O que é uma histerectomia?

Histerectomia significa a remoção do útero (útero). A histerectomia pode ser combinada ou não com a remoção das trompas de falópio e um ovário ou ambos. A remoção de uma trompa e ovário é chamado salpingo-ooforectomia, e as duas trompas e ovários é chamado salpingo-ooforectomia bilateral.

Existem diferentes tipos de histerectomia descrito como os órgãos são retirados.

  • A histerectomia total é a operação mais comum e indica a remoção do útero e colo do útero (essa é a parte mais baixa do útero, e os contatos na parte inferior da vagina).
  • A histerectomia parcial (subtotal) indica a remoção do corpo do útero, deixando o colo do útero.
  • A histerectomia radical envolve a remoção do útero, colo do útero, uma pequena porção da parte superior da vagina e alguns do tecido conjuntivo (tecido que serve como uma união entre os órgãos) da pelve. A histerectomia radical é realizada somente em casos de câncer cervical e que receberam treinamento especial.

Quando é preciso de uma histerectomia?

A histerectomia é uma das cirurgias ginecológicas mais comuns. A histerectomia é quase sempre necessária se você estiver diagnosticado com câncer cervical ou câncer do colo do útero e geralmente é recomendada se houver câncer de ovário.

No entanto, a maioria das histerectomias são realizadas em mulheres sem câncer, mas na qual a hemorragia uterina ou dor que causam tantas dificuldades que desejam operar. Nesses casos, a histerectomia é apropriada apenas para as mulheres que querem ter filhos no futuro.

A histerectomia é geralmente uma opção para mulheres com miomas, endometriose, doença inflamatória pélvica ou períodos pesados ??sem nenhuma explicação. Se uma mulher tem (descida e saída parcial ou total do útero através da vagina) pode realizar uma histerectomia como parte da operação de reparo prolapso. Um caso especial é a urgente necessidade de histerectomia depois de um parto normal ou cesariana para complicações, geralmente o sangramento, que por vezes surgem.

A indicação mais freqüente para a histerectomia é uterino (miomatoso).

Como é uma histerectomia?

A histerectomia é um procedimento cirúrgico e é realizado sob anestesia geral. Além dos diferentes tipos de histerectomia, há diferentes maneiras em que o médico pode realizar a operação. Isto pode ser influenciada pela razão para histerectomia em primeiro lugar, o tamanho do útero e da experiência e preferência do ginecologista individual.

  • Histerectomia abdominal é o método mais comum é através de uma cicatriz de seis polegadas ao redor da barriga.
  • A histerectomia vaginal é realizada através da vagina e não deixam sinais visíveis externos que a mulher teve uma operação.
  • Em uma histerectomia vaginal assistida por laparoscopia (HVAL), o médico usado em combinação com a cirurgia endoscópica através da vagina para concluir a operação.

As diferenças entre elas são especificadas em termos de tempo de admissão, custos financeiros e tempo necessário para uma recuperação completa. Assim, a histerectomia abdominal requer mais dias no hospital depois da operação, seus custos são mais elevados e a recuperação é mais lenta. Histerectomia vaginal  assistida por laparoscopia são aqueles requer menos tempo de hospitalização, a recuperação é mais rápida e geralmente têm menos complicações.

Como você se sente depois de uma histerectomia?

Fortes analgésicos são prescritos para os primeiros dias após a cirurgia. Mulheres são incentivadas a se movimentar nas primeiras 24 horas após a cirurgia e, geralmente, comer e beber durante este tempo. A maioria das mulheres permanece no hospital entre três e cinco dias após a histerectomia de rotina.

É aconselhável um plano de quatro a seis semanas de convalescença após a histerectomia, embora o tempo de recuperação possa variar de mulher para mulher. Tempo de recuperação é muitas vezes menor se você tiver realizado uma histerectomia vaginal ou HVAL comparado com a histerectomia abdominal. O tempo de recuperação é mais longa após uma histerectomia radical. A resposta emocional após uma histerectomia variam muito de uma mulher para outra, muitas vezes, dependendo do motivo da intervenção. Geralmente, haverá uma sensação de alívio que a dor eo desconforto dos períodos menstruais uma coisa do passado com a impressão de que você pode continuar sua vida de forma mais positiva. Mulheres diagnosticadas com câncer muitas vezes são muito inquieto, com razão, sobre o sucesso da cirurgia, e pode estar preocupado com a necessidade de outras formas de tratamento destinadas a prevenir uma recaída.

Para algumas mulheres, há um sentimento de perda, já que o local onde alguns dos seus filhos nasceram  se foram para sempre. Seja qual for a resposta emocional, é aconselhável que as mulheres expressem suas ansiedades e sentimentos a alguém que você pode confiar, se um amigo, parente, ou mais apropriadamente, um ginecologista, que lhe dará informações precisas e apoio que você precisa para se ajustar à nova situação, evitando a tendência à depressão em alguns pacientes surge.

