Turbinectomia ou turbinoplastia é uma cirurgia realizada no nariz. Seu objetivo é melhorar a respiração do paciente.
A técnica consiste na remoção de parte da estrutura dos cornetos nasais (ossos e cartilagens) da cavidade. Essas conchas podem ampliar-se e causar uma obstrução capaz de prejudicar a respiração.
Os cornetos nasais são responsáveis pela filtração, umidificação e o aquecimento do ar que vai para os pulmões. Seu mau funcionamento causa, principalmente, a alérgica. Com sua remoção parcial ou total, os sintomas da doença são sensivelmente reduzidos.
A turbinectomia remove parte ou a totalidade dessas conchas abrindo espaço para a circulação do ar e facilitando a respiração. Como é considerada uma cirurgia exploratória, o médico terá que tomar algumas decisões, sem o conhecimento do paciente, durante a realização do procedimento.
A cirurgia pode ser feita com anestesia local ou geral e dura aproximadamente meia hora. O paciente deve ficar internado por um ou dois dias após a realização do procedimento. Às vezes há necessidade de colocar um tampão dentro do nariz para evitar sangramento. Esse tampão é removido em até três dias após a realização da operação.
O nariz tem três conchas. Uma vez removidas, as conchas nasais não voltam a crescer. Se forem removidas em excesso, há possibilidades de que os pacientes sofram dores de cabeça, secura, e desenvolvam até um quadro de depressão.
Qual é a causa?
Dois são os fatores principais que podem modificar a estrutura dos cornetos nasais causando obstruções: infecções e traumas.
Quais os sintomas?
O principal sintoma da obstrução é a dificuldade para respirar. Essa situação conduz a outros problemas: , dor de cabeça, cansaço, dificuldade para dormir, roncos e nariz entupido.
Como fazer o diagnóstico?
Um exame físico é suficiente para detectar o problema.
Qual o tratamento?
Inicialmente é recomendada a utilização de medicamentos para controlar os sintomas controlando a situação. Só mesmo quando esses remédios não oferecem resultados significativos e os sintomas tornam-se crônicos é que a cirurgia se torna uma opção.
Olá!
É comum após cirurgias do nariz ocorrerem períodos de obstrução das fossas nasais, que podem causar desconforto para respirar pelo nariz.
Falta de ar sem relação com o nariz…
Bom dia.
Você pode questionar com o seu otorrino as contra-indicações para seu caso em especial, mas em geral não há restrição alimentar para a septoplastia no pós-operatório.
Olá! Quando há remoção em excesso das conchas inferiores além da sensação de nariz entupido (sd do nariz vazio) pode haver ressecamento da mucosa nasal devido ao alto fluxo de ar nas narinas.…
Nessa condição, o mecanismo de clearance nasal ( auto limpeza nasal ) está prejudicado. O tratamento é variado, utiliza-se soluções salinas nasais, antibióticos tópicos e orais . Em alguns…
Olá, o aumento exagerado da cavidade nasal pode ser revertido com implantação de material submucoso, como silicone ou Gore-tex (R). Caso haja acúmulo de crostas, as lavagens nasais frequentes…
Se realizada sobre a técnica cirúrgica correta e bem indicada a cirurgia normalmente não leva a nenhum dano. Complicações podem ocorrer como sangramento pós operatório, infecções e se realizada…
O mau cheiro em alguns casos pode indicar infecção, se não conseguir nenhum atendimento de urgência tente ver a possibilidade de uma teleconsulta com sua médica.
A Turbinectomia é redução do tamanho de um corneto (estrutura que todos possuímos no interior do nariz). Pode ser unilateral (apenas em uma das narinas) ou bilateral.
Boa noite! Turbinectomia é um procedimento cirúrgico em que se realiza redução volumétrica do corneto inferior, estrutura ossea e mucosa que existe no nariz. Se faz para melhora da respiração…
Infelizmente é comum essa obstrução nasal, principalmente na 1a semana de pós-operatório. Lavar as narinas com seringa contendo 20 ml de soro fisiológico em casa lado, quantas vezes forem necessárias,…