A hemorroidectomia (+ectomia) é a extirpação cirúrgica das hemorróidas. Hemorróidas são veias dilatadas localizadas no reto distal, que podem causar dor e sangramento. O plexo hemorroidário é um cochin de tecido vascular e conjuntivo que se localiza no canal anal contribuindo para a continência anal. A doença hemorroidária ou hemorróidas ocorre quando temos a manifestação sintomática, com sangramento, , coceira, ou produção de secreção causada pela destes cochins. As hemorróidas podem ser internas, externas ou mistas. Existem métodos ambulatoriais, aplicados em número de sessões variáveis conforme o caso, que não requerem anestesia e causam desconforto mínimo. Entre eles dieta e agentes formadores de volume, ligaduras elásticas, escleroterapia, infrared fotocoagulação e outros. Se estes tratamentos não obtiverem sucesso na eliminação das hemorróidas, ou se nao estiverem indicados (por exemplo quando as hemorróidas estão prolapsadas e necessitam redução manual), está indicada a hemorroidectomia. Tratamentos à base de pomadas e supositórios são apenas sintomáticos e paliativos. Em 10 a 20% dos casos, necessitam tratamento cirúrgico, sendo a técnica aberta (não se dá pontos) a mais utilizada, ocorrendo a cicatrização espontaneamente. A hemorroidectomia requer tempo de hospitalização mínimo. Não necessita anestesia geral, estando indicada em qualquer idade. A dor no pós-operatório é tratada com analgésicos adequados. É necessário um período de afastamento das atividades normais (entre 10 e 15 dias).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Pode tratar-se de uma cicatriz pós-operatória. Fissura nada mais é do que o nome diz, ou seja, um corte, uma rachadura por assim ser , que ocorre no ânus e está relacionado a uma região pouco…

Dependendo da técnica e da extensão da cirurgia, a dor pode persistir até 3 semanas normalmente, mas com melhora gradual, conforme o processo de cicatrização evolui. Você deve ter um retorno…

A cirurgia para doença hemorroidária sempre visa o tratamento de todos os mamilos hemorroidários que estejam comprometidos.

Se mulher, para relações vaginais, a cicatrização deve estar evoluindo de forma satisfatória. É comum a dor anal e daí a necessidade de avaliações periódicas e liberação pelo cirurgião responsável.

Vale realmente a pena a reavaliação por algum colega. Pelo o que descreve, parece estar tudo indo como desejado, mas é útil ir com cuidado.

E, quando liberada para praticar exercícios,…

A cicatrização irá depender, principalmente, da cirurgia realizada e das características orgânicas pessoais. Os cuidados pós-operatórios são primordiais e devem ser efetuados com todo o cuidado.…

Pode sim sobrar alguma "pelinha" . A cirurgia não pode tirar toda a pele ao redor do anus porque pode levar a outras complicações. Na maioria das vezes essas peles não são hemorroidas…

Até completa cicatrização, do fechamento de pele com pele.

Olá, tudo bem?

Não é normal, não.
O que ocorre é que o tecido hemorroidário volumoso seja retirado.

É preciso reavaliar para que sejam descartadas algumas complicações,…

Hoje existem tecnicas modernas e menos dolorosas.
As cirurgias hoje utilizadas são:
Tradicional ( milligam-morgan, fergunson etc)
Grampeador PPH
Desarterialização e enteropexia