A salpingectomia uni ou bilateral é a extirpação de uma ou ambas trompas de Falópio. A salpingectomia é feito no caso de , ou quando uma certa quantidade de líquidos retidos ou pus acha-se dentro de uma trompa. A salpingectomia é indicada nas pacientes com ectópica rota, prole constituída, anterior, lesão tubária extensa, e quando a salpingostomia é realizada e persiste sangramento incontrolável. A salpingectomia pode deixar a mulher infértil no lado afetado, mesmo se a trompa for removida só parcialmente e depois religada. Este possível efeito colateral tem encorajado tratamentos menos invasivos, tais como a salpingostomia e a terapia com metrotrexate. A salpingectomia pode ser realizada por cirurgia aberta (corte) ou por vídeo laparoscopia.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Lília Ferraz
Mastologista, Ginecologista
Aracaju
Olá, uma possibilidade seria realizar a histerossalpingografia.

Olá! Pode sim, tem que ser discutido com seu Obstetra em consulta ambulatorial com bastante antecedência!

Dr. Marcelo Fernandes
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Recife
Essa dúvida só poderá ser elucidada junto ao médico que realizou seu procedimento.
Sugiro elucidar essa dúvida em consulta com o mesmo.

Dra. Rosa Reis Alessio
Ginecologista
Rio de Janeiro
A chance de falha da ligadura tubária é possível mas pouco provável. De qualquer forma além de descartar essa possibilidade de gravidez, também é importante avaliar o aumento do volume abdominal…

ola,
pode sim, porem deve avaliar endometriose para decidir o melhor plano terapeutico e planejamneto familiar

Dr. Alex Barbosa
Cirurgião oncológico, Cirurgião geral, Oncologista
Maceió
Tem sim. Após laqueadura existe cirurgia para reconstruir as trompas uterinas (que foram ligadas), é uma cirurgia complexa que requer expertise do cirurgiao.
Att.

Dra. Isadora Bittar
Ginecologista
Ribeirão Preto
Depende: qual o motivo da segunda laqueadura? Teve gestação apos a primeira? Falta de confiança no método? Precisa ser aprofundado melhor o assunto em consulta

Existem diferentes técnicas de laqueadura, todas com eficácia semelhante (próximo do 100%, mas não é 100%!). A maioria delas envolve amarrar e cortar as trompas. Independente da técnica utilizada,…

A salpingectomia é um tipo de laqueadura tubária. O que muda é a retirada da trompa uterina inteira, ao invés de retirada de parte dela. Novas teorias indicam que a trompa pode ser a origem de…