O que é um scanner?

O scanner é um dispositivo que executa um tipo especial de raio-x, chamado de tomografia axial computadorizada (CT). Aqui, em vez de um único feixe através do corpo (como em uma radiografia normal), muitos feixes são enviados simultaneamente a partir de ângulos diferentes, que são analisados ??usando um computador para combinar as diferentes imagens da área que requer em uma única análise.

Como é que funciona um scanner?

Raios-X passam através do corpo, que absorvem a sua energia de forma diferente dependendo da densidade dos tecidos. Assim, tecidos menos densos (por exemplo, pulmões) parecem mais fortes, enquanto o tecido mais denso (como ossos) parecem mais fracos. O computador usa todas essas informações para calcular a densidade relativa dos tecidos que são explorados, oferecendo uma imagem bidimensional em preto e branco, de secções diferentes do corpo.

O que é o TAC?

A tomografia computadorizada fornece muito mais detalhes que o  raios-X e, portanto, fornece ao clínico muito mais informações sobre a anatomia interna do corpo, sem ter que recorrer a operações desagradáveis ou exploração. Com máquinas modernas a informação é processada para reproduzir imagens tridimensionais do corpo digitalizados, o que pode simular o que  iria encontrar um cirurgião durante a digitalização. Hoje, o TAC é fundamental para localizar tumores e planejamento do tratamento com quimioterapia, ou cirurgia.

Como você usa o scanner?

Originalmente, o scanner era projetado para a imagem do cérebro, mas hoje  a tecnologia é mais avançada e produz imagens de qualquer parte do corpo. Ele é especialmente útil para a detecção de hemorragia cerebral, aneurisma (inchaço da parede de uma artéria), lesões cerebrais, tumores e abscessos em qualquer parte do corpo, avaliar doenças pulmonares diferentes, descobrir lesões internas ou problemas viscerais (rim, fígado, baço), lesões de ossos e coluna vertebral. O scanner também é usado para guiar biópsias e outros procedimentos diagnósticos invasivos.

Como é a preparação para um scanner?

Dependendo da área a ser explorada, deve estar em jejum ou não (por exemplo, para um CT abdominal deve estar em jejum 6 horas antes do teste). Às vezes, um contraste pode ser administrada por via oral (para CT abdominal) ou por injeção em uma veia. Isso facilita a visualização dos órgãos, vasos sanguíneos ou, por exemplo, um tumor. Esta injeção pode ser um pouco chata e algumas pessoas se queixam de uma sensação de calor no braço.

Como é um CT?

Durante o teste o paciente está deitado em uma maca, de modo que a parte do corpo em questão está localizado dentro da circunferência do dispositivo. Este dispositivo se move para trás e para frente controlado pelo computador, assim você pode tirar fotos do corpo, sem tocar no paciente. A duração do teste depende do número de imagens e os ângulos obtidos. A varredura completa leva cerca de uma hora.

TAC Dói?

Raios-X não são dolorosas e, portanto, o TAC não fere. Algumas pessoas se sentem desconfortáveis ??deitados dentro de um túnel relativamente estreito, e as pessoas inquietas com claustrofobia podem ter sérios problemas durante o teste. Discutir com os técnicos de radiologia médica e se você acha que pode sofrer alguns problemas. Algumas pessoas ficam nervosas com o que é emitido pelo dispositivo durante a operação. Às vezes usando um sedativo suave pode ajudar a alcançar o relaxamento adequado.

É perigoso fazera  TAC?

Durante o CT, os raios-X são usados ??mais do que em radiografia comum de raios-X, os médicos não recomendam um scanner sem uma boa razão. No entanto, os níveis de radiação não são elevados. Alguns pacientes podem apresentar reações alérgicas ao corante do contraste é injetado na veia. Mais raramente, há uma lesão renal em pessoas que já têm insuficiência renal. É importante comunicar aos médicos ou técnicos, se você tem , alergias ou problemas renais antes de ter a injeção de contraste.

Como interpretar um CT?

O TAC fornece uma imagem muito mais clara do interior do corpo que um raio-x, de modo que se pode distinguir claramente os diferentes tecidos e órgãos, bem como áreas cheias de líquido. Além disso, serve também para detectar e estudar pequenos "pontos" nos pulmões, por isso agora estamos estudando o uso do teste CT pulmonar para o diagnóstico precoce de câncer de pulmão.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

O exame de RM CRANIO evidenciou atrofia cerebral difusa, predominando nas regiões temporo-parietais. O espaço outrora ocupado pelo cérebro passa a ser ocupado pelo líquido céfalo-raquidiano,…

Nada mais é que um processo cicatricial. Em algum momento da vida você teve uma inflamação/infeccção nos pulmões, que foi resolvida, porém ficou cicatrizado (e se manifesta para o radiologista…

Essa descrição é de uma achado do exame de imagem. Para saber se este achado tem alguma repercussão clínica se faz necessário uma avaliação neurológica detalhada.

Significa que há uma redução de todo o encéfalo, principalmente do cerebelo. Existem várias causas para isso, é necessário acompanhamento médico para se fazer o diagnóstico e, se possível, iniciar…

Esse achado decorre de um aumento no líquido que existe dentro do crânio (líquido cefalorraquiano). Não deixe de fazer uma avaliação neurológica para realizar exames mais detalhados e definir…

Oi. A redução de volume do encéfalo é uma atrofia.
Primeiro é bom se certificar do resultado do exame e grau de atrofia - com um bom radiologista ou o próprio neuro infantil.
Ela…

Trata-se de uma coleção de líquido cefalorraqueano (o líquido que fica em volta do encéfalo e medula) que é revestida de um envoltório fibroso. Geralmente é congênito e na grande maioria das…

Depende de uma avaliação clínica para saber se essa atrofia tem alguma repercussão.

Uma veia que leva sangue de uma parte do pulmão esquerdo para o coração não foi vista no exame. Ou ela é muito pequena e não identificada ou a pessoa não tem essa veia.
Redução volumétrica…