O que é?
A ligamentoplastia ou reconstrução ligamentar intra-articular do joelho é um procedimento cirúrgico que visa reconstituir os ligamentos da região. Há diferentes técnicas para a realização da ligamentoplastia. As principais são: - Reconstrução do ligamento cruzado anterior com o tendão rotuliano: usa-se o terço médio do tendão rotuliano. Apresenta bons resultados na melhoria da estabilidade, todavia, pode provocar dores na região da rótula e agravar patologias já existentes. . Reconstrução do ligamento cruzado anterior com os tendões isquio-tibiais: dois músculos da parte interna do joelho são utilizados para estabilizar o ligamento. É a opção mais popular. Há a possibilidade ainda da utilização de ligamentos artificiais, embora os resultados destes ainda não tenham apresentado resultados satisfatórios, ou mesmo enxertos de cadáveres. Eles podem ser fixados com a utilização de parafusos e pinos, por exemplo. O joelho possui dois ligamentos (cruzado anterior e cruzado posterior) responsáveis para lhe garantir estabilidade. Não é recomendada a cirurgia imediatamente após a lesão. Espera-se inicialmente a redução do processo inflamatória para, depois, realizar-se o procedimento. Geralmente o período de três semanas é suficiente. O processo de reabilitação após a ligamentoplastia leva aproximadamente seis meses. Ele é gradual com a liberação do paciente para realizar exercícios físicos após um mês da cirurgia.
Qual é a causa?
As lesões nos ligamentos ocorrem, na grande maioria das vezes, durante a prática esportiva.
Quais os sintomas?
A do ligamento provoca um barulho ou estalo no joelho impedindo que ele seja estendido ou flexionado. Há dor intensa. Horas depois da contusão, o local fica inflamado.
Como fazer o diagnóstico?
O exame físico é suficiente para detectar a ruptura do ligamento. Exames de imagens podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico. Uma radiografia simples é capaz de mostrar a presença de lesões ósseas, mas a é o exame mais pedido por apresentar a possibilidade de diagnosticar ainda lesões no menisco.
Qual o tratamento?
A idade sempre foi considerada um fator essencial na escolha do melhor tratamento para a ruptura dos ligamentos. A cirurgia era indicada para pacientes com até 40 anos. Após essa idade, optava-se por um tratamento mais conservador. Porém, com o aumento do número de pessoas acima 40 anos, inclusive alguns pacientes da terceira idade, com grande capacidade atlética, a cirurgia tornou-se a principal opção de tratamento. O tratamento conservador é considerado apenas para pessoas que pretendam modificar suas atividades esportivas evitando praticar modalidades que causem dores constantes na região.





