Ressutura de parede abdominal (por deiscencia total ou evisceracao) - Informações, especialistas e perguntas frequentes
A ressutura da parede abdominal é uma das cirurgias mais freqüentemente realizadas por e outros especialistas cirúrgicos que de alguma forma realizam um tipo de incisão abdominal.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
A técnica para o fechamento da fáscia abdominal na maioria dos casos realiza-se de acordo com a tradição ou escola em diferentes hospitais, condutas adotadas pela experiência local, ou familiaridade e preferências pessoais dos cirurgiões, e não com base na melhor evidência disponível na literatura mundial.
Fatores que influenciam o resultado do fechamento da parede abdominal são divididos em inerentes ou específicos do paciente, tais como o estado nutricional prévio, índice de massa corporal (obesidade), a doença subjacente, idade, e dependentes de técnica cirúrgica, tal como a manipulação do tecido, o tipo de incisão, o tipo de fechamento da parede abdominal e os materiais utilizados para o mesmo.
Considerando que os factores dependentes do paciente são inalteráveis ??na maioria dos casos, a técnica cirúrgica, e entre os vários aspectos da presente, a técnica e o material de sutura para o encerramento, são áreas em que o cirurgião possa ter um maior impacto na redução da incidência de complicações de fechamento da parede abdominal.
A incidência relatada de hérnia incisional varia de 9 a 20% segundo as diferentes séries, com uma frecuência de encarceramento e estrangulamento de até 15 e 2%, respectivamente, o que determina elevada morbidade e mortalidade em pacientes submetidos à laparotomia, além dos custos elevados para o sistema de saúde. Dada a elevada taxa de complicações de hérnias incisionais, a intervenção cirúrgica é obrigatória na maioria dos casos, excepto que o paciente tem uma condição que impede a cirurgia.
No entanto, a correção de é muitas vezes difícil e cara, com taxas de reprodução que em algumas séries podem chegar a 45%.
A eventração, ou hérnia incisional, é causada por três mecanismos: 1. A da sutura, 2. Falha de nó, e 3. Ruptura do tecido através do local de inserção do fio de sutura; esta última é a causa mais comum de falha no fechamento da parede abdominal .
Se a lógica biológica nos guiar, o material de sutura utilizado para o encerramento de uma laparotomia deveria manter a sua resistência à tração até que o processo de cicatrização da fáscia está completa, que ocorre em 50% no final da sexta semana, e pode levar até 18 a 24 meses para alcançar a sua resistência à tracção pré-operatória.
No entanto, a simples lógica médica não é suficiente para responder o que é o melhor tipo de fechamento da fáscia abdominal.
Como visto, a alta incidência de hérnia incisional após laparotomia e complicações decorrentes obrigam a perguntar qual a melhor técnica e material de sutura para o fechamento da fáscia abdominal.
Evidência da maioria dos ensaios clínicos é insuficiente para determinar a técnica e o material de sutura ideal para fechar uma laparotomia, isto é devido à amostra insuficiente de pacientes, o que diminui a potência do estudo e limita as conclusões.
Especialistas - ressutura de parede abdominal (por deiscencia total ou evisceracao)
Jefferson André S. Alves
Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Agendar uma visitaPerguntas sobre Ressutura de parede abdominal (por deiscencia total ou evisceracao)
Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Ressutura de parede abdominal (por deiscencia total ou evisceracao)