Videonasofaringoscopia - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Especialistas - videonasofaringoscopia
Perguntas sobre Videonasofaringoscopia
Nossos especialistas responderam a 19 perguntas sobre Videonasofaringoscopia
Especialistas falam sobre Videonasofaringoscopia
Realizo este exame em meu consultório, sem necessidade de sedação.
É um exame rápido, geralmente poucos minutos qual será introduzido uma pequena sonda com uma ponta de luz o qual avaliarei na televisão por dentro do nariz do paciente possíveis alterações como rinite, hipertrofia de cornetos, desvio de septo, sinusite, hipertrofia de adenoides,tumorações.
Se o paciente quiser ele pode acompanhar na televisão conjuntamente comigo ao mesmo tempo que realizo o exame e assim saber o que esta acontecendo.
Posso realizar a pedido de outros médicos ou posso realizar em meus pacientes que julguei necessário após a consulta médica comigo e assim para estes posso indicar um tratamento imediato.
É um exame endoscópico ambulatorial, realizado no consultório do Otorrinolaringologista, que avalia a cavidade nasal e região posterior ao nariz (rinofaringe). Também é chamada de video-endoscopia naso-sinusal, nasofibroscopia e endoscopia nasal.
Procedimento feito no consultório durante a consulta. Da a possibilidade de avaliar região posterior do nariz e laringe.
Realizo em crianças e adultos.
Também conhecido como endoscopia nasal, é um exame que é realizado no próprio consultório, com o paciente acordado (sem sedação).
Podemos realizá-lo com telescópios rígidos ou flexíveis. No caso dos flexíveis, as óticas podem progredir até a hipofaringe para a visualização da laringe (pregas vocais) em um mesmo momento.
O objetivo do exame é o estudo mais detalhado da anatomia das fossas nasais e locais de drenagem dos seios paranasais (meatos).
Neste exame conseguimos diagnosticar: sinusites (agudas e crônicas), desvios do septo nasal, pólipos nasais, hipertrofia de adenóides, tumores nasais, entre outras patologias.
Quais profissionais realizam Videonasofaringoscopia?
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.