A hemorroidectomia (+ectomia) é a extirpação cirúrgica das hemorróidas. Hemorróidas são veias dilatadas localizadas no reto distal, que podem causar dor e sangramento. O plexo hemorroidário é um cochin de tecido vascular e conjuntivo que se localiza no canal anal contribuindo para a continência anal. A doença hemorroidária ou hemorróidas ocorre quando temos a manifestação sintomática, com sangramento, , coceira, ou produção de secreção causada pela destes cochins. As hemorróidas podem ser internas, externas ou mistas. Existem métodos ambulatoriais, aplicados em número de sessões variáveis conforme o caso, que não requerem anestesia e causam desconforto mínimo. Entre eles dieta e agentes formadores de volume, ligaduras elásticas, escleroterapia, infrared fotocoagulação e outros. Se estes tratamentos não obtiverem sucesso na eliminação das hemorróidas, ou se nao estiverem indicados (por exemplo quando as hemorróidas estão prolapsadas e necessitam redução manual), está indicada a hemorroidectomia. Tratamentos à base de pomadas e supositórios são apenas sintomáticos e paliativos. Em 10 a 20% dos casos, necessitam tratamento cirúrgico, sendo a técnica aberta (não se dá pontos) a mais utilizada, ocorrendo a cicatrização espontaneamente. A hemorroidectomia requer tempo de hospitalização mínimo. Não necessita anestesia geral, estando indicada em qualquer idade. A dor no pós-operatório é tratada com analgésicos adequados. É necessário um período de afastamento das atividades normais (entre 10 e 15 dias).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

O sangramento deve ter ocorrido por fezes endurecidas no esforço evacuatório que lesaram um tecido ainda frágil na área operada. É importante ter evacuações pastosas até a cicatrização estar…

Quanto ao exercício fisico, ele está liberado assim que não houver mais dor, já quanto ao sexo anal, depende muito da técnica utilizada pelo seu cirurgião. Quando é utilizado grampeadores, o…

Sim, este é o objetivo da técnica. No entanto nem sempre é suficiente para que não haja cicatriz fissuroide no canal anal. O manejo desta situação é melhor realizado por proctologista gabaritado.

Em geral a cirurgia de hemorróida pára de doer em 7 a 10 dias. Se você ainda está com dor, pode ser que tenha estenose do ânus causado pela cirurgia.

Deve-se evitar diarréia no Pós operatório pois pode causa muita dor ,sangramento e eventualmente possibilidade de contaminação da ferida

Sim pode realizar, não há contra indicação de fazer o exame preventivo ginecológico.

As cirurgias na região anal normalmente tem uma cicatrização mais lenta, pro fato de ser local contaminado, dor mais acentuada e durante as evacuações poder existir pequenas lacerações locais.…

Na verdade a ferida da hemorroidectomia é uma fissura. Para melhor cicatrização é necessário fezes moles e relaxamento da musculatura so ânus ao evacuar.

Alguns pontos podem abrir mesmo, é uma região com grande tensão, anti-inflamatórios e banho de assento com água morna por 15 minutos 3 vezes ao dia, costumam ajudar na dor, mas o mais aconselhável…

Sim. A recuperação da cirurgia de hemorroidectomia dura em alguns casos até meses. A região anal é rica em inervação e consideramos como área contaminada devido a presença de fezes, portanto…