Tratamento de identidade de gênero - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Especialistas - tratamento de identidade de gênero
Perguntas sobre Tratamento de identidade de gênero
Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Tratamento de identidade de gênero
Especialistas falam sobre Tratamento de Identidade de Gênero
A Disforia de Gênero acontece quando a pessoa não se identifica com o sexo biológico designado em seu corpo. Binária ou não binária, a identidade que a pessoa se reconhece é a que ela interage com mundo.
A psicoterapia auxilia no autoconhecimento, especialmente no período de autoaceitação e de transição - este último intensificado pelas mudanças físicas dos procedimentos hormonais ou cirúrgicos.
Pode haver muito sofrimento ao reconhecer em si uma identificação com um gênero diferente do socialmente esperado para o seu sexo biológico. Muitas pessoas relutam fortemente em assumir tal identificação e, quando não mais resistem, enfrentam fortes dificuldades dentro e fora da família. Por vezes também necessitam de acompanhamento e orientação quanto a procedimentos de adequação de gênero. E os familiares? Muitas vezes também precisam de auxílio para lidar com o fato de que muito do que imaginaram para seu filho ou filha não mais será aquilo. A orientação psicológica para todos os envolvidos nessa situação pode ser de grande importância para um ajustamento saudável.
O termo aqui designado como "tratamento de identidade de gênero" não configura-se como o remédio a ser ministrado a alguém doente. A pessoa LGBTTIQ+, será tratada de forma igualitária, cabendo somente a este que aparece no consultório para falar de seu sofrimento caracterizá-lo como uma questão a ser levantada. Todas as formas de existência devem ser tratadas de forma humana e justa.
Quais profissionais realizam Tratamento de identidade de gênero?
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.