Microcirurgia da . A siringomielia (de siringo: flauta ou tubo) é uma doença crônica. Na siringomielia a espinha dorsal é danificada lenta e progressivamente pela formação de cavidades (cistos ou siringes) que são preenchidas por fluidos. O sistema nervoso é substituído por tecido cicatricial. As cavidades na coluna podem começar a estender por uma parte considerável da coluna vertebral. Os sintomas geralmente começam ao redor dos trinta anos, e variam, dependendo dos pontos afetados. Apesar de ser congênita na maioria dos casos, pode haver outros processos como processos inflamatórios, tumores ou traumatismos que causam a siringomielia. Em geral, a siringomielia é acompanhada por perturbações sensoriais e motoras. Entre os primeiros sintomas são fraqueza e atrofia dos músculos das extremidades superiores. Também pode haver dor no antebraço e sensações de queimação. Para a siringomielia não existem medicamentos eficazes e atrasos no tratamento podem causar danos irreversíveis à medula espinhal. Às vezes é usada a radiação, mas produz poucos benefícios exceto na presença de um tumor. É por isso que para pacientes com siringomielia normalmente se recomenda a cirurgia. Quando a siringomielia é causada por um tumor, o tumor é removido, o que quase sempre elimina as siringes. A cirurgia da siringomielia permite estabilizar ou melhorar os sintomas na maioria dos pacientes.  A recorrência de siringomielia após a cirurgia pode exigir operações adicionais. Na fase aguda da doença, a atua no alívio das dores do pescoço e nos ombros. Também ajuda na , espasticidade e mudança do padrão urinário (possíveis seqüelas tardias).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Concordo com Dr. Dener. A cirurgia tem proposta curativa já que procura restabelecer o adequado fluxo do líquor e melhorar hidrodinâmica local evitando que a siringomielia recorra. Procure um…

A malformação de Chiari é uma doença que pode evoluir e ter repercurssões clínicas desagradáveis. O médico mais indicado para acompanhamento e tratamento é o neurocirurgião. Aconselho pedir a…

Deve ter acompanhamento médico e de Homecare e ser avaliada por um neurocirurgião para definir a necessidade ou não de procedimento cirúrgico.

Casos muito bem estudados eventualmente são operados com técnicas avançadas de microcirurgia e acompanhamento intra-operatório com potencial evocado.

Não exatamente. Existem diferenças anatômicas etiologia. Assim sendo, o tratamento também pode divergir.

Pode ser somente uma variação anatômica, mas tem que ser vista por um neurocirurgião. Geralmente trata-se de hidromielia, que deve ser avaliada e investigada.

A cirurgia normalmente evita a progressao da doenca, não regride os sintomas ja existentes

Em casos extremos em que a dilatação da medula alcança partes mais altas do sistema nervoso central (chamada siringobulbia), pode haver prejuíszo nas funções autônomas de respiração e até controle…

Para responder esta pergunta necessita uma avaliação criteriosa de exames físico e dos exames de imagem prévios e atuais, mas de qualquer forma, mesmo sem ter havido piora, as dores podem existir,…