Ultrassonografia da tireoide

A ultrassonografia da tireoide é um procedimento diagnóstico que utiliza ondas sonoras de alta frequência para gerar imagens da glândula tireoide, uma glândula em forma de borboleta localizada na região do pescoço. A tireoide é responsável pela produção de hormônios que regulam o metabolismo do corpo, incluindo a frequência cardíaca, pressão sanguínea, temperatura corporal e peso.
Service photo

Para que serve a ultrassonografia da tireoide

A ultrassonografia da tireoide é geralmente solicitada quando o profissional de saúde suspeita de um problema na glândula tireoide. Isso pode ocorrer por vários motivos, como resultados anormais em exames de sangue, aumento visível na tireoide (bócio) ou presença de sintomas associados a distúrbios da tireoide.

Além disso, a ultrassonografia da tireoide pode ser usada para orientar uma biópsia, procedimento no qual uma pequena amostra de tecido tireoidiano é removida para testes em laboratório. Isso normalmente acontece quando um nódulo apresenta características suspeitas ou se o paciente tem histórico de câncer de tireoide.

Como a ultrassonografia da tireoide funciona

O processo de ultrassonografia da tireoide começa com a aplicação de um gel transparente à base de água no pescoço do paciente. Esse gel ajuda a conduzir as ondas sonoras e elimina quaisquer bolsas de ar que possam distorcer as imagens.

O técnico encarregado então posiciona o transdutor contra a pele e o move para a frente e para trás sobre a área da glândula tireoide. O transdutor emite ondas sonoras para o corpo, que retornam quando atingem um objeto, como um órgão ou tecido. O transdutor então capta as ondas refletidas e as envia para um computador, que as interpreta e cria uma imagem da glândula tireoide.

Essas imagens podem ser visualizadas em tempo real por uma tela, permitindo ao técnico e ao médico examinarem a tireoide por vários ângulos. Isso fornece uma visão abrangente da estrutura e função da glândula, possibilitando a identificação de quaisquer anormalidades.

Quanto tempo dura uma ultrassonografia da tireoide

A ultrassonografia da tireoide é um procedimento relativamente rápido e direto, com duração média de 20 a 30 minutos. No entanto, a duração exata pode depender de vários fatores, como a anatomia do paciente, a presença e o número de nódulos e se a ultrassonografia está sendo usada para orientar uma biópsia.

Preços do serviço por cidade

Perguntas frequentes

  • Quanto tempo leva para que os resultados de uma ultrassonografia da tireoide estejam disponíveis? Quem interpreta os resultados e como consegui-los?

    O prazo para receber os resultados de uma ultrassonografia da tireoide pode variar, mas a maioria dos pacientes os recebe em menos de uma semana. Normalmente, as imagens de ultrassom são revisadas por um radiologista, que é um médico especializado na interpretação de imagens médicas. Após a análise das imagens, um relatório é enviado ao médico que solicitou o exame, que então discutirá os resultados com o paciente. Em alguns casos, o radiologista pode discutir resultados preliminares com o paciente imediatamente após a ultrassonografia.

    Se a ultrassonografia foi usada para orientar uma biópsia, pode levar um pouco mais de tempo para que os resultados estejam disponíveis, pois a amostra de tecido precisa ser examinada sob um microscópio em laboratório.

  • A preparação para uma ultrassonografia da tireoide é mínima e direta. Como o procedimento não é invasivo e não envolve radiação, não há restrições dietéticas ou preparações especiais necessárias.

    No dia da ultrassonografia, a equipe profissional pode pedir que você use um avental ou roupas que permitam fácil acesso à área do pescoço. Você também deve remover qualquer jóia ou objetos que possam interferir nas imagens do ultrassom.

    Antes do procedimento, o técnico explicará o processo e responderá às suas dúvidas. Eles também costumam perguntar sobre sintomas ou preocupações que você esteja enfrentando, assim como sobre seu histórico médico, especialmente sobre problemas de tireoide ou cirurgias anteriores.

  • Sim, você pode comer e beber normalmente antes de uma ultrassonografia da tireoide. Ao contrário de alguns outros exames médicos, uma ultrassonografia da tireoide não requer jejum ou preparações dietéticas específicas.
  • Não, a ultrassonografia da tireoide não é perigosa para mulheres grávidas. É um procedimento seguro e não invasivo, que não utiliza radiação.
  • Um médico pode pedir uma ultrassonografia da tireoide por vários motivos:

    • Detectar nódulos na tireoide ou aumento da glândula tireoide.
    • Investigar resultados anormais em exames de função tireoidiana.
    • Monitorar o crescimento de nódulos tireoidianos ao longo do tempo.
    • Usar como orientação de um procedimento de biópsia.
    • Avaliar a estrutura e função da tireoide.
    • Acompanhar o progresso de uma condição tireoidiana conhecida ou da eficácia do tratamento.
  • Uma ultrassonografia da tireoide pode detectar nódulos ou anormalidades que potencialmente podem ser cancerígenos. No entanto, não pode diagnosticar definitivamente o câncer de tireoide. Embora certas características de um nódulo, como seu tamanho, forma e textura, possam sugerir câncer, geralmente é necessária uma biópsia para confirmar o diagnóstico.

    Se um nódulo parecer suspeito em uma ultrassonografia, seu médico pode recomendar uma biópsia por aspiração com agulha fina. Esse procedimento envolve a inserção de uma agulha fina no nódulo para coletar uma amostra de células, que são então examinadas sob um microscópio em busca de sinais de câncer.

  • Os benefícios de uma ultrassonografia da tireoide incluem sua natureza não invasiva, sua capacidade de fornecer imagens detalhadas da glândula tireoide e sua eficácia na detecção de anormalidades, como nódulos. É também um procedimento seguro, com riscos mínimos, adequado para quase todos, incluindo mulheres grávidas e pessoas com outras condições de saúde.

    Quanto aos riscos, praticamente não existem associados a uma ultrassonografia da tireoide. Não utiliza radiação, não requer injeções ou incisões e não causa dor nem desconforto. Algumas pessoas podem sentir uma leve pressão ou desconforto quando o transdutor é movido sobre o pescoço, mas isso geralmente é leve e temporário.