O que é?

A percutânea é uma técnica cirúrgica para extração de pedras nos rins. Apesar de utilizada desde a década de 70, ela tem sido preterida em favor da litrotripsia, especialmente a extracorpórea. Porém, como a litrotripsia só consegue atingir pedras de até dois centímetros, a nefrolitotomia percutânea virou a principal opção para a extinção de pedras maiores que dois centímetros no sistema urinário. Para realização do procedimento são utilizados dois aparelhos: o nefroscópio e o radioscópio. O primeiro é o responsável pela eliminação das pedras. O segundo é ferramenta para auxiliar o médico a enxergar a região da cirurgia com maior clareza. Toda a operação é feita com a introdução de aparelhos a partir de pequenos cortes feitos na pele. Sua complicação mais comum é o sangramento, mas o procedimento é considerado bastante seguro.

Qual é a causa?

O excesso de alguns minerais no organismo é o responsável pela criação de pedras no aparelho urinário. Esse quadro pode ser decorrente do tipo de alimentação ou facilitado por outras doenças como , diabete mellitius e obesidade. A baixa ingestão de água e a desidratação também são apontadas como fatores que facilitam a formação das pedras. A hereditariedade não é descartada. Pessoas que têm familiares próximos que desenvolveram pedra nos rins são mais propensas à doença.

Quais os sintomas?

A maioria dos casos não apresenta sintomas. O portador do cálculo o expele sem mesmo saber de sua existência. Os casos sintomáticos, no entanto, apresentam cólicas dolorosas que podem durar até uma hora. A cólica renal causa dor pelas costas, no abdome lateral e embaixo das costelas. Nos homens, irradia nos testículos. Nas mulheres, no lábio vaginal.

Como fazer o diagnóstico?

Uma entrevista com o paciente revelando o histórico familiar e um exame físico são capazes de indicar a possibilidade de cálculo renal. A comprovação do diagnóstico pode ser feita através de exames laboratoriais. O exame mais comum é o de urina que, na maioria dos casos, apresenta sangue. Também são utilizadas radiografias abdominais, ecografia abdominal e tomografia computadorizada abdominal total para realizar um diagnóstico mais preciso.

Qual o tratamento?

O tratamento depende do tipo das predas, de seu tamanho e da sua localização, além da condição do paciente. A é a técnica cirúrgica mais utilizada seguida pela nefrolitotomia percutânea.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Um Ultrassom com dilatação pielocalicial bilateral pode indicar uma obstrução das vias urinarias por diversas causas ou uma condição normal a depender das condições como foi feita o exame e…

Na verdade 37,5 não é febre. E com relação ao curativo não tem como dizer sem olhar a ferida operatória. Recomendo, então, procurar o seu médico assistente!

Após 40 dias, o trajeto artificial realizado através de punção e dilatação já está cicatrizado, mas a lesão do parênquima renal pode levar mais tempo para recuperar completamente se houver processo…

É um cálculo muito grande, não há outro tratamento para removê-lo. Se o paciente tiver uma saúde muito debilitada e o risco de ser submetido a uma cirurgia sob anestesia geral for muito alto…

Ola
os calculos renais multiplos de ate 6mm como vc comentou, acredito ser a ureterolitotripsia flexível a melhor escolha. Procedimento pouco invasivo e com maior taxa de sucesso na "limpeza"do…

Olá!
Após a retirada da nefrostomia é normal que ainda saia urina em torno de 48-72 horas após o procedimento.
Depois desse período é melhor contactar o médico para esclarecimentos.…

Após a retirada da nefrostomia, não é necessário dar ponto. Há fechamento da ferida naturalmente, uma vez que o corte é pequeno. Pode haver pequena saída de secreção local no período após a retirada,…

Não há problema em realizar novo procedimento, havendo a indicação correta. É necessário que o seu médico tenha experiência com o procedimento para uma cirurgia segura e com menor complicação.

Como seu Rim direito encontra-se excluso e apresenta cálculos há o risco de infecção neste rim. Dessa forma há indicação de nefrectomia(retirada do rim). Porém, como são dois procedimentos cirúrgicos…

Olá, os cálculos renais grandes devem ser tratados cirurgicamente.
A via e a técnica cirúrgica dependem do tamanho e posição do cálculo.
Converse com um urologista experiente em…