Mindfulness é um método de meditação onde você se concentra em estar intensamente consciente em relação ao que está percebendo e sentindo no momento, sem interpretação ou julgamento. Envolve métodos de respiração, imagens guiadas e outras práticas para relaxar o corpo e a mente e ajudar a reduzir o estresse.

É o estado mental alcançado ao focar a consciência no momento presente, reconhecendo e aceitando tranquilamente seus sentimentos, pensamentos e sensações corporais. Essa definição de mindfulness aponta para um estado de estar completamente presente: não perdido em devaneios, preocupações, ansiedades ou arrependimentos. Trata-se de estar desperto e ciente — vivendo plenamente a vida no presente e encontrando com bondade e curiosidade tudo o que surge.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Boa noite ! As meditações Mindfulness tem diversos benefícios e a pessoa com TDAH pode se favorecer muito, pois ajuda muito a focar a atenção.

Tem benefícios comprovados sim. Acredito que e importante (como em outros tratamentos), se não for destinado a você, que a pessoa tenha intenção de aderir a esta pratica, fazer disto um habito…

 Lory Gonçalves
Psicólogo
Rio de Janeiro
Utilizo mindfulness como uma ferramenta dentro da psicoterapia para alívio da ansiedade. Sim, ela pode ajudar como indicam pesquisas recentes, mas é um auxiliar.