• A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Não é comum. Fundamental a avaliação médica presencial para entender o que está acontecendo nesse caso.

Pode sim acontecer essa saída, esse orifício provavelmente fechara naturalmente. Realize trocas frequentes de curativo com gaze e ponha pomada (ex: hipoglos, dermodex) para assadura e proteção.…

Este Procedimento pode ser realizado tanto por via cirúrgica quanto endoscópica, sendo esta ultima menos desconfortável, porem o período de recuperação alem de dor pode gerar excesso de gases,…

A migração da sonda para o abdome pode obstruir a saída do estômago (duodeno). O cuidador deve ser orientado a reposicionar a sonda quando necessário. Caso não saiba, procurar auxílio médico…

Escurecimento em torno da gastrostomia deve indicar sofrimento da pele ao redor. Deve procurar auxílio médico com urgência.

Se a sonda foi retirada por indicação médica é porque o paciente foi avaliado e pode ser alimentado por via oral. Detalhes de dieta, consistência e frequência devem ser indicados pelo nutricionista.

A recomendação é dar água via sonda de gastrostomia após a infusão da dieta enteral. A quantidade e frequência devem ser avaliados individualmente.

Avaliar se o paciente tem condição neurológica e motora para conseguir deglutir (engolir).

Em primeiro lugar o paciente deve ser avaliado por um fonoaudiólogo e por um neurologista para saber se é possível alimentação via oral, se tem nível de consciência adequado e se tem condição…

É possível. Mas muito pouco provável. Geralmente quando ocorre, a obstrução pelo balão é no duodeno, logo na “saída” do estômago, devido à migração da sonda.