Ressonância Coluna em Rio de Janeiro: clínicas e especialistas

Qual é o seu convênio?

Informações sobre Ressonância Coluna Total (Cervical, Torácica e Lombar-Sacra) em Rio de Janeiro

  • Média de preço da ressonância magnética da coluna total no Rio de Janeiro

    Diversos fatores influenciam o preço da ressonância magnética da coluna total no Rio de Janeiro, e é a prioridade do paciente que vai ditar o melhor custo-benefício em cada caso. Mas antes de apresentarmos o preço da ressonância no RJ, vale lembrar que a RM é um exame de imagem que exige equipamentos modernos e de qualidade para gerar resultados com o nível de detalhamento esperado. E por mais que o desenvolvimento da tecnologia tenha tornado os aparelhos mais acessíveis, ainda não é qualquer centro de diagnóstico que pode fazer essa aquisição. Dito isso, vamos aos valores da ressonância. Para os pacientes que buscam um exame barato, acima de tudo, existem clínicas populares no Rio de Janeiro que oferecem ressonância magnética da coluna total a partir de 600 reais. Por outro lado, se diferenciais como a localização do centro de diagnóstico, o conforto de suas instalações ou a experiência do corpo clínico importam para você, clínicas de alto padrão costumam cobrar entre 1.000 e 2.000 reais na ressonância magnética da coluna total no RJ, podendo superar 2.500. Se o médico identificar que o problema está localizado especificamente na lombar, cervical ou dorsal, ele pode solicitar a RM da área específica a ser analisada. O preço médio tanto da Ressonância Magnética Coluna Lombar no Rio de Janeiro, como da Ressonância Magnética na Coluna Dorsal ou da RM da Coluna Cervical no RJ, está entre 600 e 800 reais, partindo de 400 e podendo chegar a 1.500.

  • A ressonância magnética da coluna total é um exame não invasivo que auxilia o médico no diagnóstico de diversas patologias. Os aparelhos de ressonância criam um campo magnético potente que, combinado com ondas de rádio e com o auxílio de um computador, produzem imagens extremamente detalhadas da coluna completa, ou seja, cervical + dorsal/torácica + lombo-sacra. A ressonância magnética não faz uso de radiação, o que oferece maior segurança e possibilidade de realizar o procedimento diversas vezes em um curto período de tempo. A alta precisão das imagens da ressonância magnética da coluna total torna possível a identificação de elementos complicados de serem visualizados de outras maneiras, como aneurismas, cistos e tumores, antes mesmo de se tornarem um câncer.

  • A ressonância magnética da coluna total é solicitada quando o médico sente a necessidade de avaliar a coluna toda, desde o pescoço até a região do cóccix, a fim de identificar possíveis patologias ou analisar os efeitos de tratamentos já iniciados. Isso geralmente acontece após o paciente relatar sintomas como dores na coluna ou dores com irradiação para outros membros, a exemplo de pernas e braços, tonturas, cefaleias (dor de cabeça), desvios da coluna e falta de força.

  • A ressonância magnética da coluna total muitas vezes é associada à hérnia de disco, já que o exame é atualmente o mais sensível para a avaliação dessa condição que atinge 5,4 milhões de brasileiros, de acordo com o IBGE. Ainda assim, existe uma série de outras doenças que podem ser detectadas pela ressonância da coluna, assim como ter seu tratamento acompanhado. Alguns exemplos são: Artrose da coluna (espondilose)Defeitos de nascença nas vértebras ou medula espinhalDesvios da coluna vertebral (cifose, lordose e escoliose)Traumatismo no osso, disco, ligamento ou medula espinhalDoenças inflamatórias ou desmielinizantesTumores benignos ou malignos.

  • Antes de entrar na sala onde o exame será realizado, o paciente é orientado a trocar de roupa, vestindo uma bata fornecida pela própria clínica ou hospital. Nesse processo, também é fundamental a retirada de qualquer acessório metálico, como relógio, jóias, óculos, grampos de cabelo e até aparelhos móveis auditivos ou odontológicos. Isso porque o equipamento equivale a um grande ímã e pode sugar os objetos. Caso a aplicação de contraste seja necessária para tornar as imagens ainda mais claras, é nesse momento que ela acontece, geralmente por via intravenosa. Em seguida, o paciente é colocado deitado, de barriga para cima, em uma mesa móvel que corre para o interior do aparelho de RM, onde o campo magnético começa a agir. Um profissional dá orientação e acompanha o processo por um computador na sala ao lado. O exame costuma durar no máximo 30 minutos, e é imprescindível que o paciente permaneça imóvel durante este tempo.

