Hipertensão
Doenças que acometem o coração e o sistema circulatório como Hipertensão Arterial tem consequências catástróficas como Infarto do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral. Acometem milhões de pessoas no Brasil e no mundo todos os anos e acarretam enormes prejuízos econômicos bem como psico social .
Realizar a avaliação cardiológica se faz necessária principalmente na faixa etária a partir dos 30 anos de idade , onde estas doenças são mais frequentes. No consultório visamos principalmente realizar a medicina preventiva visando minimizar os riscos de um futuro evento cerebral ou cardíaco bem como orientações gerais , dietéticas e complementares , hábitos saudáveis e tratamentos oportunos.
Infarto
Infarto e AVC (Acidente vascular cerebral) envolve uma série de condições isoladas ou em conjunto (Tabagismo, Hipertensão, Sedentarismo, Doença aterosclerótica precoce familiar, Diabetes, Insuficiência renal, distúrbios do colesterol, entre outras. Nos últimos anos a infarto tem acometido um púbico mais jovem, decorrente dos hábitos não saudáveis e o sedentarismo que hoje ganha espaço nas sociedades. As consequências são catastróficas onde as vezes o primeiro e único sintoma é o ataque cardíaco (Infarto) evoluindo para o óbito.
Alimentação saudável,atividades físicas e avaliação médica de rotina após os 30 anos reduzem as chances de um ataque cardíaco.
Aferição da pressão arterial
Aferir a pressão arterial é um método fácil , simples e de grande de grande importância nos consultórios durante a avaliação médica de rotina . Níveis pressóricos elevados , raras vezes produzirão sintomas e na sua grande maioria das vezes as pessoas não referem sintomas , aproximadamente 85 % segundo os estudos. Uma aferição da pressão arterial se faz muito necessária já a partir dos 20 anos de idade . Aferição da pressão arterial realizada no tempo oportuno e precoce pode fazer o diagnóstico de Hipertensão Arterial bem como evitar as consequências catastróficas futuras da doença.