Encefalite japonesa e a encefalite transmitida por via viral - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é encefalite japonesa?

A encefalite japonesa é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito. Esta infecção pode causar uma inflamação grave no cérebro, que por sua vez pode levar a danos permanentes ao fígado. Às vezes pode até causar a morte. No entanto, na grande maioria das vezes o vírus responsável por esta doença só produz quadro clínico leve, semelhante à gripe, e afeta o cérebro.

Esta doença ocorre em pessoas que vivem em muitas partes da Ásia, mas raramente afeta os turistas que fazem visitas curtas ou para aquelas regiões.

Para evitar vacina contra a encefalite japonesa existe, parte do calendário de imunização para crianças em alguns países asiáticos como a Tailândia, Coréia e Japão.

  Que germe produz encefalite japonesa?

Esta doença é causada pelo vírus da família Flaviviridae, que também pertencem ao vírus  da dengue e febre amarela. Esses vírus são encontrados na saliva de mosquitos e é transmitida ao homem através da picada de mosquitos. Uma vez picado,  o vírus causa  infecção no sangue e vários órgãos, onde se multiplicam. Também pode, eventualmente, atingir o sistema nervoso central e atacar as células, caso em que são os sintomas da doença.

A maioria das pessoas infectadas com o vírus da encefalite japonesa não desenvolvem qualquer doença. Acredita-se que apenas 1 em 100 afetados manifestações clínicas, mas a mortalidade  é 100%.

Que outros vírus causam encefalite?

Há também outros flavivírus que causam encefalite. Seus nomes aludem frequentemente à região onde ocorrem. Entre elas estão:

  • Vírus de St. Louis
  • Murray Valley vírus
  • Encefalite primavera vírus russo e verão. Este vírus é transmitido através da picada de carrapatos e, como com o vírus da encefalite japonesa,existe uma vacina contra ela.

Existem outros vírus transmitidos por mosquitos e causam encefalite. Pertencem ao gênero Alphavirus e são chamados de vírus da encefalite eqüina no Ocidente, Oriente e Venezuela. Estas infecções ocorrem no vírus do Norte e América do Sul. Existem vacinas para prevenir a infecção pelo vírus da Encefalite Equina do Oeste e do Leste Europeu.

Como o vírus da encefalite japonesa, a maioria das vezes estes vírus causam apenas leves sintomas clínicos semelhantes aos da gripe.

Como é a encefalite japonesa?

Os mosquitos que transmitem a infecção adquirem o vírus sugando o sangue de uma pessoa ou animal infectado, e transmitem-o mordendo uma outra pessoa. Vários pássaros são clientes regulares do vírus da encefalite japonesa e vários desses vírus. Mas o vírus da encefalite japonesa também pode replicar em suínos. Ambas as aves são como reservatório desses vírus. Este reservatório pode ser muito difícil de erradicar. Mosquitos capazes de transmitir esta infecção estão nos campos e nos subúrbios.

Onde é produzido e qual é a incidência de encefalite japonesa?

A encefalite japonesa é comum em muitos países na Ásia. Ocorre principalmente em Sri Lanka, Filipinas, Nepal, Indonésia e outros países do Sudeste Asiático. Aparece em epidemias a cada poucos anos. Nos países ocidentais são apenas casos importados, e raros.

A Organização Mundial de Saúde estima que a cada ano ocorrem na Ásia, pelo menos, 50.000 casos graves de encefalite japonesa. Cerca de 10.000 deles, a maioria crianças, morrem. No entanto, a grande maioria dos casos não causa sintomas principais, ou tem consequências significativas.

Os mosquitos que transmitem a infecção normalmente mordem suas vítimas durante a noite. Esses insetos vivem de preferência em uma quente e úmido, portanto, a maioria dos casos ocorre no verão. Por exemplo, na Tailândia e no Vietnã, 5 dos 6 casos ocorrem entre maio e outubro.

Quais são os sintomas da encefalite japonesa?

O período de incubação, isto é, o tempo decorrido desde a ocorrência de infecção até que os sintomas aparecem, é de 4 a 16 dias.

Os sintomas são:

  • Febre alta
  • Cefaléia (dor de cabeça)
  • Reflexos muito reativos
  • Diminuição do nível de consciência e, por vezes coma.

Nesses pacientes, embora a cura ocorra, muitas vezes é deixado em seu rastro um dano cerebral permanente.

Que medidas práticas podem ser tomadas para prevenir esta infecção?

Vacinação

Uma vacina contra o vírus da encefalite japonesa. Recomendamos a todos com intenção de ficar mais de 3 ou 4 semanas em algumas regiões onde a infecção é comum. Ela consiste de duas injeções, que são feitas com um intervalo de duas semanas, e proporciona proteção por um ano. A terceira dose pode ser dada após um ano, e oferece proteção por mais 3 anos.

Esta vacina não é 100% eficaz, também é recomendado o uso de medidas de proteção para evitar picadas de mosquito.

Há também vacinas contra vírus da encefalite russa de primavera e verão, e vírus da encefalite eqüina no Ocidente e Oriente. Estas vacinas são usadas em circunstâncias especiais, onde as pessoas viajam para áreas onde há risco de infecção por estes vírus.

Proteção contra picadas de mosquito

Para prevenir a infecção com o vírus da encefalite japonesa é altamente recomendado  tentar evitar ser picado por mosquitos. Isso também evita a propagação da malária.

Como é diagnosticada a encefalite japonesa?

Encefalite pode resultar em muitas causas, e nem sempre fácil de determinar o agente específico responsável. Para diagnosticar a infecção com vírus da encefalite japonesa é necessário fazer exames sangue especiais e líquido cefalorraquidiano, que normalmente ocorre no hospital.

Qual é o tratamento da encefalite japonesa?

Não existem medicamentos que são eficazes contra o vírus, então tudo que você pode fazer é tratar os sintomas da doença. Muitas vezes, os pacientes devem ser internados na unidade de cuidados intensivos.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - encefalite japonesa e a encefalite transmitida por via viral

Marisol Teresa Campos Lijeron

Marisol Teresa Campos Lijeron

Neurologista, Neurologista pediátrico

Itapevi

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Jose Luis Maida Junior

Jose Luis Maida Junior

Neurologista, Neurocirurgião

Curitiba

Perguntas sobre Encefalite japonesa e a encefalite transmitida por via viral

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Encefalite japonesa e a encefalite transmitida por via viral

Independentemente da causa, os sintomas mais comumente apresentados por pacientes com encefalite são: dor de cabeça, confusão mental e febre. Espero ter ajudado.

Quais profissionais tratam Encefalite japonesa e a encefalite transmitida por via viral?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.