • Coloque-se contra uma parede ou porta com a cabeça apoiada e mova os olhos na direção dos ponteiros do relógio. Repita esse movimento várias vezes pois esses pequenos movimentos exercitam os músculos da cabeça. Também pode ser feito colocando as palmas das mãos no rosto e fazendo força contra eles sem mover a cabeça.
    • O próximo passo é realizar um movimento de pescoço, costas, levantando o queixo. Retorne à posição inicial e repita várias vezes.
    • Depois de tentar tocar o queixo ao peito, volta à posição inicial e repita.
    • Incline a cabeça para que o ouvido toque o ombro de sua mão, tentando manter o olhar em um ponto fixo. Retorne à posição inicial, inclinado em direção ao ombro oposto e repita.
    • Mover a cabeça para os lados como se estivesse tentando olhar para trás, primeiro à direita, depois à esquerda e assim por diante várias vezes, mas seguindo uma linha horizontal com o olhar.
    • Você pode usar uma bola macia para exercícios. Colocar a bola entre a parede e a parte da frente e tentar mover em círculos ou fazendo oito. Repita o exercício várias vezes e depois faça com a bola entre o pescoço e a parede.
  • Há pesquisas que mostram que pacientes com lesão whiplash que descansam e usam colar por semanas se recuperam mais lentamente do que aqueles que tentam seguir uma vida normal.

Como pode um médico diagnosticar whiplash?

O diagnóstico geralmente é feito com base no histórico de lesões e desconforto do paciente. A lesão whiplash não é vista em raios-X, ressonância magnética ou um scanner, mesmo se na ocasião fez um raio-x, se houver suspeita de fratura ou luxação da coluna cervical.

Perspectivas

O risco de sintomas persistentes é muito pequeno e a possibilidade de recuperação total é muito elevada. Mas sendo uma lesão por esforço, a dor pode durar um ou dois meses.

Síndrome Whiplash

Há um pequeno número de pacientes que continuam a ter sintomas após o trauma e desenvolvem o que é chamado de "síndrome da chicotada". Essas pessoas sofrem dores de cabeça contínuas e reduzem o movimento do pescoço e nas costas. Também tem dormência nos braços, dores nas costas, fadiga, distúrbios do sono e diminuição da libido. Esta síndrome é mais difícil de tratar. A chave para o novo tratamento é evitar movimentos bruscos e ser encorajados a voltar à atividade normal.

Qual é o tratamento de whiplash?

Não existe um tratamento único aceito, mas nenhuma fratura ou luxação, o paciente pode começar exercícios e continuar com uma vida mais normal possível. Em alguns casos pode ser necessário realizar exercícios para aliviar a dor, que pode ser alcançado através da reabilitação, mas na maioria das pessoas com esta lesão, a dor vai embora em breve.

Que medicamentos podem ser usados ??no tratamento de whiplash?

Você pode usar analgésicos como o paracetamol ou anti-inflamatórios não esteróides (AINE) por curtos períodos de tempo para tentar aliviar dores de cabeça e pescoço. Relaxantes musculares também podem ser usados. Em caso de dor persistente ou ser intensa, você deve consultar um médico.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - lesão whiplash

Camila Cirino Pereira

Camila Cirino Pereira

Neurologista, Médico do sono, Psiquiatra

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Jose Luis Maida Junior

Jose Luis Maida Junior

Neurologista, Neurocirurgião

Curitiba

André de Assis Nogueira

André de Assis Nogueira

Neurologista

Tangará Da Serra

Antonio Carlos Borges

Antonio Carlos Borges

Médico clínico geral, Neurologista

Itapeva

Juarez de Oliveira

Juarez de Oliveira

Neurologista

Birigui

Perguntas sobre Lesão whiplash

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Lesão whiplash

Queda de própria altura com sintomas de esquecimentos após deve ser investigada. Sugiro que Marque consulta com neurologista para investigar tais sintomas.

Chicote sem lesão neurológica não causa estes sintomas. Precisa fazer uma ressonância da coluna cervical e/ou eletroneuromiografia dos membros superiores. Antes disso, precisa de uma boa avaliação…

Quais profissionais tratam Lesão whiplash?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.