Prótese peniana - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é uma prótese peniana?

A prótese peniana é um suporte artificial para este corpo, e pode ser a solução para problemas de erecção (disfunção eréctil) que impedem as relações sexuais. No entanto, é aconselhável não se recorrer a esta solução, sem considerar outros métodos. O implante de prótese peniana é a última etapa do protocolo para o tratamento de impotência, pois significa a destruição dos corpos cavernosos e, portanto, um caminho sem volta. Se isto falhar, não há outra solução que não passe após o . Além disso, hoje temos muitos outros tratamentos para a disfunção erétil e continuamos a investigar novas soluções. Por outro lado, o implante de uma prótese tem um risco não negligenciável de mau resultado (10-15%), de modo que deve ser previamente esgotadas outras opções.

Como é a Prótese peniana?

O paciente deve saber que estes dispositivos são apenas uma forma mecânica de produção de ereção permitindo  a relação sexual, e não um meio para estimular a libido (desejo sexual ou impulso).

Existem dois principais tipos de prótese peniana

Semi-rígidas

Estas próteses são feitas de duas hastes de silício e instalados ao longo do pênis, em um procedimento menor. A prótese fornece alguma rigidez e flexibilidade, de modo que o pênis pode ficar caído em sua posição normal, ou ereto para o coito.

Inflável

O mais comumente usado. Essas próteses consistem em dois cilindros, um dispositivo de bomba e um recipiente de líquido (soro fisiológico). Instalado dentro do corpo cavernoso do pênis, que são as estruturas que o tecido erétil , os cilindros são inflados em conseguir a ereção e desinflar após a relação sexual. Os componentes deste sistema hidráulico são implantados dentro do pênis (cilindros), escroto (bomba) e abdômen (reservatório). Quando a ereção é desejada, a bomba é ativada pressionando um dispositivo instalado no escroto. Isto leva o líquido do recipiente para os cilindros, e o pênis torna-se rígido. Após a relação sexual, pressionar a válvula para o líquido no recipiente, colocado no abdômen nestas próteses de três componentes.

Para escolher o mais adequado para considerar:

  • A anatomia do pénis (comprimento, cirurgia anterior do pênis, etc.)
  • A causa da impotência
  • Idade do paciente, o estado de saúde e risco
  • Cirurgias prévias no abdome e da pelve
  • Necessidade de manipulação através da uretra (perfuração, etc.)
  • Fatores econômicos
  • Finalmente, a escolha do paciente.

Próteses infláveis ??têm a vantagem de ser um método mais natural do que os outros, mas também tem algumas desvantagens. Primeiro, a prótese inflável é muito cara e a operação para a implantação, embora seja financiada pelo Instituto de Saúde não é realizada em todos os locais e, portanto, requer alguma papelada. Além disso, esta cirurgia é mais complicada do que a colocação de prótese rígida. Finalmente, deve-se notar que esta opção requer alguma destreza manual do paciente.

Quando recomendamos a implantação de uma prótese?

Normalmente implantado em pacientes com um ferimento físico no tecido erétil do pênis. Geralmente são pacientes que têm tentado sem sucesso todos os outros tratamentos para a disfunção erétil, ambos os tratamentos oral e injetável. Em geral, qualquer tipo de impotência pode ser tratada com próteses cirurgica, embora devamos ser extremamente conservadores, especialmente no caso de pacientes jovens. Em algumas situações, pode ser o único remédio eficaz (impotência dos homens de origem arterial ou venosa grave com significativa dos corpos cavernosos, os pacientes com contra-indicações a outros tratamentos).

Antes de implante de prótese peniana, explicar ao paciente as várias opções terapêuticas para a disfunção eréctil. Mostrar os diferentes modelos de próteses com uma lista precisa das suas vantagens e desvantagens, para alcançar o que é considerado apropriado.

O que acontece após a cirurgia?

Em todos os casos, o tratamento analgésico é usado por alguns dias. O paciente é instruído a deixar o pênis anexado à barriga, facilitando assim a drenagem linfática e diminuindo a inflamação.

O treinamento no uso de próteses ativa começa uma vez que acaba a dor espontânea (geralmente 7-10 dias), mas ainda dói no manuseio. Com cada paciente foi realizada uma ou duas sessões de treinamento, usando todos os meios disponíveis (vídeos, folhetos, etc) ..

Atividade sexual, em casos de implementação simples é permitida uma vez a dor cessou completamente, o que geralmente ocorre dentro de 4-6 semanas.

Que resultados tem o implante de prótese peniana?

Por muitos anos, a avaliação de resultados foi feita a partir da resposta ao inquérito enviado aos homens que se submeteram a implantes penile da prótese. Estes foram respondidas por cerca de 70% dos pacientes. Em geral, eram resultados de curto prazo, e que não houve séries de longa data.

Por outro lado, não parecia lógico  tratar todos os pacientes dentro do mesmo grupo, já que houve mudanças e desenvolvimentos significativos nos materiais, projetos e soluções técnicas utilizadas na fabricação da prótese, de modo que os modelos não são comparáveis com o primitivo atual. Hoje, devemos considerar que, para novos modelos de 3 peças de grandes marcas podem ser aceites até 5% de falha mecânica a longo prazo , um percentual que cai para 2% no caso de próteses rígidas, mas também é verdade que o grau de satisfação para o paciente é claramente menor.

Sobre a satisfação do paciente e parceiro sexual, vários estudos coloca em 71-85% e 69-85%, respectivamente analisada com a prótese inflável. Note-se que até 35% dos pacientes podem notar um encurtamento do comprimento do pênis, e que 92% atingiram a ejaculação e orgasmo.

