Prof. Bianca Carolina Zucherato

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Experiência

Sou Pedagoga e Psicopedagoga Clínica, formada em Treinamento e Desenvolvimento pela PUC-SP, com ampla experiência em educação e aprendizagem em contextos diversos. Atuei como professora em diferentes níveis de ensino, incluindo Educação Básica, Educação Especial e programas socioprofissionais, além do exercício da função de coordenadora pedagógica em instituição multidisciplinar e de Educação Especial.
Minha trajetória inclui palestras em instituições de renome, como USP, ESPRO e IBRASA, abordando temas ligados à Psicologia Educacional, Métodos de Ensino e Intervenções Psicopedagógicas. Participei como voluntária no Crea+ Brasil, uma ONG que acredita na educação como ferramenta de transformação social, onde contribuí para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes, além de ser responsável pelo treinamentos dos educadores.

Possuo especializações voltadas ao atendimento de pessoas com dificuldades de aprendizagem, Altas Habilidades, condições neurodivergentes e Transtorno do Espectro Autista (TEA), com enfoque em neuroaprendizagem. Meus últimos anos foram dedicados ao atendimento psicopedagógico clínico, bem como a estudos científicos e atualizações sobre as abordagens e práticas mais modernas. Meu objetivo é proporcionar suporte integral e personalizado, integrando teoria e prática para promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de cada paciente.

A psicopedagogia clínica é uma área interdisciplinar que visa compreender e intervir em dificuldades de aprendizagem, com base em teorias da neurociência, psicologia e pedagogia. O foco do trabalho é potencializar as habilidades cognitivas e socioemocionais, respeitando a individualidade e os contextos dos pacientes.

Os atendimentos consistem em três etapas principais:
1. **Anamnese**: Um levantamento detalhado do histórico do paciente e de seu contexto familiar, escolar e social, essencial para a construção do plano de atendimento.
2. **Avaliação Psicopedagógica**: Conduzida ao longo de várias sessões, utilizando atividades práticas e instrumentos especializados para mapear dificuldades e potencialidades. As avaliações já iniciam o processo de desenvolvimento ao estimular novas formas de aprender e interagir.
3. **Intervenção Personalizada**: Baseada nos resultados da avaliação, com atividades e estratégias desenvolvidas sob medida para cada paciente. Esse processo também pode incluir orientação aos pais e responsáveis, oferecendo suporte para o manejo em casa, e treinamento para educadores, facilitando o alinhamento das intervenções ao contexto escolar.

Adicionalmente, minha prática inclui:
- Orientação aos pais e educadores do paciente.
- Aplicação de estratégias voltadas ao fortalecimento da autoestima e autonomia do paciente.
- Uso de conhecimentos em neuroaprendizagem para criar ambientes propícios ao desenvolvimento cognitivo.
- Abordagens específicas para pessoas com Altas Habilidades, TEA e outras condições neurodivergentes, promovendo o pleno desenvolvimento de suas capacidades.

Com uma metodologia baseada no diálogo, na empatia e na ciência, busco contribuir para o sucesso e bem-estar dos meus pacientes, suas famílias e educadores envolvidos no processo de aprendizagem.
mais
Experiência em:
  • Psicopedagogia Clinica
  • Altas Habilidades
  • Neuroaprendizagem
  • Acompanhamento Escolar

Consultório

Zucherato Psicopedagogia
Rua Fernandes Vieira 266 - Belém, São Paulo

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Atende: adultos, crianças a partir dos 4 anos de idade

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Entrevista detalhada com o paciente e com seus responsáveis para levantamento de informações relevantes sobre a história de aprendizagem, saúde e desenvolvimento.



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Apoio personalizado para alunos com necessidades especiais, promovendo estratégias de ensino que respeitam suas particularidades e potencializam seu aprendizado.



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Zucherato Psicopedagogia

Processo investigativo com aplicação de instrumentos e atividades para mapear dificuldades e potencialidades do paciente, bem como seu estilo de aprendizagem. Por meio de entrevistas, atividades práticas e testes, são analisados aspectos emocionais, sociais e cognitivos. Além de gerar um relatório completo que orienta futuros atendimentos, a própria experiência da avaliação contribui para o desenvolvimento integral do paciente, fortalecendo suas habilidades e promovendo maior autoconhecimento e motivação para aprender.