Quais são os riscos de uma histerectomia?

Nenhuma operação é sem risco. A histerectomia é uma cirurgia grande, mas a maioria das mulheres  não sofrem complicações. Se uma mulher perde de peso acima do peso, antes a histerectomia pode facilitar a operação e reduzir a possibilidade de complicações pós-operatórias. As complicações surgem de tempos em tempos e estas incluem:

  • Hemorragia grave no momento da intervenção.
  • Lesão cirúrgica para a bexiga ou ureteres (tubos estreitos que levam a urina dos rins para a bexiga) ou outros órgãos nas proximidades do útero.
  • Após a cirurgia, uma infecção que envolve a ferida cirúrgica ou da bexiga (cistite). Podem requerer tratamento com antibióticos.
  • Uma complicação rara, mas grave, é o desenvolvimento de coágulos nas veias das pernas (trombose venosa) ou pelve, com o risco de sua migração para o pulmão ou área do cérebro causando ferimentos graves ou morte.

Será que ahisterectomia vai afetar sua vida sexual ?

A maioria das mulheres não experimentam nenhum efeito adverso no seu prazer sexual. Muitas vezes, o oposto é verdadeiro, com uma melhoria na sua vida sexual, especialmente se o sangramento era prolongado e que causava a dor  útero durante a relação sexual. A maioria das mulheres pode ter relações sexuais mais ou menos seis semanas após a histerectomia.

Você precisa  começar a terapia de reposição hormonal após uma histerectomia?

Se uma mulher não passou pela menopausa (menopausa) e teve seus ovários removidos no momento da histerectomia, geralmente recomendo este tratamento hormonal  para evitar ondas de calor, o resto da grande variedade de sintomas sofridos pelas mulheres e até mesmo mais importantes para a sua saúde, a prevenção da osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e problemas cardiovasculares.

Se os ovários não são removidos, continuam a produzir o hormônio feminino (estrogênio) e esta terapia de reposição hormonal não é necessário.

Você precisa ter um esfregaço cervical (Papapanicolau) após uma histerectomia?

Se não havia câncer antes histerectomia e colo do útero foi removido, não há necessidade de manchas mais. Se você já teve uma histerectomia parcial (subtotal) e ainda faz parte do colo do útero, é necessário continuar o programa de revisão da citologia cervical.

Existem alternativas à histerectomia?

Na presença de certos tipos de câncer, raramente há uma alternativa realista à histerectomia. Para estados não o câncer, a histerectomia é normalmente oferecida quando o tratamento com comprimidos ou outros procedimentos cirúrgicos têm sido tentadas e fracassaram.

Para mulheres com períodos pesados ??sem nenhuma explicação, técnicas cirúrgicas que tentam remover ou destruir o revestimento do útero (ablação endometrial) podem proporcionar alívio dos sintomas, sem recorrer a cirurgia mais séria. Lembre-se que uma histerectomia ou procedimento de ablação endometrial é adequada apenas para uma mulher que deseja engravidar no futuro.

Quando há sangramento vaginal grave a causa disso é a presença de miomas no útero e podem optar por cirurgias conservadoras como  a remoção de tal retenção do útero. Isto é especialmente importante em mulheres jovens que desejam ter filhos.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

corioamnite puerperal? exames que deve fazer para garantir que correu tudo bem? hemograma e acompanhamento... exames de rotina: papanicolau (citologia oncotica) e vulvoscopia... ultrassom se…

erro? a cirurgia foi histerectomia total? deve voltar ao seu medico e explicar a situacao. mas erro nao teve, pode ser da cicatrizacao. precisa ser examinada por ele, pois ele que sabe o que…

Corrimentos vaginais são causados por fungos, bactérias ou outros patógenos oportunistas. Não tem relação com histerectomia.

Usualmente através de um sangramento vaginal persistente e tardio, motivado ou não pela relação sexual

ultrassom transvaginal, seria a primeira opcao para suspeita de diagnostico.

Sim completamente normal. Seu organismo voltara ao normal apenas com 3 meses. Dentro de 30 dias, esses sintomas vão ser menos frequentes.

Se até o momento está tudo bem, muito provável que com 30 dias da cirurgia faça sua viagem tranquilamente. Se esta sentindo um leve desconforto com relação a dor, diurese adequada, hábito intestinal…

Sim, exercícios leves estão liberados... Mas também tem de ver o que é considerado leve a moderado... Para uma maratonista... 5km é leve... Para uma pessoa sedentária... 5km é intenso... Mas…

Neste caso você deve ser avaliada pelo médico que a operou. Cuidados com a ferida operatória são muito importantes: manter sempre bem limpo e seco; lavar 2x ao dia ou mais; não aplicar pomadas,…

esse liquido está saindo de onde?! o importante de tudo é não ter febre.
pode ser muitas as possibilidades, principalmente processo cicatricial. mas sangue precisa ser investigado melhor.…