Turbinectomia ou turbinoplastia é uma cirurgia realizada no nariz. Seu objetivo é melhorar a respiração do paciente.
A técnica consiste na remoção de parte da estrutura dos cornetos nasais (ossos e cartilagens) da cavidade. Essas conchas podem ampliar-se e causar uma obstrução capaz de prejudicar a respiração.
Os cornetos nasais são responsáveis pela filtração, umidificação e o aquecimento do ar que vai para os pulmões. Seu mau funcionamento causa, principalmente, a alérgica. Com sua remoção parcial ou total, os sintomas da doença são sensivelmente reduzidos.
A turbinectomia remove parte ou a totalidade dessas conchas abrindo espaço para a circulação do ar e facilitando a respiração. Como é considerada uma cirurgia exploratória, o médico terá que tomar algumas decisões, sem o conhecimento do paciente, durante a realização do procedimento.
A cirurgia pode ser feita com anestesia local ou geral e dura aproximadamente meia hora. O paciente deve ficar internado por um ou dois dias após a realização do procedimento. Às vezes há necessidade de colocar um tampão dentro do nariz para evitar sangramento. Esse tampão é removido em até três dias após a realização da operação.
O nariz tem três conchas. Uma vez removidas, as conchas nasais não voltam a crescer. Se forem removidas em excesso, há possibilidades de que os pacientes sofram dores de cabeça, secura, e desenvolvam até um quadro de depressão.
Qual é a causa?
Dois são os fatores principais que podem modificar a estrutura dos cornetos nasais causando obstruções: infecções e traumas.
Quais os sintomas?
O principal sintoma da obstrução é a dificuldade para respirar. Essa situação conduz a outros problemas: , dor de cabeça, cansaço, dificuldade para dormir, roncos e nariz entupido.
Como fazer o diagnóstico?
Um exame físico é suficiente para detectar o problema.
Qual o tratamento?
Inicialmente é recomendada a utilização de medicamentos para controlar os sintomas controlando a situação. Só mesmo quando esses remédios não oferecem resultados significativos e os sintomas tornam-se crônicos é que a cirurgia se torna uma opção.
Boa noite! A face pode inchar realmente. Você deve beber bastante líquido e elevar a cabeceira da cama para dormir. A sensação de anestesia na região abaixo do nariz e dentes superiores é comum…
Olá! Não há restrições alimentares após a Septoplastia e turbinectomia mas lembre-se que uma dieta com menor quantidade de gordura e carboidratos favorece a cicatrização e a saúde em geral. Abçs
Olá! Não é comum dor após estas cirurgias. A dor no pescoço pode ser devido a outra causas como muscular por exemplo. Com uma semana normalmente é realizado a primeira consulta de retorno e você…
O ronco é multifatorial.
A cirurgia não aumenta os roncos, pelo contrário, melhora o quadro.
Importante avaliar outros fatores, como : ganho de peso, cavidade…
Olá, bom dia! Em geral não há restrição alimentar no pós operatório de cirurgia dos seios paranasais. Orienta-se apenas que no primeiro e segundo dia não seja ingerido alimento muito quente.…
Olá, boa noite! Se sua cirurgia foi feita com anestesia geral, a intubação oral pode ser a causa dos seus sintomas. Isso não é comum, mas pode ocorrer. Caso não tenha feito esse tipo de anestesia,…
Depende da infecção, e pode não estar relacionada à cirurgia. É possível, por exemplo, que o paciente adquira um quadro gripal pelo simples contato com alguém doente.
O inchaco apos a cirurgia pode durar semanas a meses, mas em geral, apos a remocao de todas as crostas, a respiracao ja flui melhor, o que leva de 2 a 3 semanas.
Converse com o seu cirurgiao,…