Psicoterapia psicanalítica - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Especialistas - psicoterapia psicanalítica
Perguntas sobre Psicoterapia psicanalítica
Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Psicoterapia psicanalítica
Especialistas falam sobre Psicoterapia Psicanalítica
A Psicoterapia Psicanalítica é uma modalidade de intervenção psicológica com fundamentação teórica na Psicanálise. O paciente disponibiliza-se a falar, de uma forma sincera e livre, sobre si próprio, sobre a sua situaçao de vida, acontecimentos do dia-a-dia, experiências emocionais, memorias, fantasias, história de vida, etc., e o terapeuta através do processo de escuta ativa e empatica tenta encontrar padrões reveladores do funcionamento psicologico do paciente e interpretar esses mesmos padrões revelando-os ao paciente e dessa forma ajudando-o a conhecer-se melhor, a conhecer melhor o seu inconsciente e os seus mecanismos inconscientes, atuando sobre as causas de seus sintomas.
Os atendimentos são realizados com base na Metodologia Freudiana da associação livre, que é uma das bases da técnica psicanalítica, onde o paciente é convidado a falar o que lhe vem à mente e por meio de uma série de associações surge a possibilidade de chegar à etiologia do “problema” a ser tratado, ou seja, a” cura pela palavra” que está pensada por Sigmund Freud na dimensão de tornar consciente o inconsciente.
A psicoterapia psicanalítica é aplicável a qualquer pessoa que procure a cura de quadros sintomáticos (graves ou brandos). As sessões são realizadas de forma semanal com uma ou mais sessões na semana. O paciente tem a oportunidade de conhecer aspectos dantes reprimidos, e, entrando em contato com estes, pode responder de forma mais adequada aos conflitos internos e externos. Quanto mais sessões na semana, mais profunda torna-se a análise do mundo interno.
Através da psicoterapia, a personalidade do paciente evolui, e este amadurece; utilizando a potencialidade latente o indivíduo tem seus sintomas (psicológicos/psicossomáticos) atenuados ou curados.
A psicoterapia psicanalítica tem por objetivos: auxiliar a elaborar conflitos (problemas ou situações causadores de sofrimento) para os quais o paciente esteja sentindo dificuldade em resolvê-los com seus recursos atuais; atravessar crises vitais (vestibular, namoro, casamento, etc.), assim como crises advindas de situações diversas, inesperadas. Não busca só o alívio do sofrimento, mas a ampliação dos recursos mentais. Considerando a individualidade de cada paciente, possibilita o desenvolvimento da autonomia, identidade pessoal e autoimagem, buscando promover novas formas de adaptação e amadurecimento da personalidade.
Psicanálise também é se aplica em casos que não se enquadram em distúrbios psicológicos, mas em questões do dia-a-dia, que implicam na forma com que levamos nossa rotina e nossas relações interpessoais. Sugiro procurar análise se frequentemente você.
não relaciona-se bem com colegas, familiares ou companheirx;
sente-se infeliz, triste, angustiadx ou insatisfeitx com seu momento atual;
envolve-se em intrigas ou brigas;
sente dificuldade em desapegar de pessoas ou coisas;
é capaz de definir onde estão seus erros, mas sente-se incapaz de mudar de atitude;
envolve-se em relacionamentos abusivos ou faz envolve-se com pessoas de um mesmo perfil;
percebe que tem atitudes autodestrutiva
A Psicanálise, enquanto abordagem psicológica de atendimento clínico, surge através do trabalho de Freud, a partir de sua dedicação a escuta de seus pacientes ao longo de sua vida.
O que a psicanálise enfatiza é a característica do ser humano de ser falante, e postula que é a partir do afetamento pela linguagem que o psiquismo humano se estrutura, e com ele o diferente modo de cada sujeito ser e perceber o mundo e as pessoas a sua volta, sua forma de amar e sua sexualidade, e por vezes modos de sofrer.
A psicoterapia psicanalítica se caracteriza pela liberdade de fala, e a responsabilidade do psicanalista é ajudar o paciente a ouvir-se e organizar-se em torno de seu próprio discurso.
Como o próprio nome sugere, nesta psicoterapia a técnica utilizada é a da Psicanálise, uma técnica de atendimento desenvolvida por Freud e aprimorada por inúmeros outros autores, aqui o nosso principal objetivo é ir de encontro a questões que se encontram no inconsciente do paciente, e para isso muitas vezes utilizamos o divã, aquele móvel que fica dentro da sala do psicólogo e que se parece com sofá, neste o paciente pode deitar-se de maneira confortável para falar de suas questões sem se preocupar com os olhares de seu terapeuta, ali a ideia é que as informações possam sair mais "soltas" e portanto podemos "mergulhar" mais profundamente na mente do paciente.
Psicoterapia Analítica pode ser descrita como um percurso que permite ao analisante (*) adquirir um conhecimento maior sobre si mesmo, sobre as forças antagônicas que atuam em sua psique e, principalmente, sobre seu desejo. Inicialmente, Freud não fazia distinção entre os termos 'psicoterapia' e 'psicanálise', empregando-os indistintamente para referir-se ao método de tratamento que criara. Frequentemente, utilizava a expressão 'terapia analítica', como que estabelecendo uma conexão entre ambos.
(*) quem faz análise.
Meus atendimentos são de referencial teórico em psicanálise. Ou seja, os atendimentos são direcionados pela associação livre, pelas metáforas e metonímias trazidas nas falas dos pacientes e dos seus sonhos.
Cada paciente possui seu horário agendado previamente. O ambiente de atendimento é totalmente confortável e acolhedor garantindo o sigilo das demandas trazidas para o atendimento.