Rua Fernandes Vieira 266 - Belém, São Paulo

A partir de R$ 250

Zucherato Psicopedagogia

Avaliações detalhadas para diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando ferramentas reconhecidas como o ADOS-2, que permite uma análise precisa de comportamentos e habilidades sociais em todas as faixas etárias, e o VB-MAPP, ideal para avaliar e planejar intervenções em habilidades de comunicação e desenvolvimento em crianças. O processo é individualizado, respeitando as particularidades de cada paciente, com foco na identificação de necessidades e no planejamento de intervenções eficazes.



Rua Fernandes Vieira 266 - Belém, São Paulo

A partir de R$ 250

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Acompanhamento especializado para crianças e jovens com TEA, identificando necessidades específicas e oferecendo intervenções voltadas ao desenvolvimento cognitivo e social.



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Atendimento personalizado com atividades práticas e estratégias para superar dificuldades de aprendizagem e fortalecer habilidades cognitivas e emocionais.



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Sessões destinadas a orientar pais ou responsáveis sobre como lidar com as dificuldades de aprendizagem dos filhos, contribuindo para um ambiente familiar mais favorável ao desenvolvimento.



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A partir de R$ 230

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Apoio para escolas e educadores no desenvolvimento de estratégias pedagógicas que atendam às necessidades individuais dos alunos, promovendo inclusão e eficácia.



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A partir de R$ 230

Zucherato Psicopedagogia

Aconselhamento para jovens e adultos sobre escolhas de carreira, identificando habilidades e interesses para uma tomada de decisão mais assertiva. Inclui atendimento e orientação para adultos em transição de carreira.



Rua Fernandes Vieira 266 - Belém, São Paulo

A partir de R$ 230

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Sessões para ajudar adolescentes e jovens adultos a explorar suas vocações, considerando aptidões, valores e preferências para planejar o futuro acadêmico e profissional. Inclui atendimento e orientação para adultos em transição de carreira.



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R$ 250

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Método baseado em ciência comportamental para trabalhar habilidades sociais, comunicativas e acadêmicas, especialmente eficaz para pessoas com TEA.



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Zucherato Psicopedagogia

Intervenções psicopedagógicas focadas em estratégias para melhorar atenção, organização e controle impulsivo, ajudando no desempenho acadêmico e social.

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Dúvidas respondidas

9 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Olá minha filha tem 8 anos, está na segunda série em duas reuniões a professora fala q ela lê muito bem mas tem muita dificuldade em compreender informações implícitas e explicitas está tendo muita dificuldade não consegue entender oque leu e tirando notas baixas percebo que ela não está evoluindo nas atividades mas fui conversar com a professora e ela diz que é normal alguém pode me ajudar estou preocupada

Olá! Eu compreendo sua preocupação, e é mesmo muito importante que você esteja acompanhando o desenvolvimento da sua filha. É comum que algumas crianças precisem de mais tempo e suporte para desenvolver habilidades de compreensão, mas também é essencial investigar se há algum fator específico que esteja dificultando esse processo.

Podemos marcar uma avaliação para entender melhor as dificuldades, bem como as potencialidades dela, e elaborar estratégias que a ajudem a progredir. Estou à disposição para ajudar e apoiar vocês nesse caminho!

Prof. Bianca Carolina Zucherato

Olá, minha filha tem 4 anos, mudou de cmei a uns 4 meses. Em outros cmeis sempre tivemos elogios dela, porém agora a professora nos informou que ela está com muita sonolência e não quer participar das atividades, fica deitada na mesa ou pede para ficar sentada. Vez ou outra participa,porém não foca, fica olhando as atividades dos colegas e esquece a dela. Em casa quando fazemos alguma atividade escolar ela também não demonstra interesse, perde o foco rapidamente. Começamos colocar ela dormir mais cedo, porém com a nossa rotina ela deita entre 21:30 e 22 hrs. Será que devo me preocupar com algum deficit? Ela é muito esperta, ligeira no raciocínio, gosta da escola nova e dos colegas. E também tem uma irmã de 4 meses, penso que isso também influencia ela estar assim.

Olá! Entendo sua preocupação e é ótimo que esteja atenta ao comportamento da sua filha. Mudanças na rotina, como a chegada de um irmãozinho e a adaptação à nova escola, podem realmente afetar o foco e o comportamento dela. Porém, a sonolência e a falta de interesse nas atividades merecem uma avaliação mais detalhada para garantir que está tudo bem, e elaborar estratégias para melhora do foco.

Podemos agendar uma consulta para conversar com mais calma e entender melhor o caso. Assim, avaliaremos se há algo que precise de atenção ou se é apenas uma fase de adaptação. Estou à disposição para ajudar!

Prof. Bianca Carolina Zucherato
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