Microcirurgia da . A siringomielia (de siringo: flauta ou tubo) é uma doença crônica. Na siringomielia a espinha dorsal é danificada lenta e progressivamente pela formação de cavidades (cistos ou siringes) que são preenchidas por fluidos. O sistema nervoso é substituído por tecido cicatricial. As cavidades na coluna podem começar a estender por uma parte considerável da coluna vertebral. Os sintomas geralmente começam ao redor dos trinta anos, e variam, dependendo dos pontos afetados. Apesar de ser congênita na maioria dos casos, pode haver outros processos como processos inflamatórios, tumores ou traumatismos que causam a siringomielia. Em geral, a siringomielia é acompanhada por perturbações sensoriais e motoras. Entre os primeiros sintomas são fraqueza e atrofia dos músculos das extremidades superiores. Também pode haver dor no antebraço e sensações de queimação. Para a siringomielia não existem medicamentos eficazes e atrasos no tratamento podem causar danos irreversíveis à medula espinhal. Às vezes é usada a radiação, mas produz poucos benefícios exceto na presença de um tumor. É por isso que para pacientes com siringomielia normalmente se recomenda a cirurgia. Quando a siringomielia é causada por um tumor, o tumor é removido, o que quase sempre elimina as siringes. A cirurgia da siringomielia permite estabilizar ou melhorar os sintomas na maioria dos pacientes.  A recorrência de siringomielia após a cirurgia pode exigir operações adicionais. Na fase aguda da doença, a atua no alívio das dores do pescoço e nos ombros. Também ajuda na , espasticidade e mudança do padrão urinário (possíveis seqüelas tardias).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Conforme foi dito é uma doença pouco comum na faixa de idade de seu filho. É preciso verificar se algo está causando essa alteração e então tratar essa causa e nao a seringomielia. O tratamento…

Se houver evidências de que o Chiari associado a sintomas de medula presa é possível realizarmos a liberação da medula através da cirurgia no filum terminal. Contudo, esta medida não é a regra…

A técnica cirurgica utilizada depende da causa e características anatômicas da siringomielia. As mais comuns são a craniectomia de fossa posterior para os casos secundários à malformação de Chiari,…

Podem ser vários, desde dor, mudança de sensibilidade a até mesmo perda motora e deformidade da coluna. Porém, como esses sintomas costumam ter muitas outras causas possíveis, é importante fazer…

Bom dia,

Siringomielia pode ser uma condição isolada ou associada à tumores intramedulares e doença de Chiari. O fato é que não causa dor nas costas. O quadro clínico é caracterizado…

Geralmente uma ressoância magnética de qualidade é o suficiente para afastar o diagnóstico de siringomielia. Se no seu caso já foi realizada investigação com ressonância de crânio e coluna total…

Não há contraindicação a atividades físicas, nem também se conhece relação dessas atividades c/ melhora da patologia. O que necessita ser conhecida é a causa da sua siringomielia. O tratamento…

É muito difícil dar uma opinião se examinar adequadamente o paciente. Acredito que você deve fazer o acompanhamento do seu problema com um excelente profissional. Contudo, se você tem dúvidas…

Bom dia, toda cirurgia tem seus riscos, sempre deve ser avaliado com o médico assistente as melhores opções de tratamento, pesando sempre os riscos e os benefícios.

Esta é uma resposta que só será possível responder, sabendo exatamente do seu caso e avaliando seus exames e a indicação cirúrgica. Consulte seu cirurgião.