A hemorroidectomia (+ectomia) é a extirpação cirúrgica das hemorróidas. Hemorróidas são veias dilatadas localizadas no reto distal, que podem causar dor e sangramento. O plexo hemorroidário é um cochin de tecido vascular e conjuntivo que se localiza no canal anal contribuindo para a continência anal. A doença hemorroidária ou hemorróidas ocorre quando temos a manifestação sintomática, com sangramento, , coceira, ou produção de secreção causada pela destes cochins. As hemorróidas podem ser internas, externas ou mistas. Existem métodos ambulatoriais, aplicados em número de sessões variáveis conforme o caso, que não requerem anestesia e causam desconforto mínimo. Entre eles dieta e agentes formadores de volume, ligaduras elásticas, escleroterapia, infrared fotocoagulação e outros. Se estes tratamentos não obtiverem sucesso na eliminação das hemorróidas, ou se nao estiverem indicados (por exemplo quando as hemorróidas estão prolapsadas e necessitam redução manual), está indicada a hemorroidectomia. Tratamentos à base de pomadas e supositórios são apenas sintomáticos e paliativos. Em 10 a 20% dos casos, necessitam tratamento cirúrgico, sendo a técnica aberta (não se dá pontos) a mais utilizada, ocorrendo a cicatrização espontaneamente. A hemorroidectomia requer tempo de hospitalização mínimo. Não necessita anestesia geral, estando indicada em qualquer idade. A dor no pós-operatório é tratada com analgésicos adequados. É necessário um período de afastamento das atividades normais (entre 10 e 15 dias).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dra. Caroline De Freitas Cirenza
Coloproctologista, Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Olá, muito difícil avaliar o seu caso sem te examinar, sugiro que procure um proctologista. Você pode estar com um plicoma que está fazendo com que resíduos de fezes fiquem presos no seu ânus…

Dra. Daniela Camargo
Coloproctologista, Cirurgião geral
Ribeirão Preto
Olá, boa tarde. As cirurgias para retirada de hemorroidas de forma convencional geram uma grande inflamação na região e, em alguns casos, acaba prolongando um pouco o tempo de cicatrização completa.…

Dra. Adrielle De Lima Munhoz
Cirurgião oncológico, Cirurgião geral
Maringá
Para diagnosticar a constipação crônica e a hérnia, alguns exames importantes incluem:

Para constipação:

Colonoscopia, para verificar o cólon e reto.
Radiografia…

Dra. Vittória Machado Agresta
Coloproctologista, Cirurgião geral
Uberlândia
Sim, não existe nenhuma contraindicação para gestação. Acontece que a gravidez por si só é um fator de risco para doença hemorroidaria, mas a maioria das mulheres que têm hemorroidas durante…

Dr. Teng Chang Sing
Cirurgião do aparelho digestivo, Gastroenterologista
São Paulo
Pode ter desenvolvido uma fissura anal.

Dr. Teng Chang Sing
Cirurgião do aparelho digestivo, Gastroenterologista
São Paulo
Hemorroida depende mais das fezes ressecadas. Ou seja depende da sua alimentação.

Dr. Teng Chang Sing
Cirurgião do aparelho digestivo, Gastroenterologista
São Paulo
Provavelmente você deve ter mais do que 3 hemorróidas, Não se pode retirar todas as hemorróidas de uma vez porque pode desenvolver uma estenose anal. Essas hemorroidas incham mesmo ao fazer cirurgia…

Dr. Teng Chang Sing
Cirurgião do aparelho digestivo, Gastroenterologista
São Paulo
Deve procurar um proctologista. Pode ser fissura.

Dra. Caroline De Freitas Cirenza
Coloproctologista, Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Pode comer pipoca, não há nenhum restrição alimentar!!