A paracentese abdominal ou punção peritoneal realiza-se para verificar a causa de ascite (acúmulo de líquido, nos espaços, entre os tecidos e órgãos do abdômen), determinada pelo exame físico ou radiografia, ou na avaliação de pacientes vítimas de trauma abdominal, analisando-se a composição química de uma amostra de líquido. Também se faz para verificar sangramento interno. Por exemplo, a presença de bactérias ou de grandes quantidades de células inflamatórias, pode demonstrar a presença de uma infecção, enquanto que, o sangue na ascite, pode ser causado por um trauma, ou câncer. Em algumas ocasiões, podem se observar células cancerosas, nos exames de líquido ascítico. Como tratamento, a paracentese abdominal sirve para retirar o líquido do abdômen, o que diminui a sensação incomoda, restaura o apetite e melhora a função gastrintestinal. Antes do exame o paciente deve informar ao médico se for portador de algum tipo de alergia a medicamentos ou anestésicos, se tem problemas de sangramento ou se houver suspeita de gravidez. O procedimento é simples e rápido e pode ser realizado no consultório, sala de tratamento ou no hospital. O paciente não deve comer durante pelo menos 12 horas antes do exame e deverá esvaziar sua bexiga imediatamente antes. Na paracentese abdominal o paciente é colocado em decúbito dorsal, e após uma pequena anestesia local, é inserida uma agulha, através da pele do abdômen. Mediante a orientação de uma tomografia ou de uma ultra-sonografia, a ponta da agulha é direcionada até o líquido acumulado, do qual se extrai uma amostra, ou uma quantidade maior, para promover um alivio da tensão. A agulha é removida, e um curativo colocado no local da punção. Se for feita uma incisão, faz-se uma sutura com 1 ou 2 pontos. Durante o exame existe uma sensação de picada da anestesia. Há uma sensação de pressão quando a agulha é inserida. Se um volume grande de líquido for retirado, pode ocorrer ou tontura leve. Informe ao médico caso se sinta tonto. Alguns tubos são enviados ao laboratorio de e outros para cultura bacteriológica e exame químico. O tempo necessário para obter resultados é de 24 a 72 horas. A paracentese abdominal é considerada o tratamento de escolha para pacientes cirróticos com ascite tensa. Neste caso devem ser empregados diuréticos com o intuito de evitar um novo acúmulo de ascite. As contra-indicações da parecentese abdominal são , distúrbios graves da coagulação, distensão abdominal acentuada e infecções de pele no local da punção.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Depende da causa e do tratamento feito.
De maneira geral a paracentese é feita para alívio de sintomas ou para diagnóstico. Parecenteses repetidas podem, sem certos casos, diminuir o tempo…

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Não. Geralmente o líquido ascítico apresenta uma coloração hialina.
Em caso de dúvidas persistentes, consulte o seu médico para maiores orientações. Forte abç.

Provavelmente ele está debilitando pelo avançar da doença. Oriento que seja feito acompanhamento médico regular para minimizar os sintomas.

Olá
Devido acúmulo de líquidos que ele tem pode acabar acumulando na bolsa escrotal
Att
Dr Alexandre

O melhor a ser feito neste momento é consultar-se com um gastro/hepato, para melhores esclarecimentos.

Neste caso, a melhor conduta é consultar-se com um gastroenterologista/hepato para sanar todas as suas dúvidas.

A ascite pode ocasionar desconforto abdominal e dor a depender do volume de líquido acumulado na cavidade abdominal.

O tratamento da ascite varia de acordo com a sua causa. Em geral, a ascite causada por problemas no fígado pode ser tradada com medicações da classe dos diuréticos. Por outro lado, ascites que…

Dependendo do volume de ascite presente, através do orifício da agulha pode continuar saindo líquido ascítico por um períodos sim. Na maioria das vezes para espontaneamente.
O hematoma…