  • Além de tudo o que já foi mencionado até aqui sobre a ressonância magnética da coluna total, é importante saber que um jejum de pelo menos 5 horas pode ser necessário nos casos em que o contraste é aplicado. Como nem sempre é possível prever a utilização do contraste, muitos centros de diagnóstico recomendam o jejum em qualquer ressonância. Por garantia, recorra ao estabelecimento para informações mais específicas. Fora isso, a RM da coluna não exige preparação. Vale reforçar ainda que, como já foi mencionado anteriormente, objetos metálicos devem ser evitados. Outra indicação é estar com o cabelo seco, sem gel ou cremes, e com o mínimo de maquiagem possível. Pessoas portadoras de próteses, pinos metálicos ou marca-passos implantados no corpo não podem se submeter ao exame. O médico deverá avaliar a melhor alternativa nesses casos. Também é aconselhado que grávidas não realizem o procedimento durante o primeiro trimestre de gestação e informem aos profissionais a sua condição depois desse período.

  • Se você está em dúvida sobre onde fazer uma ressonância magnética da coluna total no Rio, saiba que existem boas opções nos principais bairros da cidade, como Ipanema, Barra da Tijuca, Copacabana, Botafogo e Centro. Alguns exemplos de clínicas que oferecem a RM da coluna no RJ são ANATO Medicina Diagnóstica, ProEcho Diagnósticos e Hospital São Lucas Copacabana. Para uma busca mais completa, com possibilidade de agendamento online, acesse o portal Doctoralia.

  • Atualmente, a ressonância magnética da coluna total já é aceita por diversos planos de saúde na cidade do Rio, uma vez que é considerada uma importante aliada por médicos de diferentes especialidades. Entretanto, a cobertura dos convênios pode variar de acordo com o plano contratado. Por isso, o melhor a ser feito a fim de garantir que você poderá usufruir do seu plano de saúde para fazer a RM é confirmar a informação diretamente com a seguradora. Em caso positivo, lembre-se de perguntar também sobre o processo de aprovação do exame, quais são os documentos necessários para solicitá-lo e qual é a média de tempo que leva para a autorização ser emitida. Isso pode ser determinante para fazer o agendamento na data mais conveniente.

  • Sim, é possível fazer ressonâncias magnéticas pelo SUS. Entretanto, por ser a segunda cidade mais populosa do país, o Rio de Janeiro enfrenta algumas dificuldades para atender à procura na rede pública de saúde. Apesar de reunir unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em vários bairros, é comum que exames de imagem como a ressonância magnética da coluna apenas sejam realizados após semanas, ou até meses, de espera. Esse atraso é perigoso para pacientes que estão em dor aguda e têm urgência na realização da RM. Naturalmente, a isenção de cobrança é muito conveniente, mas os benefícios da rede popular podem valer a pena, especialmente após o surgimento da Doctoralia, que oferece informações sobre diversas clínicas que fazem o procedimento e facilita a escolha do melhor custo-benefício pelo usuário.

  • Os cariocas não precisam mais perder tempo no telefone ou se limitar ao horário comercial para agendar uma ressonância magnética da coluna, pois o agendamento online de exames é uma realidade no RJ! Essa comodidade é oferecida de forma gratuita para os pacientes pela Doctoralia. A plataforma reúne uma listagem completa de clínicas e laboratórios, com todas as informações necessárias para que você selecione a ideal. Para fazer a pesquisa, é só acessar www.doctoralia.com.br, completar o nome do exame e a cidade – no caso, “Ressonância Magnética da Coluna Total” e “Rio de Janeiro” – e conferir os endereços dos estabelecimentos, avaliações de pacientes, disponibilidade de horários próxios e média de preços. Para agendar, basta selecionar o horário de sua preferência, preencher um breve cadastro e pronto! Lembretes pelo WhatsApp não deixam que o paciente esqueça da data marcada e, após o procedimento, incentivam o compartilhamento de opiniões.

Static Map Image