A tomografia computadorizada (TC), também conhecida como tomografia axial computadorizada (TAC), é um procedimento de diagnóstico por imagem que combina várias radiografias em diferentes ângulos para produzir imagens transversais detalhadas, também chamadas de "fatias," dos órgãos e tecidos do corpo. Esse método permite visualizações muito mais detalhadas do que as radiografias comuns, sendo essencial para diagnosticar doenças, monitorar terapias e guiar procedimentos médicos como biópsias. A TC é frequentemente usada em situações de emergência, como lesões na cabeça, abdômen e tórax.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

As calcificações subependimárias são comumente "achados" de exame. Dentro da nossa cabeça há espaços contendo um liquido chamado de liquor que é produzido por células que se agrupam…

Olá! A doença de Alzheimer é avaliada pela forma como os sintomas progrediram, pelo que é observado pelos familiares do paciente e principalmente pelos testes feitos no consultório do Neurologista.…

Significa que há algo diferente no tecido cerebral naquele local. Existem no mínimo dezenas de causas para isto! A avaliação neurológica pode buscar a causa correta, para se saber o que esperar…

São várias. Muitas vezes é necessária uma investigação ampla para descobrir a causa. E mesmo assim, algumas vezes não é possível estabelecer a causa.

Depende do local. As clínicas costumam ter anestesista e, a maioria faz sedação por via inalatória.
Em alguns hospitais pode ser feito via oral ou intravenoso com medicações de ação rápida…

Sugiro que faça essa pergunta a um ortopedista.

Antes de tudo é necessário saber sua idade . Cada faixa etária tem suas peculiaridades em exames de imagem e não necessariamente patológicas
A existência de atrofia cerebral em idade precoce…

São calcificações no cérebro que podem ser cicatrizes de algum processo inflamatório ou infeccioso que ocorreu previamente.

Significa que o parênquima cerebral está com a densidade normal na tomografia computadorizada, ou seja, não foram identificadas alterações.

Significa existir certo grau de atrofia cerebral, frequentemente observado em pacientes idosos.