A por câncer é uma cirurgia realizada para tratamento dos tumores no sigmóide e reto. Na retira-se o sigmóide e os linfonodos regionais e realiza-se a união do cólon esquerdo, também chamado cólon descendente, ao reto. A retossigmoidectomia abdominal por câncer pode ser realizada por acesso videolaparoscópico (sem incisão abdominal). A retossigmoidectomia é uma operação de ressecção anterior do reto para tumores com localização no reto superior e médio e para tumores de localização no reto inferior. Após a ressecção do reto acometido por câncer, a continuidade do trânsito intestinal é reestabelecida através da confecção de uma anastomose colorretal ou coloanal.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

É importante a avaliação médica para que se observe se há distensão abdominal, bom funcionamento da colostomia e que tipo de dor abdominal é, se é cólica, continua e quando acontece. Depois dessa…

Acredito que seja um caso de megacolon. Na maioria das vezes após a cirurgia se tem uma melhora importante do hábito intestinal, porém os cuidados alimentares serão fundamentais para sucesso…

A retossigmoidectomia é considerada uma cirurgia contaminada, pois o intestino apresenta uma abundante flora bacteriana, sendo por isso necessário o uso de antibiótico durante a cirurgia, permanecendo…

Nos primeiros meses após a cirurgia o intestino vai se readequando. Estas alterações em geral são transitórias, mas podem permanecer por mais tempo.

Provavelmente irá normalizar. Isso a princípio não é um sinal de complicação. Se seu proctologista achar necessário pode realizar um exame endoscópico do intestino posteriormente.

No caso de homens, assim que não houver mais dor ou desconforto causados pela incisão abdominal, já é possível reiniciar atividade sexual.
No caso de mulheres, temos que considerar que…

O melhor a ser feito é conversar com o cirurgião que realizou o procedimento para esclarecimentos.
A retossigmoidectomia com anastomose não inclui geralmente uma colostomia (bolsinha).…

Olá! A retossigmoidectomia é considerada uma cirurgia de grande porte, que consiste na ressecçáo do reto e do cólon sigmoíde. Indicada para neoplasias de reto e cólon sigmoíde, doença diverticular…

Algum grau de desconforto no pós operatório de uma cirurgia de grande porte é esperado, e a intensidade é variável de paciente para paciente. Se os sintomas da sua mãe estão se intensificando…

Não há problema algum desde que haja higiene e boa lubrificação. Anatomicamente não houve alteração do canal anal, que é a porção mais distal do tubo digestivo e onde está o ânus.