A ejaculação precoce é caracterizada pela falta de controle voluntário da ejaculação, apesar de ser muito comum entre os homens de todas as idades é um tema bastante delicado e cercado de mitos e crenças. A ejaculação precoce, ou ejaculação rápida está ligada ao descontrole do processo ejaculatório durante a atividade sexual, o que pode trazer uma carga de desconforto emocional muito intensa, para o homem em questão e também para sua parceria.
Um ponto importante a ser ressaltado aqui, é que os sentimentos e emoções gerados pela ejaculação rápida podem se tornar mantenedores do comportamento, sendo assim, criando um ciclo vicioso de frustração e repetição comportamental.
De qualquer maneira, apesar dos impactos que esta disfunção pode trazer para a vida do homem em questão e sua parceria, é importante dizer que a ejaculação rápida tem tratamento e os prognósticos deste quadro tendem a ser muito bons.
A ejaculação rápida normalmente pode ser descrita como leve, moderada e severa, sendo que a leve acontece eventualmente, mas se mantém com um tempo relativamente bom. A moderada é quando há algum tipo de controle, mas as vezes que acontece o descontrole é mais acentuado do que na situação leve, o que mantém a insatisfação maior e mais frequente. Já a severa, se apresenta frequentemente na atividade sexual e não é incomum que também se estenda para atividade masturbatória, o descontrole é acentuado e pode acontecer muito rápido após a penetração, e em alguns casos antes mesmo da penetração acontecer.
Existem três formatos de ocorrência da ejaculação rápida:
Entre as causas da ejaculação precoce podemos mencionar tanto as de caráter físicos quanto as de caráter psicológico/emocional, contudo é importante mencionar que o diagnóstico preciso da queixa pode impactar diretamente no resultado do tratamento.
Os fatores psicológicos os mais comuns são:
Os fatores físicos mais comuns são:
Além disso, é fundamental dizer que existem outras queixas sexuais que podem estar relacionadas a ejaculação precoce, como a disfunção erétil, parafilias e compulsão sexual, contudo isso são temas para outros textos.
Os quadros de disfunções sexuais podem ter muitos causadores como descrito acima, contudo é possível dizer que os causadores também podem ser mantenedores da disfunção, sendo assim, no processo diagnóstico pode ser muito difícil identificar se o quadro foi o causador, ou é o mantenedor da disfunção sexual em questão. Fazendo que o processo psicoterápico focado em sexualidade seja primordial, uma vez que ele ajudará a identificar padrões de pensamentos, emoções e comportamentos.
Outro ponto relevante a ser discutido, é que as disfunções sexuais têm um impacto muito severo no que diz respeito a autoconfiança, autonomia e autoestima das pessoas, sendo assim, mesmo que a causa seja de caráter fisiológico é recomendável que o acompanhamento psicológico seja considerado, uma vez que os impactos destas condições tendem a ramificar para questões psicológicas e emocionais.
Por fim, vale considerar que cada pessoa é uma pessoa, sendo assim as causas e o desenvolvimento da ejaculação precoce é distinto e pode evoluir de maneiras diferentes de pessoa para pessoa.
O tratamento da ejaculação rápida pode ser feito de maneira multidisciplinar com apoio do médico urologista, psiquiatra e psicólogo sexual. Contudo, é necessário dizer que na maior parte dos casos a ejaculação rápida tem como causas fatores psicológicos e emocionais.
Um ponto importante, é que cada pessoa precisará de um tratamento focado em si, por isso é importante que a metodologia seja discutida com um profissional qualificado
Como base para tratamento a psicoterapia cognitivo comportamental tem se mostrado muito eficiente, trabalhando com questões relacionadas a assertividade, educação sexual, técnicas comportamentais de controle da ejaculação, técnicas de relaxamento, bem como, percepção e compreensão de condições psicológicas e emocionais.
Embora a experiência da ejaculação precoce seja frustrante e limitante para quem as vive, seja de maneira direta ou indireta, ela pode e deve ser tratada.
Para isso é extremamente importante encontrar um profissional de saúde qualificado e com especialização em sexualidade, para garantir um diagnóstico preciso e elaboração de um plano interventivo adequado.
O tratamento da ejaculação precoce pode ter um impacto extremamente positivo para o indivíduo e a maneira como ele se relaciona com as pessoas, já que provavelmente isso irá impactar em seu desejo sexual, autoestima, autoconfiança e por fim na qualidade de vida sexual desejada.
Sendo assim, é extremamente importante vencer as limitações para procurar ajuda, afinal ter uma vida sexual de qualidade fatalmente irá impactar na vida da pessoa como um todo.
A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.
O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.