O que é?

Turbinectomia ou turbinoplastia é uma cirurgia realizada no nariz. Seu objetivo é melhorar a respiração do paciente. A técnica consiste na remoção de parte da estrutura dos cornetos nasais (ossos e cartilagens) da cavidade. Essas conchas podem ampliar-se e causar uma obstrução capaz de prejudicar a respiração. Os cornetos nasais são responsáveis pela filtração, umidificação e o aquecimento do ar que vai para os pulmões. Seu mau funcionamento causa, principalmente, a alérgica. Com sua remoção parcial ou total, os sintomas da doença são sensivelmente reduzidos. A turbinectomia remove parte ou a totalidade dessas conchas abrindo espaço para a circulação do ar e facilitando a respiração. Como é considerada uma cirurgia exploratória, o médico terá que tomar algumas decisões, sem o conhecimento do paciente, durante a realização do procedimento. A cirurgia pode ser feita com anestesia local ou geral e dura aproximadamente meia hora. O paciente deve ficar internado por um ou dois dias após a realização do procedimento. Às vezes há necessidade de colocar um tampão dentro do nariz para evitar sangramento. Esse tampão é removido em até três dias após a realização da operação. O nariz tem três conchas. Uma vez removidas, as conchas nasais não voltam a crescer. Se forem removidas em excesso, há possibilidades de que os pacientes sofram dores de cabeça, secura, e desenvolvam até um quadro de depressão.

Qual é a causa?

Dois são os fatores principais que podem modificar a estrutura dos cornetos nasais causando obstruções: infecções e traumas.

Quais os sintomas?

O principal sintoma da obstrução é a dificuldade para respirar. Essa situação conduz a outros problemas: , dor de cabeça, cansaço, dificuldade para dormir, roncos e nariz entupido.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para detectar o problema.

Qual o tratamento?

Inicialmente é recomendada a utilização de medicamentos para controlar os sintomas controlando a situação. Só mesmo quando esses remédios não oferecem resultados significativos e os sintomas tornam-se crônicos é que a cirurgia se torna uma opção.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Infelizmente é comum essa obstrução nasal, principalmente na 1a semana de pós-operatório. Lavar as narinas com seringa contendo 20 ml de soro fisiológico em casa lado, quantas vezes forem necessárias,…

Olá, o exame de Nasofibrolaringoscopia evidenciou a Turbinectomia parcial dos cornetos, que na realidade foi realizado a cirurgia dos dois lados, mas removendo parcialmente os cornetos.
E…

A síndrome do nariz vazio ainda está sendo muito estudada e temos muitas dúvidas sobre a etiologia (causa). A turbinectomia é a ressecção parcial da concha nasal (maior parte dos casos da concha…

Dra. Claudia Eckley
Otorrino
São Paulo
Olá. Estes sintomas relatados podem estar associados a duas possibilidades. A primeira e mais comum após a cirurgia do septo nasal e turbinectomia é o que chamamos de "síndrome da cavidade…

Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
Prezado/a paciente internauta,

Inicialmente vale esclarecer que nos dias de hoje, a abordagem cirúrgica às conchas ou cornetos nasais (seja esta uma turbinectomia ou uma turbinoplastia)…

Boa noite, turbinectomia e turbinoplastia são duas técnicas cirúrgicas utilizadas para redução do tamanho dos cornetos nasais. O tempo da cirurgia pode variar de acordo com grau de dificuldade…

Dr. André Freitas Cavallini
Otorrino, Médico do sono
São Paulo
Pode se comer de tudo, porém, de preferéncia, alimentos mornos para frios por uns 4 dias, em média; para evitar sangramento nasal.
PS: Lave bem com soro fisiológico para evitar a formação…

Dra. Aline Togeiro Ferreira
Otorrino
Belo Horizonte
Olá, no pós operatório da cirurgia de Septoplastia e Turbinectomia não há necessidade de dieta líquida, a ingestão de alimentos frios pode ajudar a prevenir sangramentos e pode ser feita por…

Dr. João Paulo Figueiredo
Cirurgião plástico
Rio de Janeiro
Olá! Procedimentos nasais podem levar a alterações no céu da boca. Isto devido à íntima relação das regiões. O edema do nariz desce com a gravidade ocorrendo inchaço e possíveis dores. A boa…

Dr. Márcio Augusto Morroni
Cirurgião plástico
Sinop
BOCA SECA É PORQUE VOCÊ ESTA RESPIRANDO MAIS PELA BOCA QUE PELO NARIZ. NORMAL. USE MANTEIGA DE CACAU NOS LÁBIOS. SEJA PACIENTE E CALMA, POIS 4 DIAS É MUITO CEDO PARA VIDA NORMAL AINDA.
TOME…