A hemorroidectomia (+ectomia) é a extirpação cirúrgica das hemorróidas. Hemorróidas são veias dilatadas localizadas no reto distal, que podem causar dor e sangramento. O plexo hemorroidário é um cochin de tecido vascular e conjuntivo que se localiza no canal anal contribuindo para a continência anal. A doença hemorroidária ou hemorróidas ocorre quando temos a manifestação sintomática, com sangramento, , coceira, ou produção de secreção causada pela destes cochins. As hemorróidas podem ser internas, externas ou mistas. Existem métodos ambulatoriais, aplicados em número de sessões variáveis conforme o caso, que não requerem anestesia e causam desconforto mínimo. Entre eles dieta e agentes formadores de volume, ligaduras elásticas, escleroterapia, infrared fotocoagulação e outros. Se estes tratamentos não obtiverem sucesso na eliminação das hemorróidas, ou se nao estiverem indicados (por exemplo quando as hemorróidas estão prolapsadas e necessitam redução manual), está indicada a hemorroidectomia. Tratamentos à base de pomadas e supositórios são apenas sintomáticos e paliativos. Em 10 a 20% dos casos, necessitam tratamento cirúrgico, sendo a técnica aberta (não se dá pontos) a mais utilizada, ocorrendo a cicatrização espontaneamente. A hemorroidectomia requer tempo de hospitalização mínimo. Não necessita anestesia geral, estando indicada em qualquer idade. A dor no pós-operatório é tratada com analgésicos adequados. É necessário um período de afastamento das atividades normais (entre 10 e 15 dias).

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

1. não há necessidade de nenhum preparo; 2. a anuscopia é o melhor exame (exame dito como padrão ouro) para avaliação do canal anal

Olá, tudo bem?

A eficácia depende da sua indicação.

Esta técnica se presta ao tratamento de alguns tipos da doença hemorroidária, daí a necessidade de avaliação…

Você pode tomar banho no mesmo dia da cirurgia sem nenhum problema. Os curativos normalmente são feitos a cada 24 h.

A linha de grampeamento poderá ser notada por muitos meses ainda. Tome medicações para estimular a evacuação e procure seu cirurgião. São raros os casos de soltura de grampos.

As hemorroidas fazem parte do mecanismo de continência anal, evitando pequenos escapes de fezes. No pós-operatório, com a retirada das hemorroidas, podem ocorrer escapes de fezes, que são na…

Além dos banhos de assento, é importante que você controle o funcionamento intestinal, de forma que as fezes fiquem macias e não precise fazer esforço ao evacuar, diminuindo o trauma durante…

Devido ao período longo já decorrido de seu pós-operatório, é provável que a regressão desse processo seja pouco significativo de agora em diante. Porém, para melhor avaliação, é necessário examina-la…

É parte normal do processo de cicatrização a queda dos pontos. É importante observar se está ocorrendo sangramento, nesse caso não seria normal.

Alguns pacientes tem um tempo de recuperação um pouco maior, principalmente se não forem afastados os fatores desencadeastes da hemorróida, como a constipação intestinal, que causa traumatismos…