Histerectomia total ampliada (wertheim-meigs) - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A Wertheim-Meigs (WM) é utilizada no tratamento do cancro do colo e no tratamento do cancro do endométrio. A ampliada Wertheim-Meigs consiste na retirada do útero com os seus ligamentos de soporte (paramétrio), trompas, ovários, e 1/3 da parte superior da vagina. Geralmente, é associada também à remoção dos gânglios linfáticos (linfonodos) retroperitoneais pélvicos e até para-aórticos (linfadenectomia retroperitoneal). Às vezes, um dos ovários pode ser preservado, em mulheres com tumores pequenos e na idade reprodutora, a fim de não colocá-las em menopausa. A histerectomia total ampliada Wertheim-Meigs é uma cirurgia hemorrágica, com um tempo operatório longo, frequentemente associada a complicações per e pós-operatórias. Sem embargo, são pouco frequentes as complicações pós-operatórias tardias ou as sequelas. Por isto, a histerectomia total ampliada Wertheim-Meigs considera-se uma cirurgia segura. O tempo médio de internamento é de dez a quinze días. A histerectomia total ampliada Wertheim-Meigs deve ser realizada por um com treino em oncologia. Nos últimos anos cada vez mais serviços de oncologia ginecológica vêm realizando histerectomia total ampliada Wertheim-Meigs por via laparoscópica.

Especialistas - histerectomia total ampliada (wertheim-meigs)

Luiz Carlos Nunes

Luiz Carlos Nunes

Cirurgião geral, Generalista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Leonardo Bezerra

Leonardo Bezerra

Ginecologista

Fortaleza

Agendar uma visita
Emerson Prisco

Emerson Prisco

Oncologista, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Salvador

Agendar uma visita
Rodrigo Gomes

Rodrigo Gomes

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral, Oncologista

Teresópolis

Agendar uma visita

Perguntas sobre Histerectomia total ampliada (wertheim-meigs)

Nossos especialistas responderam a 91 perguntas sobre Histerectomia total ampliada (wertheim-meigs)

Sugiro evitar esforços fisícos por pelo menos 30 dias após o procedimento para melhor recuperação, pois pode haver dor local dependendo do tempo do trajeto e do esforço que for fazer para dirigir.

Olá! Sugiro que consulte seu médico ou um especialista para começar a usar a cinta do modo correto, o uso incorreto pode prejudicar sua saúde.

Especialistas falam sobre Histerectomia total ampliada (Wertheim-Meigs)

Essa operação é considerada o padrão de tratamento curativo do câncer de colo de útero que se apresenta localizado e em alguns casos de câncer de endométrio - corpo do útero. Trata-se da retirada total do útero e anexos (ovários e trompas) junto com os ligamentos paramétrios que é um foco comum de disseminação na pelve desse tumor além da linfadenectomia - retirada de gânglios linfáticos da região pélvica. Pode ser realizada por corte ou videolaparoscopia. Tenho realizado geralmente a via videolaparoscópica que apresenta menos complicações, dores e melhor resultado estético.

Sergio Renato Pais Costa

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Brasília


Histerectomia é uma operação cirúrgica da área ginecológica que consiste na remoção do útero. A histerectomia pode ser total, quando se retira o corpo e o colo do útero, ou subtotal, quando só o corpo é retirado. Por vezes, esta cirurgia é acompanhada da remoção simultânea dos ovários e trompas. A Histerectomia total Ampliada é uma Histerectomia radical, utilizada para tratamento de câncer de colo uterino. a mesma que pode ser feita por videolaparoscopia se cumprir com os critérios para realização de dito procedimento.

Ronald Delgado

Cirurgião geral, Cirurgião oncológico, Oncologista

Salvador

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Histerectomia total ampliada (wertheim-meigs)?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.