O que é e para que é utilizada?

A chamada ligadura de trompas, esterilização ou oclusão das tubas uterinas é o procedimento cirúrgico pelo qual o cirurgião interrompe a continuidade das trompas de falópio com diferentes técnicas, a fim de evitar uma nova gravidez. Lembramos que a fertilização, ou seja, a união do óvulo e do espermatozóide, ocorre na altura da trompa de Falópio.

Este é um método de planejamento familiar irreversível que é permanente. Será, portanto, candidatos para este método de esterilização todas as mulheres que não querem ter filhos ou porque têm cumprido o seu desejo de uma criança ou porque têm alguma doença ou condição que contra-indica a gravidez. Um dos métodos mais eficazes de contracepção, mas irreversível, como dissemos antes.

Quando posso fazer isso?

Existem várias possibilidades:

  • Na mesma cirurgia para uma cesárea
  • No período pós-parto imediato ou as próximas 24-48 horas
  • No curso de outras cirurgias
  • Com o único propósito das mulheres - esterilização.

Preciso de algum preparo antes da cirurgia?

Cada candidato do sexo feminino para a esterilização deve ser submetida a um interrogatório e um exame físico padrão antes da cirurgia ginecológica. É muito importante para descartar a possibilidade de câncer no trato genital feminino antes da realização de um processo de esterilização tubária.

A mulher e, idealmente, seu marido, devem ser informados da natureza da cirurgia, seus riscos e possíveis complicações, e a eficácia de seus julgamentos e métodos alternativos e, uma vez compreendida e aceite as informações fornecidas pelo o cirurgião deve assinar o documento de consentimento informado, ou seja, o documento que aceita e concorda com a cirurgia. A equipe médica também tende a se lembrar neste documento que, se no momento da cirurgia algum imprevisto surge, você pode alterar em tempo real o procedimento cirúrgico planejado de antemão.

Como é a laqueadura?

Numerosas técnicas têm sido usados ??para esterilizar as trompas cirúrgicamente.

Para a realização técnica, temos vários tipos de cirurgia:

Laparoscópica

Através de uma pequena incisão no abdômen através do qual os instrumentos são introduzidos e vários tubos amarrados. Quando usado desta forma, é geralmente realizada uma técnica cirúrgica chamada de eletrocoagulação bipolar dos tubos para queimar os tubos com bisturi elétrico para bloqueios.

Microlaparotomía

Através de uma pequena abertura na parede do abdómen através da qual a intervenção cirúrgica é realizada.

Vaginal

Ao acessar a vagina entra na  cavidade abdominal para esterilizar os tubos. Este método é pouco usado hoje, porque o risco de infecção é maior.

Cesariana

A oclusão das tubas uterinas, no momento da prática da cesariana.

Qual a percentagem de falhas que esta técnica oferece?

Mesmo como o método de oclusão tubária os métodos de planejamento familiar mais eficaz, sua eficácia não é 100%. Há uma taxa de erro que está entre 0,4% e 0,6% (4 a 6 casos por mil), que é uma nova gravidez por falha técnica.

Quais os riscos ou complicações envolvidos na operação?

Como com qualquer procedimento cirúrgico que requer anestesia geral, existem alguns riscos inerentes a esse e outros fatores decorrentes da cirurgia e o estado de cada paciente. Também várias complicações podem ocorrer durante a cirurgia (sangramento, lesão de órgãos adjacentes, etc.) Ou após a cirurgia (sangramento, outras infecções, anemia, , complicações de ferida operatória ou cicatriz, , , trombose, etc) ..

Existem alternativas à ligadura de trompas?

Sem dúvida. Se o casal deseja um método de planejamento familiar permanente pode ser usado para vasectomia em homens. Existem outros métodos de contracepção não irreversíveis. Entre outros, os métodos de barreira (diafragma preservativo), contraceptivos orais (pílulas anticoncepcionais) e contracepção intra-uterino (DIU ou dispositivo intra-uterino).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Muito comum ter alguma dor neste período, mas normalmente eventual e de baixa intensidade. Importantíssimo você se consultar com o seu cirurgião! Abraços.

Olá. É esperado ter dores no período pós operatório inicial, devido à própria cirurgia, Mas se sua dor se prolongou mais é preciso passar por uma reavaliação . Pode ser outra causa, como uma…

Olá. A trombofilia é o aumento do risco de trombose. Todo procedimento cirúrgico é trombogenico devido a estase sanguínea, imobilidade e aumento dos fatores de coagulação, mesmo a laqueadura…

Olá. Você tem 55 anos e está na menopausa? Faz mais de um ano que não menstrua? Você ainda menstrua?
Se você está na menopausa, a sua chance de gravidez é zero. Isto é, seus ovários entraram…

Olá. Sempre siga as orientações pós-operatorias de seu médico. Possivelmente você ficou com uma cicatrização irregular e inestetica. A avaliação do seu médico é fundamental para descartar complicações…

Olá. Tudo bem?
Você fez sua cirurgia por via aberta ou laparoscópica (vídeo)? Nos primeiros dias de pôs operatório é relativamente comum ficar com o abdômen distendido devido ao acúmulo…

A cicatrização geralmente gera um processo de inchaço, leve vermelhidão e a região fica mais endurecida. Isso com o passar dos dias melhora. Porém, se ficar muito inchado, muito vermelho,…

Pelo prazo que foi realizada é comum que sinta ainda incômodos esporádicos. Não se preocupe. Faça repouso e tome analgésicos se necessário

Olá. Sempre siga as orientações pré e pós-operatória do seu médico. Converse com ele sobre a retirada do DIU.
O efeito protetor da laqueadura tubarea contra gravidez é imediato. O seu…

Olá. Não existe método anticoncepcional 100% eficaz. O risco de falha da laqueadura é de 5 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,5%). Após 24 anos de laqueadura, o risco é muito…