Mapeamento corporal com fotofinder - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Especialistas - mapeamento corporal com fotofinder
Perguntas sobre Mapeamento corporal com fotofinder
Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Mapeamento corporal com fotofinder
Especialistas falam sobre Mapeamento Corporal com FotoFinder
Exame de imagem para diagnóstico precoce do câncer de pele.
Todos os sinais do corpo são avaliados e as imagens são arquivadas, podendo ser acompanhadas e comparadas posteriormente.
É indicado para pacientes com muitos sinais, risco de melanoma e outros cânceres de pele. O dermatologista especialista em dermatoscopia é o médico que realiza esse exame.
Método diagnóstico não invasivo que complementa o exame clínico na avaliação de lesões de pele. Consiste na documentação fotográfica de toda a superfície corporal do paciente em posições padronizadas e em seguida são feitas fotos dermatoscópicas das lesões pigmentadas relevantes. O equipamento usado é o dermatoscópio digital FotoFinder, que permite a análise de estruturas não visíveis a olho nu, através de aumentos de até 140 vezes. Assim, é possível acompanhar as lesões pela comparação de imagens documentadas ao longo do tempo, permitindo a observação de pequenas alterações precocemente. Possibilita o diagnóstico precoce do câncer de pele, antes que sua aparência clínica chame atenção.
O mapeamento corporal é um exame não invasivo, em que o médico fotografa todas as pintas do paciente, analisa uma a uma e fornece posteriormente um laudo que pode indicar a retirada de uma ou mais lesões e orienta quando deverá ser feita a próxima avaliação.
Este exame é realizado com o Fotofinder, aparelho de alta tecnologia, que aumenta em 70 vezes a imagem das lesões e permite a comparação delas de maneira detalhada. O exame aumenta a acurácia diagnóstica, diminui o número de cirurgias desnecessárias e possibilita o diagnóstico precoce do melanoma e outros tipos de cancer de pele, aumentando as taxas de cura.
O Mapeamento Corporal é um exame realizado com um aparelho chamado Fotofinder, em que fazemos fotos de todo corpo do paciente e a dermatoscopia dos nevos melanocíticos ("pintas"). O objetivo do exame é a detecção precoce do câncer de pele. Através deste exame mapeamos e fazemos um acompanhamento mais criterioso e detalhado em pacientes que possuem múltiplos nevos. O mapeamento corporal associado a dermatoscopia digital ajudam a identificar melanomas numa fase inicial, quando são muito difíceis de diferenciar de uma pinta benigna.
Quais profissionais realizam Mapeamento corporal com fotofinder?
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.