Equipe Doctoralia
O melanoma é um tipo de câncer de pele que está se tornando cada vez mais comum e pode ser agressivo se não for detectado e tratado a tempo. Felizmente, há várias coisas que podem ser feitas para identificar possíveis sinais de melanoma e detectá-lo em estágios iniciais.
Diante de qualquer mudança em uma pinta ou surgimento de novas lesões pigmentadas, é sempre importante consultar um especialista. A regra ABCDE e seu significado são uma das maneiras mais fáceis de lembrar como procurar sinais desse tipo de tumor.
A seguir, detalharemos cada letra do “ABCD” e explicaremos o que significa:
A: Assimetria: Refere-se à forma da mancha ou lesão. Se a mancha ou lesão não for simétrica, ou seja, se uma metade da mancha parecer diferente da outra metade, pode ser um sinal de melanoma. Por exemplo, se traçar uma linha imaginária pelo centro de uma mancha e cada metade parecer diferente, isso é um sinal de assimetria.
B: Bordas: Se as bordas da lesão forem irregulares, difusas ou desiguais, pode ser um sinal de melanoma. As manchas ou lesões benignas (não cancerosas) geralmente têm bordas suaves e uniformes, portanto, bordas irregulares podem ser um sinal de alerta.
C: Cor: Se a mancha ou lesão tiver mais de uma cor, especialmente se as cores forem escuras ou muito diferentes entre si, pode ser um sinal de melanoma. Manchas ou lesões benignas geralmente têm uma cor uniforme, então mudanças de cor podem ser um sinal de alerta.
Embora a letra “C” seja usada para esse dado de cor, podemos usá-la para mais duas palavras:
“C” de Congênito: para enfatizar que a ideia de que as pintas de nascimento nunca são preocupantes não é verdadeira. Especialmente em nevos congênitos muito grandes, há o risco de malignidade futura.
“C” de Mudanças (do inglês changes): qualquer pinta que apresente modificações ou alterações em sua aparência que ocorram de maneira mais ou menos rápida. Essas mudanças serão discutidas mais adiante neste texto.
D: Diâmetro: O diâmetro refere-se ao tamanho da mancha ou lesão. Se a mancha ou lesão tiver mais de 6 mm, isso pode ser um sinal de melanoma. Manchas ou lesões benignas geralmente são menores.
Outros sinais de alerta incluem a evolução: se a mancha ou lesão crescer, mudar de forma ou cor, ou começar a sangrar, pode ser um sinal de malignidade, e você deve consultar um médico especialista em dermatologia.
Portanto, é muito importante que diante de qualquer mudança em uma pinta ou surgimento de novas lesões pigmentadas, sempre consultemos um especialista em cuidados com a pele, que é o dermatologista. E, é claro, sempre que houver exposição, utilizar um bom fotoprotetor e evitar se expor ao sol durante as horas centrais do dia, que são as de maior índice de radiação UV. O melanoma é um tumor que tem muita influência da radiação solar, portanto, se quisermos preveni-lo, é mais adequado nos protegermos do sol.
A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.
O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.