Ressonância Craniofacial em Rio de Janeiro: clínicas e especialistas

Qual é o seu convênio?

Informações sobre Ressonância Magnética Face (Seios Faciais ou Paranasais) em Rio de Janeiro

  • Exame de Ressonância Magnética da Face: o que é?

    A ressonância magnética da face – também conhecida por ressonância magnética craniofacial, RM dos seios da face, ressonância dos ossos da face, RM do nariz, ressonância magnética das cavidades paranasais, ressonância de esfenoides, entre outras expressões – é um exame de imagem altamente preciso, indolor e não invasivo. A RM da face funciona por meio de ondas de rádio combinadas com um campo magnético intenso para captar imagens ricas em detalhes da estrutura óssea que forma os seios paranasais, ou seja, a cavidade próxima à região do nariz, assim como da mucosa da área. Em grande parte dos casos, a RM da face é solicitada pelo profissional da saúde com o objetivo de complementar o resultado de outros exames, como a tomografia facial, contribuindo com a realização de um diagnóstico ainda mais completo.

  • Além de ajudar o médico especialista a detectar possíveis doenças nos tecidos moles da região, no crânio que se estendem à face e vice-versa, a ressonância magnética da face também é capaz de identificar tumores e nódulos. A RM da face é indicada ainda para avaliar sinusite crônica e suas possíveis complicações, assim como auxiliar no planejamento cirúrgico na região. Outra utilidade do exame é o acompanhamento da resposta do organismo a tratamentos em andamento.

  • Antes de começar a ressonância magnética da face, o paciente é geralmente orientado a vestir uma bata disponibilizada pela clínica, além de retirar joias, relógio, óculos, grampos de cabelo ou qualquer acessório metálico que tenha no corpo. Feito isso, ele é encaminhado até a sala onde o exame será realizado e deita-se em uma maca, com a cabeça voltada para o aparelho de ressonância. O paciente deve ficar imóvel o tempo todo, que varia entre 20 e 30 minutos, e se necessário pode se comunicar com um técnico por meio de um equipamento de comunicação interna. Como a máquina emite alguns ruídos intensos, um tampão de ouvido também pode ser disponibilizado. Dependendo da orientação do médico e do centro de diagnóstico, torna-se necessária a injeção de contraste endovenoso (uma substância que amplia a visibilidade das imagens geradas).

  • Quando a ressonância magnética da face exige contraste, o paciente deve permanecer em jejum, seguindo as recomendações da clínica. Caso contrário, nenhum tipo de preparação especial é necessária. Além da retirada de objetos metálicos, que mencionamos no item anterior, também é recomendado estar sem maquiagem, gel ou cremes, com os cabelos secos e não aplicar óleos corporais, filtro solar ou pomadas analgésicas antes da RM da face. Pacientes que fizeram uma tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, devem aguardar 30 dias antes de se submeter ao procedimento. Existem ainda algumas contra-indicações principais da ressonância da face: Marca-passo cardíacoImplantes otológicos coclearesClipes de aneurismaFixadores ortopédicos externosImplantes e aparelhos oculares (exceto lentes intraoculares para catarata)Sensor de glicemia subcutâneaGestão até o primeiro trimestre (12 semanas)

  • O Rio de Janeiro abriga centros de medicina diagnóstica de diferentes estilos e preços, desde clínicas populares a instituições de padrão elevado. Sendo assim, é possível encontrar lugares que fazem ressonância magnética da face nos principais bairros do RJ. Alguns exemplos de regiões onde a RM da face é oferecida: Centro, Tijuca, Botafogo, Copacabana, Ipanema, Taquara, Campo Grande e Tijuca. Para acessar uma lista completa de clínicas que realizam a RM da face no RJ, faça uma pesquisa online pela Doctoralia.

  • Entre 2020 e 2021, o número de usuários de planos de saúde no Brasil cresceu em 1,05 milhão, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O total de brasileiros que têm algum convênio médico ou odontológico já chega a 48,1 milhões, o maior número registrado desde julho de 2016. Apesar de ainda ser uma parcela menor da população que tem acesso aos planos de saúde, grande parte dos convênios já cobre a ressonância magnética da face no Rio de Janeiro, assim como as clínicas aceitam essa condição. Porém, mesmo com as vantagens financeiras, realizar a RM da face pelo convênio é uma decisão que deve ser bem pesada. Isso porque existem algumas exigências comuns aos planos de saúde: solicitação médica justificando o exame, uma série de documentos e ainda a uma autorização que pode levar até cinco dias para ser emitida, comprometendo a agilidade no diagnóstico.

  • Principalmente no caso de pacientes que apresentam fortes dores ou quando existe suspeita de alguma patologia grave, fazer a ressonância magnética da face particular no RJ pode ser a melhor escolha, devido à urgência na realização do exame. Como dito no tópico anterior, os planos de saúde costumam levar até cinco dias úteis para autorizar exames como a RM da face. Já as filas do SUS (Sistema Único de Saúde) podem durar semanas ou até mesmo meses. Portanto, tendo o tempo como um fator decisivo para o sucesso de vários tratamentos, o exame particular ganha em agilidade e praticidade, uma vez que pode ser agendado online, em poucos minutos, por plataformas como a Doctoralia.

  • A ressonância magnética em geral, não apenas da face, costuma ter preços bastante variados dependendo do centro de medicina diagnóstica. Isso acontece porque são diversos os fatores que impactam no valor da RM, a exemplo da modernidade dos aparelhos, a experiência dos especialistas e a localização do estabelecimento, além da aplicação ou não do contraste. Mas no Rio de Janeiro, a oscilação é menor do que em outras grandes capitais do país. O preço da ressonância magnética da face no RJ parte de 400 reais e pode chegar a mais de 800. Logo, o valor médio fica em torno dos 600 reais. A dica para encontrar o preço que melhor se encaixa às suas necessidades e preferências é realizando uma busca detalhada online. Uma ferramenta que ajuda muito é a Doctoralia, onde você encontra uma lista completa de lugares que oferecem ressonância da face no Rio de Janeiro, de clínicas populares a centros de alto padrão, incluindo a média de preços e a disponibilidade da agenda.

  • Sim, o agendamento online para ressonância magnética da face no Rio de Janeiro existe, é super prático e gratuito para os pacientes. Para agendar sua RM a qualquer hora do dia, mesmo em finais de semana ou feriados, é só acessar o portal www.doctoralia.com.br, preencher o nome do exame e a cidade – no caso, “Ressonância Magnética da Face” e “Rio de Janeiro” – e escolher o centro médico mais adequado às suas necessidades com base nas informações exibidas. Após selecionar a data conveniente, um simples cadastro deve ser preenchido e pronto, sua RM estará agendada!

Static Map Image