A hemorroidectomia (+ectomia) é a extirpação cirúrgica das hemorróidas. Hemorróidas são veias dilatadas localizadas no reto distal, que podem causar dor e sangramento. O plexo hemorroidário é um cochin de tecido vascular e conjuntivo que se localiza no canal anal contribuindo para a continência anal. A doença hemorroidária ou hemorróidas ocorre quando temos a manifestação sintomática, com sangramento, , coceira, ou produção de secreção causada pela destes cochins. As hemorróidas podem ser internas, externas ou mistas. Existem métodos ambulatoriais, aplicados em número de sessões variáveis conforme o caso, que não requerem anestesia e causam desconforto mínimo. Entre eles dieta e agentes formadores de volume, ligaduras elásticas, escleroterapia, infrared fotocoagulação e outros. Se estes tratamentos não obtiverem sucesso na eliminação das hemorróidas, ou se nao estiverem indicados (por exemplo quando as hemorróidas estão prolapsadas e necessitam redução manual), está indicada a hemorroidectomia. Tratamentos à base de pomadas e supositórios são apenas sintomáticos e paliativos. Em 10 a 20% dos casos, necessitam tratamento cirúrgico, sendo a técnica aberta (não se dá pontos) a mais utilizada, ocorrendo a cicatrização espontaneamente. A hemorroidectomia requer tempo de hospitalização mínimo. Não necessita anestesia geral, estando indicada em qualquer idade. A dor no pós-operatório é tratada com analgésicos adequados. É necessário um período de afastamento das atividades normais (entre 10 e 15 dias).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Bom dia,
Tudo vai depender da grau da sua doença hemorroidaria além da técnica utilizada na cirurgia.
Em geral, as primeiras duas semanas tendem a levar a uma restrição maior, inclusive…

Olá. A cirurgia tem uma recuperação mais morosa sendo necessário um controle maior algico e do hábito intestinal.
Após ser submetido a Hemorroidectomia é importante o acompanhamento pós…

O processo de recuperação e cicatrização da cirurgia da hemorróida é lento e nesse momento ainda pode estar inchado e com dor de intensidade variável. Mantenha um hábito intestinal regular, sem…

A trombose hemorroidária pode ocorrer independente da cirurgia anterior, porque durante a hemorroidectomia não são retirados todos os vasos que podem gerar hemorróidas, mas só aqueles que estão…

Não é comum que isso aconteça após o efeito da anestesia ter passado. Procure seu médico para orientação do tipo de cirurgia e anestesia realizados para esclarecimento desse sintoma.

As vezes isso pode acontecer. É comum o paciente ter receio de evacuar e ficar constipado no pós-operatório. Outra situação é a sensação de querer evacuar que pode ocorrer pela cirurgia.

Em 2 meses e 10 dias já era para ter cicatrizado todo seu anus. Você deve retornar ao seu medico proctologista ou o medico que lhe operou para ele realizar novo exame proctologico.

Retorne ao médico que fez sua cirurgia , ele poderá explicar melhor se essa evolução faz parte do procedimento cirúrgico ou se tem alguma relação com sua alimentação.

É esperado sim, pois o pós operatório ainda é muito recente e o processo de cicatrização pode demorar algumas semanas para se completar. Mantenha o hábito intestinal regular com ingestão de fibras…

É importante entender que a constipação e fezes ressecadas são fatores de risco para doença hemorroidária, portanto, é necessário cuidados alimentares permanentes para evitar recidiva.