A por câncer é uma cirurgia realizada para tratamento dos tumores no sigmóide e reto. Na retira-se o sigmóide e os linfonodos regionais e realiza-se a união do cólon esquerdo, também chamado cólon descendente, ao reto. A retossigmoidectomia abdominal por câncer pode ser realizada por acesso videolaparoscópico (sem incisão abdominal). A retossigmoidectomia é uma operação de ressecção anterior do reto para tumores com localização no reto superior e médio e para tumores de localização no reto inferior. Após a ressecção do reto acometido por câncer, a continuidade do trânsito intestinal é reestabelecida através da confecção de uma anastomose colorretal ou coloanal.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá! 6 meses de cirurgia, geralmente é um tempo seguro para realizar o exame. Não há o que temer. Em alguns casos, até antecipamos o pedido do exame. Procure seu cirurgião para orientações e…

Ola! Você provavelmente está com a síndrome da retossigmoidectomia anterior, que se caracteriza pelos sintomas referidos. Estudos mostram que existe uma melhora gradativa ao longo dos meses,…

Deve-se evitar quaisquer esforços na barriga, como pegar peso, levantar da cama com a barriga para cima, subir escada...

Não é comum, mas depende fundamentalmente do estado clínico, se é por doença benigna ou maligna e do intra-operatório.

Umas vezes sim, outras não. Tem que avaliar cada caso individualmente. Um Coloproctologista saberá te orientar.

Todo procedimento cirúrgico tem riscos inerentes. Na retossigmoidectomia , em particular, a grande preocupação é com o surgimento de fístula da anastomose (ligação) entre o colon e o reto após…

Depende da rotina do serviço, mas a profilaxia com antibiótico é feita em geral por 48h, ou seja, enquanto está internado.

O normal nesse período pós operatório seria que tivesse evacuações diárias ou pelo menos a restituição do trânsito do intestino prévio... A dor eventual e leve no sítio cirúrgico (desconforto)…

Após a retirada de um segmento do intestino o tempo completo de cicatrização é em média 40 dias. Dependendo de cada paciente. É preciso saber também de foi um retossigmoidectomia convencional…