Dr. Bruno Ramalho de Carvalho

Ginecologista mais

Brasília 1 endereço

Número de registro: CRM DF 16335 - Ginecologia e Obstetrícia RQE 13573 - Reprodução Assistida RQE 15521

30 opiniões

Experiência

Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 2002. Entre 2003 e 2005, cursou Residência em Ginecologia e Obstetrícia, e Reprodução Humana no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (HCRP/USP). Cursou, também em Ribeirão Preto, o Mestrado pela Faculdade de Medicina da USP, entre 2006 e 2008.

Iniciou sua carreira em Brasília como médico da equipe do GENESIS - Centro de Assistência em Reprodução Humana, instituição com a qual mantém amizade e parceria até os dias de hoje.

Os destaques do seu trabalho são o tratamento da infertilidade e a preservação de fertilidade feminina (congelamento de óvulos), tanto em situações oncológicas quanto em doenças benignas e para adiamento da maternidade (motivo social). Além disso, é autor de vários artigos científicos e capítulos de livro, predominantemente relacionados à reprodução humana assistida (acesse o currículo Lattes).

No tempo livre, dedica-se à literatura. Escreveu "livra-me, poesia" (Scortecci, 2019), "uns amores bemóis" (Patuá, 2021) e "o que cabe em quase nada ou quase isso" (Patuá, 2021). Gosta de filosofia e música, e é trompetista amador.
mais
Experiência em:
  • Infertilidade e Reprodução Assistida
  • Reprodução Humana

Consultório

Bruno Ramalho - Reprodução Humana
SGAS 614, Conjunto C, Sala 177; VITRIUM - Centro Médico Inteligente Asa Sul, Asa Sul, Brasília

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Atende: adultos

Consulta - Reprodução Humana

Ultrassonografia Transvaginal p/ Contagem de Folículos Antrais


Este especialista não fornece todas as informações que você precisa?

Mostrar outros ginecologistas perto de mim

Serviços e preços

Os preços são para pacientes sem convênio médico

Serviços em destaque

Consulta - Reprodução Humana

Outros serviços


SGAS 614, Conjunto C, Sala 177; VITRIUM - Centro Médico Inteligente Asa Sul, Brasília

Bruno Ramalho - Reprodução Humana

As informações sobre preços são de responsabilidade do especialista ou centro. A Doctoralia não tem qualquer influência e não é responsável por definir os preços exibidos.

Artigos

Fertilização in vitro e Inseminação intra uterina

O tratamento da infertilidade pode ser de baixa ou de alta complexidade. O que diferencia a baixa complexidade da alta, basicamente, é o local onde acontece o encontro entre o óvulo e o espermatozóide. Nos tratamentos de baixa complexidade, a fertilização do óvulo pelo espermatozoide acontece dentro do corpo da mulher, mais comumente nas trompas. Nos tratamentos de alta complexidade, o encontro entre os gametas acontece no laboratório, com ajuda da tecnologia; é o que chamamos na prática de reprodução assistida ou, simplesmente, fertilização in vitro (FIV).


Preservação da fertilidade

Hoje, as mulheres que querem preservar sua fertilidade (para engravidar no futuro), contam com a ajuda da medicina reprodutiva: o congelamento de óvulos é uma realidade. A busca por um melhor posicionamento no mercado de trabalho ou pelo desenvolvimento profissional, entre outras demandas da vida moderna, são motivos comuns para adiar uma gravidez. Para essas mulheres, o congelamento de óvulos é a alternativa que a tecnologia oferece para preservação do potencial reprodutivo, já que, com o avanço da idade, é esperada uma redução significativa da qualidade dos óvulos.


Endometriose

A endometriose existe quando o tecido que normalmente reveste o útero por dentro, o endométrio, encontra-se em outros órgãos. A doença pode causar cólicas menstruais fortes – que podem ficar cada vez mais intensas e frequentes ao longo dos anos -, dor pélvica persistente, dor pélvica durante as relações sexuais – dispareunia – e infertilidade. Estima-se que seis milhões de brasileiras tenham endometriose, ou seja, uma em cada dez mulheres com idade entre 15 e 45 anos.


Infertilidade

A infertilidade é definida pela ausência de gravidez depois de um ano de tentativas. A avaliação e o tratamento podem justificar-se antes desse prazo quando a história clínica ou os achados físicos sugerem uma causa específica, ou depois de 6 meses de tentativas para as mulheres com mais de 35 anos de idade. A infertilidade pode ser consequência de vários fatores que, sozinhos ou em conjunto, dificultam a obtenção da gravidez. Ela pode existir por causa exclusivamente feminina, exclusivamente masculina ou causas simultâneas, masculinas e femininas. Há, ainda, um percentual de casais com infertilidade sem causa aparente.


Síndrome do ovário policístico - SOP

A síndrome dos ovários policísticos pode responder por até 40% dos casos de infertilidade. Saiba mais acessando o link.

Veja todos os artigos

30 opiniões de pacientes

Classificação geral

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais.

opinions_all_title

T
Local: Bruno Ramalho - Reprodução Humana Outro

Super atencioso! Tirei todas as minhas dúvidas , ele explica muito bem. Muito profissional, o melhor…Que alegria a minha se ele fosse de salvador, rsrs.

