Ressecção endoscopica da prostata - Informações, especialistas e perguntas frequentes
O que é?
A ressecção endoscópica da próstata é um procedimento cirúrgico que visa retirar fragmentos da próstata através da uretra. Ele é realizado na maioria das vezes em homens que apresentam obstrução na uretra. Não há necessidade de anestesia geral na grande maioria dos casos. O procedimento pode ser realizado apenas com anestesia raquidiana. Ao final da operação, o paciente deixará a mesa de cirurgia carregando uma sonda. Ela ficará com ele por dois dias. Sua finalidade é evitar o acúmulo de coágulos dentro da bexiga. Há riscos, embora relativamente pequenos, de o procedimento causar impotência e . As chances são maiores de diminuir a quantidade de esperma no momento da ejaculação uma vez que parte dela seguirá para a bexiga.
Qual é a causa?
A necessidade de realizar a ressecção endoscópica da próstata normalmente está relacionada a uma doença chamada . É o crescimento exagerado do órgão. Normalmente, em um homem de até 20 anos, a próstata pesa 20 gramas. Após os 30 anos, ela tem seu peso aumentado em 0,4 gramas por ano. Pode até ultrapassar os 100 gramas sem causar nenhum sintoma. Porém, quando há o desenvolvimento de incômodos, é necessário retirar parte da próstata.
Quais os sintomas?
Alguns sintomas mostram a necessidade de um exame mais apurado na próstata. São eles: - jato urinário mais fraco- dificuldade para começar a fazer xixi - desenvolver o hábito de acordar a noite para urinar - presença de sangue na urina- interrupção involuntária da micção - urgência para fazer xixi- sensação de esvaziamento incompleto da bexiga - dor ou ardor para urinar
Como fazer o diagnóstico?
O médico deve fazer uma entrevista com o paciente e conhecer o histórico familiar em relação a doenças na próstata. Na avaliação física, é necessário realizar o exame de toque retal. Para ajudar a concluir o diagnóstico, alguns exames laboratoriais podem ser pedidos. O de sangue para medir a dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o de urina com urocultura. Exames como ultrassons de rins, bexiga e próstata e urofluxometria também podem ajudar na definição do diagnóstico.
Qual o tratamento?
Inicialmente, quando os sintomas são mais leves, deve-se fazer o acompanhamento do crescimento da próstata. Se o crescimento continuar acelerado, é possível utilizar medicamentos para controlar. Apenas se essas duas opções não funcionarem é que cirurgia torna-se uma opção.
Especialistas - ressecção endoscopica da prostata
Perguntas sobre Ressecção endoscopica da prostata
Nossos especialistas responderam a 1054 perguntas sobre Ressecção endoscopica da prostata