Na psicoterapia psicanalítica o tratamento se diferencia pela atenção dada a transferência entre analisandos (as) e analistas. Sentimentos e afetos são tomados como fundamentais seja na primeira consulta ou no processo do tratamento.
As consultas e sessões tem duração em média de 50 minutos e atuam sobre sintomas como obsessão, angustia, ansiedade, medo, compulsão, depressão, conflitos sexualidade, entre outros. Estes sintomas causam sofrimento e impedem motivações realizadoras. Um lugar para falar de si e ser escutado (a), é fundamental para que o sofrimento possa ser acolhido e seja encontrada as causas para o alcance de mudanças positivas.
Tratamento focado no conflito do paciente, possibilitando ao individuo a ampliação do entendimento do seu funcionamento e uma reorganização da sua estrutura psiquica.
Um dos principais aspectos da psicoterapia que realizo é o foco na construção de um ambiente confortável e acolhedor para que o paciente sinta que há espaço para me contar o que está acontecendo e o que já vivenciou, com grande profundidade. Desta forma, o objetivo é o de construirmos uma dupla de trabalho, ou seja, iremos juntos identificar o que está acontecendo, mas também conhecer aquilo que já está esquecido. Para tanto, realizo a psicoterapia psicanalítica com sensibilidade, pois entendo ser dolorido e angustiante o processo de conhecer e trazer à tona as emoções e os conflitos pessoais.
Provavelmente nenhuma outra geração encontrou um mundo com tantas situações que direcionem o sujeito a se ver num verdadeiro vendaval de sentimentos. Antes, encontrávamos um mundo já estabelecido, dado. Hoje, diferente de outros tempos, as alterações são significativas. Notamos assim, que o descrito nas obras de Zygmunt Baumman em relação a “modernidade líquida” reflete a realidade vivida por muitos sujeitos em seu cotidiano. Ficamos tristes, vivemos lutos ou sofremos com o mal-estar próprio desta civilização. Há um déficit de felicidade, sentimento que retorna ao sujeito em condições às vezes insuportável. Esta tem sido a tônica vivida no "setting" terapêutico e que precisa ser acolhido.
A abordagem psicanalítica parte do princípio de que muitos processos psíquicos são inconscientes. Através das sessões psicológicas, o paciente passa a compreender melhor estes processos até então inconscientes, e começa a ter maior conhecimento sobre si mesmo, pois nesta abordagem não é considerado apenas as problemáticas atuais, mas sua história de vida é considerada para melhor compreensão da origem da queixa.
A psicanálise busca elucidar questões do passado que estejam interferindo no momento atual da vida da pessoa. Explicita traumas antigos e dificuldades atuais que estejam relacionadas com a forma de se posicionar no mundo. Auxilia no autoconhecimento e com isso em se posicionar de forma diferente diante das pessoas e da vida como um todo.
Os sujeitos se submetem a uma análise, se encontram com a sua condição de sujeito dividido, e que, por muitas vezes, não querem saber nada disso. Não nos surpreende vermos a grande resistência em procurar um tratamento analítico.
Esse não querer saber é da ordem de uma paixão por sua ignorância, presa a um gozo mortífero; e assim se paga um preço, que não é apenas o dinheiro, e a função de uma análise, no seu percurso é quando se deseja reduzir sua miséria neurótica a infelicidade comum, ordinária e aceitável. A final, momentos de tristezas e frustrações todos temos.
Paciente procura a terapia para entender aquilo que o faz sofrer. Importante o paciente e o psicólogo terem empatia no primeiro encontro, a primeira sessão não é cobrada, o paciente conta um pouco sobre a sua vivência e suas questões, ambos se conhecem e firmam um contrato de trabalho.
As demais sessões deverão acontecer com no mínimo 1 vez na semana, com duração de 50 minutos, e passam a ser cobradas (por sessão de acordo com o combinado entre paciente e psicólogo)
Serão trabalhados os sofrimentos e dificuldades do paciente, ressignificando e buscando novos caminhos.
Psicoterapia e os Relacionamentos Humanos
Os relacionamentos humanos são comumente acompanhados de desafios difíceis de compreender, pois às vezes atuamos sem nos dar conta de nossos anseios e escolhas nesta área de nossas vidas. A psicoterapia é um processo de autoconhecimento no qual o paciente, acompanhado do psicólogo, examinará as causas de seus problemas e a complexidade de suas emoções. Muitas vezes, experiências de nossa infância, ou de outras fases, acabam refletindo-se na maneira como nos relacionamos com o outro no presente.Ao explorarmos nossa realidade psíquica, estabelece-se uma oportunidade de crescimento pessoal e mudança, para que vivamos relacionamentos mais verdadeiros.
A psicanálise é a abordagem que conduz minha prática. Peço que o paciente fale e juntos vamos re-significando e construindo novas maneiras de agir, uma maneira que traga menos sofrimento e que torne mais "leve" e significativa nossa existência.
O consultório fica localizado em Sorocaba/SP, na Clínica Psicologia Sorocaba. Entre em contato para agendar uma sessão e para informações complementares.
O tratamento psicanalítico visa a libertar o paciente de padrões de comportamento que se repetem e trazem sofrimento. Nesse sentido, ele propicia com que o sujeito descubra a direção que gostaria de dar na sua vida bem como a capacidade de realizar concretamente seu desejo.
Ele é composto de três fases basicamente:
- A análise do sofrimento atual;
- A reconciliação com a própria história e de seus padrões;
- A libertação das repetições e a invenção de novas experiências na vida cotidiana.
O método se baseia na associação livre, Ao falar sem censura, o paciente passa a se dar conta daquilo que direciona a sua vida e passa a pensar e experimentar alternativas.
Quais profissionais realizam Psicoterapia psicanalítica?
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.