Teste do olhinho - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Teste do Reflexo Vermelho
Especialistas - teste do olhinho
Perguntas sobre Teste do olhinho
Nossos especialistas responderam a 9 perguntas sobre Teste do olhinho
Dra. Fernanda Valeriano Zamora
Médico de família, Médico clínico geral, Cardiologista
Belo Horizonte
Especialistas falam sobre Teste do Olhinho
Exame de fundo do olho com a pupila dilatada realizado nos primeiros dias de vida de um bebe. Deve ser realizado por oftalmologista. Obrigado por lei e é realizado para excluir doenças do olho da criança que pode levar a perda da visão permanente (catarata e glaucoma) ou até perda da vida (tumores).
Exame rápido e indolor - realizado para descartar algumas doenças oculares.
Fundamental em todos os recém nascidos, mas normalmente feito na maternidade pelo pediatra.
É um programa digital bem sucedido para rastreio de doenças oculares dos recém-nascidos que permite a detecção de doenças com antecedência suficiente para permitir uma intervenção precoce, tais como estimulação visual ou mesmo tratamento cirúrgico.
O Teste do Reflexo Vermelho (teste do olhinho Simples) não é o suficiente?
O teste do reflexo vermelho (teste do olhinho Simples) é um exame para triagem de doenças oculares em Recém nascidos e pode não identificar algumas destas perturbações visuais, principalmente em fases iniciais, que também podem progredir e levar à perda da visão.
Vantagens:
- Exame mais preciso
- Detecção e tratamento precoce de doenças oculares.
o teste do reflexo vermelho do olho ou teste do olhinho como é mais conhecido, serve para avaliar e descartar doenças importantes como Retinoblastoma , um câncer de olho que já pode nascer com a criança e catarata congênita por exemplo, ou seja exame de suma importância para o recém nascido pode ser feio desde a maternidade até os 3 meses de vida.
O teste do olhinho é o primeiro exame oftalmológico obrigatório do bebê.
Visualiza-se alterações no reflexo vermelho retiniano, usando- se um oftalmoscópio. O principal objetivo nessa faixa etária, é diagnosticar precocemente a catarata congênita.
O teste do olhinho é um teste que deve ser realizado ainda na maternidade, antes da alta hospitalar, e nas consultas seguintes com o pediatra. Com o uso do oftalmoscópio, incide-se um feixe de luz na pupila do bebê, onde haverá um reflexo vermelho, sugerindo a normalidade do teste. Caso haja alteração do mesmo, pode-se suspeitar de algumas doenças, como glaucoma, catarata congênita ou tumores.
A detecção precoce dessas patologias, permite intervenção rápida e melhor prognóstico.
A realização do teste do olhinho é garantida por lei tanto em maternidades públicas ou privadas.
É um exame rápido e indolor, que consiste na visualização de um reflexo vermelho, quando um feixe de luz branca ilumina o olho do bebê. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.
Deve ser preferencialmente realizado em todos os bebês logo após o nascimento, a fim de detectar qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual e uma possível cegueira (catarata congênita, glaucoma congênito, tumor intra-ocular etc). O diagnóstico precoce possibilita o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.
Refazemos o teste do olhinho feito na maternidade ,para maior segurança e eficácia.Acompanhamento da visão desde o nascimento.
A criança logo ao nascer deve realizar o Teste do Olhinho (teste do Reflexo Vermelho). Este teste detecta alterações oculares como catarata e glaucoma congênitos e até mesmo doenças graves (retinoblastoma). Como o desenvolvimento visual ocorre nos primeiros anos de vida, qualquer fator que interfira neste momento crítico, determinará déficits visuais irreversíveis, se não forem diagnosticados e tratados precocemente. O Dr. Giovanni é um dos pioneiros na implantação da lei da obrigatoriedade do teste do Olhinho; ele também ministrou cursos ensinando colegas médicos a técnica de realização deste teste.
Teste realizado no recém nascido, melhor quando realizado o quanto antes, servindo para descartar a possibilidade de catarata e glaucoma congênito como também o retinoblastoma que é um câncer bem agressivo e que tem que ser tratado o quanto antes. caso exista o glaucoma congênito ja encaminhamos para cirurgia pois nessa fase a criança tem chances de cura. e a catarata consentida o quanto antes resolvida melhor para o desenvolvimento visual.
Quais profissionais realizam Teste do olhinho?
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.