A hemorroidectomia (+ectomia) é a extirpação cirúrgica das hemorróidas. Hemorróidas são veias dilatadas localizadas no reto distal, que podem causar dor e sangramento. O plexo hemorroidário é um cochin de tecido vascular e conjuntivo que se localiza no canal anal contribuindo para a continência anal. A doença hemorroidária ou hemorróidas ocorre quando temos a manifestação sintomática, com sangramento, , coceira, ou produção de secreção causada pela destes cochins. As hemorróidas podem ser internas, externas ou mistas. Existem métodos ambulatoriais, aplicados em número de sessões variáveis conforme o caso, que não requerem anestesia e causam desconforto mínimo. Entre eles dieta e agentes formadores de volume, ligaduras elásticas, escleroterapia, infrared fotocoagulação e outros. Se estes tratamentos não obtiverem sucesso na eliminação das hemorróidas, ou se nao estiverem indicados (por exemplo quando as hemorróidas estão prolapsadas e necessitam redução manual), está indicada a hemorroidectomia. Tratamentos à base de pomadas e supositórios são apenas sintomáticos e paliativos. Em 10 a 20% dos casos, necessitam tratamento cirúrgico, sendo a técnica aberta (não se dá pontos) a mais utilizada, ocorrendo a cicatrização espontaneamente. A hemorroidectomia requer tempo de hospitalização mínimo. Não necessita anestesia geral, estando indicada em qualquer idade. A dor no pós-operatório é tratada com analgésicos adequados. É necessário um período de afastamento das atividades normais (entre 10 e 15 dias).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Caso seja feita por videolaparoscopia, pode sim! Porém lembre-se que apesar de ser uma cirurgia de complexidade media-baixa, eventuais complicações podem contra-indicar a colonoscopia após.

Dr. Arthur Arabi
Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Olá. Ficar 10 dias sem evacuar não é normal em nenhuma hipótese. Procure um especialista para entender melhor o que pode estar acontecendo, e traçar estratégias para melhorar a situação da sua…

Dr. Michel Fernandes
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Itapevi
Pela descrição, o pós-operatório esta normal. Ficar períodos mais longes em pé não atrapalha a recuperação, pode se movimentar normalmente. Manter cuidados com limpeza e higiene e tudo correrá…

Dra. Caroline De Freitas Cirenza
Coloproctologista, Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Boa tarde, difícil avaliar sem te examinar. Pode ser sim uma nova hemorroida ou mesmo um plicoma (excesso de pele gerado na cicatrização), mas para ter certeza sugiro que procure um especialista.

Dr. Ronaldo Mesquita Machado
Coloproctologista, Cirurgião geral
Rio de Janeiro
Responder a essa pergunta depende da técnica usada na sua cirurgia. É muito comum a cirurgia de hemorróidas pela técnica aberta, que resulta em feridas abertas, que vão cicatrizar lentamente,…

Dr. Jackson Ribeiro Fernandes
Médico clínico geral, Generalista, Médico de emergência
São Paulo
Olá, normalmente os pontos tendem a serem absorvidos pelo corpo. Caso mantenha dor, febre ou secreção intensa pelo local o ideal é procurar o seu cirurgião.

Dr. Lucas Almeida
Cirurgião geral, Coloproctologista
Atibaia
O esforço físico após a hemorroidectomia, geralmente, é liberado após o 14º - 21ºdia.
Porém, cada paciente evolui de uma forma e deve ser analisado individualmente pelo seu proctologista.

Dra. Caroline De Freitas Cirenza
Coloproctologista, Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Bom dia, esse não é o tratamento correto para fissura anal, por isso você continua com dores. A medicação correta é uma pomada manipulada contendo diltiazem. Sugiro que procure um especialista…

Dra. Anna Paula Malheiros
Gastroenterologista, Cirurgião do aparelho digestivo, Coloproctologista
São Paulo
Olá somente com exame físico será possível responder a sua questão. Você fez uma cirurgia ampla com hemorroidectomia, fissurectomia e drenagem de abscesso. O indicado é você marcar uma consulta…