Videoendoscopia ginecológica - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - videoendoscopia ginecológica

Perguntas sobre Videoendoscopia ginecológica

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Videoendoscopia ginecológica

Histeroscopias cirúrgicas normalmente são indicadas para tratamento de pólipos, miomas submucosos, septos uterinos, sinéquias, entre outros.

Especialistas falam sobre Videoendoscopia ginecológica

Quando a doença é na parte externa do útero, trompas ou ovários, pode ser necessária cirurgia. A videoendoscopia ginecológica é a alternativa tecnológica que reduz a dor da recuperação, reduz o tempo de recuperação e reduz as cicatrizes abdominais. Sob anestesia geral, "entramos" no abdome com a câmera pelo umbigo, injetamos ar para afastar os órgãos e possibilitar a cirurgia, que será feita com mais 2 ou 3 furos de 0,5cm de diâmetro na pelve. Pode ser utilizado para várias doenças, como tumores ou cistos ovarianos, laqueadura das trompas, desfazer aderências pélvicas, cirurgia para endometriose, retirada de miomas e até do próprio útero. A alta é no mesmo dia e a recuperação é em ~15 dias.

Diego Di Marco Ataides

Ginecologista

Florianópolis


Quando falamos sobre Endoscopia Ginecológica, estamos nos referindo à laparoscopia e à histeroscopia, procedimentos desenvolvidos para diminuir o tempo de internação e possibilitar uma recuperação mais rápida da paciente, com retorno precoce às atividades normais. Por meio da Laparoscopia é possível visualizar a cavidade abdominal e pélvica, de modo a realizar miomectomias (retirada de miomas), histerectomias (retirada do útero), laqueaduras tubárias, ooforectomias e ooforoplastias (retirada total ou parcial dos ovários), dentre outras coisas, inclusive cirurgias de urgência.

Larissa Atala

Ginecologista

São Paulo


Videolaparoscopia diagnóstica ou cirurgica é realizada para avaliar de forma mais completa o interior do abdômen, diagnosticando diversas alterações ginecológicas, tais como: endometriose, miomas, cistos de ovário, gestação tubária, e aderências. Trata-se de um procedimento realizado em bloco cirúrgico, em regime de internação, com anestesia geral. Uma pequena incisão é feita no interior da cicatriz umbilical, por onde há a inserção de uma óptica acoplada a uma micro-câmera de televisão, permitindo avaliar com precisão e segurança o útero, ovários, trompas. Indicada em pacientes com suspeita de endometriose, obstrução trompas, infertilidade, entre outras.

Quais profissionais realizam Videoendoscopia ginecológica?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.