Dr. Bruno Ramalho de Carvalho

Olá, Tamires! Agradeço imensamente por sua opinião! Fico muito feliz por tê-la atendido em todas as dúvidas, mesmo que on-line. Receba meu cordial abraço!

C
Local: Bruno Ramalho - Reprodução Humana Outro

Dr. Bruno é excelente. Foi muito atencioso na consulta, respondendo de forma direta e simples a todas as nossas dúvidas. É muito competente.

Dr. Bruno Ramalho de Carvalho

Agradeço pelas gentis palavras, Camila!

Local: Clínica Saúde da Mulher Reprodução humana

Médico excepcional, recomendo!
Super atencioso, cuidados e sensível ao tratamento e a condição da paciente.
Um querido.

Dr. Bruno Ramalho de Carvalho

Olá, Thaís! Agradeço muito por sua opinião! Receba meu cordial abraço!

F
Local: Clínica Saúde da Mulher Consulta Ginecologia e Obstetrícia

Excelente. É educado, simpático, respeitoso, tira todas as dúvidas, explica mais de uma vez. Normalmente é pontual, não demonstra pressa no atendimento, foi meu médico antes do parto e fez o acompanhamento meu e do marido durante a gestação. Transmite muita segurança e deixa a pessoa tranquila. Recomendo sempre.

Dr. Bruno Ramalho de Carvalho

Olá, Flávia! Que alegria ler sua opinião! Fico muito feliz por tê-los transmitido segurança e serenidade. Recebam meu cordial abraço!

C
Local: Clínica Saúde da Mulher Prevenção

Tive a primeira consulta com Dr. Bruno e fui bem acolhida. Ele esclareceu com segurança e prontamente as minhas dúvidas. Retornarei para nova consulta e recomendo o profissional.

Dr. Bruno Ramalho de Carvalho

Olá! Agradeço imensamente por sua opinião! Fico muito feliz por tê-la transmitido segurança e atendido em todas as dúvidas. Receba meu cordial abraço!

Local: Clínica Saúde da Mulher Retorno de consultas Ginecologia e Obstetrícia

Dr. Bruno é um excelente médico, sempre muito atencioso, com diagnósticos e tratamentos certos e eficientes. Gratidão.

Dr. Bruno Ramalho de Carvalho

Olá, Cristiane! Muito obrigado por sua opinião! Fico muito feliz por tê-la atendido com eficiência. Receba meu cordial abraço!

L
Local: Clínica Saúde da Mulher

A consulta foi no horário. Dr. Bruno é muito atencioso e explica bem todas as dúvidas da paciente. Otimo médico

Dr. Bruno Ramalho de Carvalho

Olá, Laura! Agradeço imensamente por sua opinião! Fico muito feliz por tê-la atendido em todas as dúvidas. Receba meu cordial abraço!

J
Local: Clínica Saúde da Mulher

Atencioso, educado e explica tudo com muita paciência e detalhamento.
Fui por indicação de colegas e agora tb indico!

M
Local: outro lugar Conhecer e tentar uma das possibilidades de engravidar

Foi o primeiro contato que tivemos com o Dr Bruno e ele foi, desde o primeiro contato, muito atencioso e profissional. Nos esclareceu muito bem sobre todos os pontos necessarios para que, eu e meu esposo, tivessemos pleno conhecimento para tomarmos a decisao certa sobre qual tratamento realizarmos. Saimos satisfeitos com o atendimento do Dr Bruno. Viemos até ele por indicação e, com certeza, o indicaremos tambem. Todos tambem que trabalham com ele sao pessoas muito educadas e atenciosas!

Dr. Bruno Ramalho de Carvalho

Olá! Agradeço por seu comentário e fico feliz que tenham se sentido satisfeitos com o atendimento. Recebam meu cordial abraço!

Local: Clínica Saúde da Mulher

O consultório é impecável. As atendentes/auxiliares sempre simpáticas. E o Dr Bruno sempre excelente!

Dr. Bruno Ramalho de Carvalho

Ficamos muito felizes com seu comentário, Marina!
Receba nosso cordial abraço!

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

15 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Ultrassonografia 3D


Uso o DIU Mirena e gostaria de fazer a ultrassonografia para contagem de folículos antrais. É possível fazer este exame mesmo com o DIU ou daria alguma alteração? Posso fazer em qualquer dia do ciclo mestrual, já que não menstruo?

Olá! Não há motivos para acreditar que o SIU-LNG interfira na contagem dos folículos antrais e a literatura científica mostra que até mesmo a estimulação para coleta de óvulos pode ser realizada sem que o dispositivo seja retirado. O exame pode ser feito em qualquer tempo, mas eventualmente pode sofrer interferência de cistos ovarianos transitórios, que são comuns às usuárias do método. Muito importante conversar pessoalmente com seu médico, para que todas as dúvidas sejam sanadas, ok?

Dr. Bruno Ramalho de Carvalho

Pergunta sobre DIU mirena

É possível o DIU sair sozinho sem a pessoa sentir?

Olá! Sim, é possível que ocorra a expulsão do DIU. Não diria, contudo, que ela ocorra exatamente sem a pessoa sentir. Eventualmente, em fluxos menstruais volumosos, o dispositivo pode ser eliminado em meio a coágulos e, dessa forma, a expulsão pode não ser percebida. Recomendo avaliar periodicamente a posição do DIU e, claro, manter seu acompanhamento regular com o ginecologista.

Dr. Bruno Ramalho de Carvalho
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes