O teste da orelhinha, também conhecido como triagem auditiva neonatal, é um exame realizado em recém-nascidos para detectar possíveis problemas auditivos. A importância desse teste reside na identificação precoce de deficiências auditivas, permitindo intervenções rápidas e eficazes que podem prevenir atrasos no desenvolvimento da fala e da linguagem. Realizado de forma simples e indolor, o teste da orelhinha é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável da criança, promovendo uma melhor qualidade de vida e facilitando a integração social e educacional.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Taís Belo
Endocrinologista pediátrico, Pediatra
Jundiaí
O Teste da Orelhinha faz parte da rotina neonatal, como recurso para diagnosticar precocemente problemas auditivos. Quando o resultado dá negativo, existe a necessidade de realizar outros testes…

Dra. Viviane Nunes da Costa
Otorrino, Especialista em medicina estética
Santo André, SP
Olá

Sugiro agendar consulta otorrino
Geralmente fazemos reteste . Importante consulta para analisar qual melhor exame de acordo com história clínica da criança
Espero…

Dr. Nilson Becker
Pediatra, Especialista em medicina do adolescente
São Paulo
O teste da orelinha tem foco na audição do bebê.Alterações no aspecto da orelha não são vistas nesse teste. Consulte seu pediatra que ele ou ela saberá encaminhar melhor a questão.

Olá!

Sim, pode. A emissão otoacústica pode detectar lesões nas células ciliadas externas mesmo sem qualquer alteração na audiometria tonal. Alterações nesse exame pode ser o sinal…

Olá, boa noite! Vocês devem procurar um otorrinolaringologista o quanto antes para dar seguimento na investigação. Não se recomenda esperar mais.

EOA ausente quer dizer que as Emissões Otoacústicas não foram detectadas no exame (não passou no teste da orelhinha). Se foi feito no 1o mes de vida da criança, ele pode falhar no teste mesmo…

O teste da orelhinha é um teste de triagem mais adequado ao período neonatal, se você suspeta de alguma perda auditiva no seu bebê, fale com pediatra porque existem exames melhores para esta…

 Fatima Garcia
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Este teste no recem nato não tem o objetivo de "quantificar" a audição, e
sim de avaliar às células ciliares.