O que é?

A percutânea é uma técnica cirúrgica para extração de pedras nos rins. Apesar de utilizada desde a década de 70, ela tem sido preterida em favor da litrotripsia, especialmente a extracorpórea. Porém, como a litrotripsia só consegue atingir pedras de até dois centímetros, a nefrolitotomia percutânea virou a principal opção para a extinção de pedras maiores que dois centímetros no sistema urinário. Para realização do procedimento são utilizados dois aparelhos: o nefroscópio e o radioscópio. O primeiro é o responsável pela eliminação das pedras. O segundo é ferramenta para auxiliar o médico a enxergar a região da cirurgia com maior clareza. Toda a operação é feita com a introdução de aparelhos a partir de pequenos cortes feitos na pele. Sua complicação mais comum é o sangramento, mas o procedimento é considerado bastante seguro.

Qual é a causa?

O excesso de alguns minerais no organismo é o responsável pela criação de pedras no aparelho urinário. Esse quadro pode ser decorrente do tipo de alimentação ou facilitado por outras doenças como , diabete mellitius e obesidade. A baixa ingestão de água e a desidratação também são apontadas como fatores que facilitam a formação das pedras. A hereditariedade não é descartada. Pessoas que têm familiares próximos que desenvolveram pedra nos rins são mais propensas à doença.

Quais os sintomas?

A maioria dos casos não apresenta sintomas. O portador do cálculo o expele sem mesmo saber de sua existência. Os casos sintomáticos, no entanto, apresentam cólicas dolorosas que podem durar até uma hora. A cólica renal causa dor pelas costas, no abdome lateral e embaixo das costelas. Nos homens, irradia nos testículos. Nas mulheres, no lábio vaginal.

Como fazer o diagnóstico?

Uma entrevista com o paciente revelando o histórico familiar e um exame físico são capazes de indicar a possibilidade de cálculo renal. A comprovação do diagnóstico pode ser feita através de exames laboratoriais. O exame mais comum é o de urina que, na maioria dos casos, apresenta sangue. Também são utilizadas radiografias abdominais, ecografia abdominal e tomografia computadorizada abdominal total para realizar um diagnóstico mais preciso.

Qual o tratamento?

O tratamento depende do tipo das predas, de seu tamanho e da sua localização, além da condição do paciente. A é a técnica cirúrgica mais utilizada seguida pela nefrolitotomia percutânea.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá
Depende da técnica utilizada pelo médico a maioria das vezes o médico retira os maiores com a pinça e deixado os menores que 2 mm para eliminar sozinho
Att
Dr Alexandre…

Procure um urologista sem perda de tempo. Muitas vezes a demora no inicio do tratamento pode fazer perder o rim. Abraço

Olá
O sangue na urina é comum nesse tipo de cirurgia mas se permanecer durante muito tempo ou em grande quantidade entre em contato com urologista que realizou procedimento para uma avaliação…

Olá
Geralmente algum incômodo sempre tem mas que na maior parte das vezes melhora com remédios para dor se não estiver melhorando entre em contato com urologista que realizou procedimento…

Ola
Para esses casos a cirurgia percutânea vai muito bem e pode ser que em um procedimento consiga retirar todo cálculo,cirurgia aberta seria uma exceção devido pequena perda da função…

Olá
Isso depende de cada caso , se está ou não com Nefrostomia ou duplo jota e sempre tem que pensar em infecção urinária
Mas qualquer dúvida entre em contato com urologista que…

É comum os vazamentos perinefrostomias, de qualquer forma deve ser avaliado pelo médico que fez o procedimento para confirmar se a sonda está bem posicionada. A forma de dormir deve ser a mais…

Olá
Essa liberação depende da complexidade da cirurgia que foi realizada e apenas o médico que realizou procedimento pode orientar melhor
Entre em contato com ele para essa orientação…

Olá
Esse tempo varia de acordo com a cirurgia e sua complexidade, podendo variar entre 7-14 dias mas pergunte ao urologista que realizou procedimento
Att
Dr Alexandre