O que acontece quando o paciente não quer fazer?

Depois de esgotar todos os outros tratamentos disponíveis, não devemos esquecer que existem outras maneiras de enriquecer a sua vida sexual e se divertir. O homem que não pode obter uma rigidez  suficiente para penetrar o seu parceiro, pode obter satisfação sexual de outras formas.

Especialistas - prótese peniana

Lessandro Curcio

Lessandro Curcio

Urologista

Rio de Janeiro

Hiury Silva Andrade

Hiury Silva Andrade

Urologista

São Paulo

Bruno Salomão

Bruno Salomão

Urologista

Juiz de Fora

Agendar uma visita
Paulo Tadeu Turki de Lima

Paulo Tadeu Turki de Lima

Urologista

Santa Rosa

Perguntas sobre Prótese peniana

Nossos especialistas responderam a 330 perguntas sobre Prótese peniana

Não. A função da prótese é parecida com a do alprostadil. Permitir a penetração. Se você consegue penetrar com o alprostadil e não tem qualquer sensação de prazer, a prótese não melhora isso.

De acordo com as especificações do produto, é seguro realizar ressonância de até 3 Tesla, gradiente espacial menor ou igual a 720 Gauss/cm e 2,9W/kg de taxa de absorção específica máxima de corpo…

Até pode sim, mas não é o mais comum. Geralmente as consequências da infecção da prótese são locais, com dor peniana, extrusão da prótese, vermelhidão no pênis, etc.
Essa infecção com saída…

Especialistas falam sobre Prótese peniana

O implante de prótese peniana, é o último e definitivo, recurso para pacientes com impotência sexual. Geralmente é usada em homens diabéticos, ou naqueles que foram submetidos a cirurgia para tratar o câncer de próstata. A cirurgia dura geralmente 30 minutos e o paciente recebe alta no mesmo dia do procedimento. Existem vários modelos de próteses penianas, mas o objetivo final é sempre o mesmo, devolver ao homem a capacidade e confiança de ter uma relação sexual normal. Existem vários modelos e tamanhos de próteses e somente uma analise personalizada poderá determinar qual o modelo se adapta melhor ao paciente.

O implante de prótese peniana é uma estratégia cirúrgica utilizada na recuperação da ereção em pacientes que falharam a métodos orais e injetáveis. Após esgotar o arsenal de medicamentos, este recurso devolve a auto-estima e qualidade de vida de homens que haviam perdido a capacidade de manter relações sexuais pelos mais variados motivos. Para cada paciente existe um tipo de prótese que é mais indicado, mais qualquer tipo escolhido vai devolver o prazer e permitir uma restauração da sexualidade do casal.

A disfunção erétil é a incapacidade de se obter ou manter uma ereção peniana adequada para que ocorra a penetração vaginal. É um distúrbio orgânico comum que afeta cerca de 30 milhões de americanos, sendo motivo de 400.000 consultas e/ ou procedimentos por ano, nos Estados Unidos. Quando o tratamento clínico falha, existem 2 tipos de prótese peniana que podem ser utilizadas: semi-rígidas e infláveis. Cada uma com vantagens e desvantagens. Conversando com seu urologista ficará fácil determinar a melhora opção para cada caso.

Fernando Almeida

Urologista

São Paulo


Esse procedimento cirúrgico é realizado em pacientes com disfunção erétil grave refratária ao tratamento clínico ou nos pacientes que possuem contra-indicação aos medicamentos utilizados para ereção. Existem vários tipos de próteses que podem ser infláveis ou semi-rígidas. O implante é feito dentro dos corpos cavernosos com duas hastes que ficam imperceptíveis com o tempo. O tempo de internação em geral é de 24 horas e o paciente retorna as atividades sexuais após 40 dias em média. Normalmente é uma cirurgia que confere bastante satisfação aos pacientes e possui raras complicações como rejeição ou infecção.

O implante de prótese peniana deve ser realizada por urologista capacitado e com experiência com o procedimento. Existem dois modelos de prótese: prótese semi-rígida e prótese inflável. A indicação depende da avaliação do grau de disfunção erétil, utilização prévia de tratamentos e resposta, avaliação de doenças associadas e capacidade de adaptação do paciente. Contamos com especialização em centros de referência de São Paulo e ampla experiência no implante de prótese peniana em pacientes oncológicos. Estamos a disposição para avaliação em Brasília.

Naqueles pacientes com impotência sexual, que não respondem de forma satisfatória aos tratamentos medicamentosos convencionais, estaria indicado o implante se prótese peniana. Existem próteses simi-rigidas e infláveis. No caso das semi-rigidas, a cirurgia consiste na substituição dos vasos danificados dos corpos cavernosos do pênis por uma haste de silicone. Por sua vez, quando utiliza-se próteses infláveis, a ereção ocorre de uma forma mais natural, após acionar um dispositivo localizado na bolsa escrotal.

A primeira linha de tratamento da Disfunção Erétil (DE) é o uso de inibidores orais da Fosfodiesterase tipo 5 (I5PDE), como o Viagra®, Cialis® e o Levitra®. No entanto, cerca de 35% dos pacientes não respondem a essa terapia. Esses pacientes, possuem como alternativas de tratamento opções como: drogas de uso injetável, dispositivos à vácuo ou implante de prótese peniana. O implante da prótese peniana é uma solução cirúrgica capaz de restaurar a função erétil na grande maioria dos casos de impotência sexual, independente de sua causa.

Eduardo Barros

Urologista

São Paulo

Quais profissionais realizam Prótese peniana?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.