Histerectomia videolaparoscopica - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Especialistas - histerectomia videolaparoscopica
Perguntas sobre Histerectomia videolaparoscopica
Nossos especialistas responderam a 28 perguntas sobre Histerectomia videolaparoscopica
Especialistas falam sobre Histerectomia videolaparoscopica
A retirada do útero, cujas indicações principais são a miomatose uterina e a adenomiose, pode ser feita por diferentes vias (aberta ,que é a tradicional; via vaginal ou via laparoscópica).Assim como na via vaginal, a via laparoscópica traz vantagens como melhor recuperação e menor dor pós operatória, menor índice de infecções , alta mais precoce e melhores resultados estéticos. Pode ser total (com retirada do colo uterino, sendo que o útero é extraido por via vaginal) ou subtotal, onde é deixado o colo do útero e para sua retirada é necessário o morcelamento (trituração) do útero através de um aparelho específico .O detalhamento que as câmeras atuais dão,traz segurança maior ao procedimento.
A cirurgia "por vídeo" para retirada do útero. Tem a vantagem de proporcionar ótima recuperação, pois não há grande corte abdominal, e mantém a segurança , pois toda a cirurgia é feita sob visualização direta. Por isso é um boa opção para mulheres que precisam retirar o útero e tenham endometriose, ou aderências pélvicas por cirurgias anteriores, ou cistos nos ovários. São feitos 2 pequenos cortes no abdome acima da linha do biquini, e um no umbigo (por onde entram a câmera e as pinças cirúrgicas). O retorno às atividades é rápido e a sexualidade após a recuperação é normal.
Histerectomia videolaparoscopica é uma cirurgia que consiste na remoção do útero sem a realização de incisão abdominal ampla. Realiza-se 3 a 4 pequenas incisões de 0,4cm para a passagem das pinças. A cirurgia é realizada intra abdominal com a retirada do útero pela vagina, não necessitando a realização do corte abdominal. A Cirurgia é minimamente invasiva, com menor sangramento, menos dor no pós operatório, menores taxas de complicações e retorno ao trabalho mais rápido.
A histerectomia videolaparoscópica consiste na cirurgia de retirada do útero utilizando técnicas minimamente invasivas.
Utilizam-se 3 ou 4 incisões na pele de 5-10 mm, por onde são introduzidas a câmera e as pinças de trabalho. Após a ligadura de todos os vasos e estruturas necessárias, abre-se uma janela no fundo vaginal (por onde o útero é removido) com posterior sutura da mesma.
Essa técnica, por ser menos invasiva e permitir uma grande acesso à pelve, permite uma recuperação mais rápida, com menos dor, e esteticamente melhor do que a cirurgia convencional, com resultados semelhantes.
A Histerectomia Video-laparoscópica é uma cirurgia minimamente invasiva para a retirada do útero. Nesta cirurgia são realizadas cerca de 3 a 4 pequenos cortes de 0,5cm a 1,2cm, por onde o cirurgião ginecologista consegue realizar a cirurgia. Esse tipo de cirurgia permite uma recuperação mais rápida, menos dor após a cirurgia, menor sangramento, menor risco de infecção e um retorno mais rápido às atividades habituais, além de ser mais favorável do ponto de vista estético. Atualmente pode ser feita assistida por um robô, que é controlado pelo cirurgião. Essa técnica pode ser utilizada na grande maioria dos casos, mesmo naqueles em que o útero é bastante volumoso.
A retirada do útero - histerectomia - cirurgia de elevada frequência na população feminina, pode ser indicada por diversos motivos como mioma uterino, adenomiose, neoplasia de corpo e colo uterino dentre outras. A via laparoscópica (videolaparoscópica) mostra superioridade não, apenas, pela estética (pequenos cortes) como, principalmente, pela recuperação precoce, menor perda de sangue, menos dor no pós-operatório, retorno precoce as atividades do dia a dia, necessidade reduzida de uso de medicações para dor no pós cirúrgico dentre outros motivos.
A Histerectomia é a retirada do Útero. Existem diversas indicações, como miomatose uterina e adenomiose. A videolaparoscopia é uma cirurgia de alta tecnologia, onde não precisamos fazer uma cicatriz grande. Realizamos uma punção no umbigo, onde entra a microcâmera, mais três punções próximas da marca do biquíni, cada uma de 0,5cm. Retiramos o útero pela vagina, e fechamos a mesma com pontos. Nesse tipo de cirurgia, a recuperação é mais rápida e a dor no pós operatório é menor em relação a cirurgia laparômica( cicatriz igual da cesareana). Consequentemente, a paciente pode voltar às suas atividades mais rapidamente.
A videolaparoscopia é um recurso cirúrgico que me encanta. Tenho realizado esta cirurgia há duas décadas, valendo-me deste recurso que é minimamente invasivo: gera menores danos aos tecidos, tem maior precisão, favorece o retorno mais rápido às atividades habituais e apresenta menores complicações. É fantástico poder retirar órgãos doentes ou apenas lesões através de pequenas incisões no abdome. Na retirada do útero (histerectomia) por videolaparoscopia, por exemplo, a recuperação em geral é bastante satisfatória (exceto para esforços físicos) após apenas 15 dias. Trata-se de um recurso revolucionário que veio para ficar. Felizmente, tenho praticado e acompanhado seu excepcional avanço.
É um procedimento de retirada do útero por videocirurgia, a cirurgia minimamente invasiva, onde realizamos a retirada com 3 e ocasionalmente 4 pequenos furos no abdome, levando a excelente recuperação pós cirúrgica, com retorno as atividades brevemente. Os principais motivos são doença miomatosa uterina (miomas) e doenças do colo do útero.
Quais profissionais realizam Histerectomia videolaparoscopica?
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.